17 de agosto de 2022

Mostra Ecofalante e Sesc promovem a 3ª edição de Seminário de Cinema, Educação e Sustentabilidade

*Evento acontece de forma online (pelo zoom), entre 22 e 26 de agosto, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
*Inscrições são abertas e gratuitas até o limite de vagas disponíveis e podem ser feitas até o dia 21 de agosto, por meio do site do Centro de Pesquisa e Formação
*Luiz Bolognesi (cineasta), Adriana Fresquet (UFRJ), Paulo Artaxo (USP), Raquel Rolnik (USP) e Juma Xipaia (ativista) são palestrantes do Seminário
*Um ciclo de cinco filmes acompanha o evento
*Inscritos no seminário receberão link para acessar os filmes via plataforma Ecofalante Play

De 22 a 26 de agosto, a Ecofalante e o Sesc promovem a terceira edição do Seminário de Cinema, Educação e Sustentabilidade. Ele acontece de forma inteiramente online, sempre das 19h às 21h30, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. As inscrições são abertas e gratuitas até o limite de vagas disponíveis e podem ser acessadas pelo site da Ecofalante ou do Centro de Pesquisa e Formação. O público alvo do seminário é formado por educadores, gestores da educação de todos os níveis, cineastas, produtores culturais e interessados no geral em entrar em contato com reflexões em torno do potencial do cinema para mobilizar e estimular ações para a sustentabilidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de agosto. Um ciclo de filmes online acompanha o evento. Há emissão de certificado de participação.

O Seminário de Cinema, Educação e Sustentabilidade, com duração de cinco dias, tem como objetivo principal apresentar e debater o uso do cinema na educação enquanto dispositivo gerador de reflexões e ações para a sustentabilidade. A ideia é avançar nas discussões acumuladas a partir das edições anteriores do Seminário e da experiência do Projeto Ecofalante Universidades, que recentemente lançou sua própria plataforma de vídeos online, a Ecofalante Play  (https://play.ecofalante.org.br/). O ciclo de cinco filmes que acompanha o evento está disponível nessa plataforma.

O evento abre no dia 22 de agosto, segunda-feira, às 19h, com a master class Cinema, educação e juventudes: ideias para transformar o mundo, com Adriana Fresquet, professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da UFRJ e membro-fundadora da Redekino (Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual). A mediação é da jornalista ambiental e professora Cilene Victor. Todas as palestras são seguidas de debate. As questões do público podem ser enviadas pelo zoom e serão colocadas aos palestrantes pela mediadora.  

No dia 23, às 19h, quem abre a programação do dia com a palestra O futuro é agora: mudanças climáticas e juventudes é Paulo Artaxo, professor titular do Instituto de Física da USP e membro do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU). Artaxo é um dos grandes cientistas brasileiros especialistas em mudanças climáticas. A palestra é seguida pela  mesa de discussão O cinema na educação e sua contribuição para a criação de sociedades sustentáveis, com o ambientalista e professor da área de Educação e Política Ambiental Marcos Sorrentino (USP) e com Thaís Brianezi (USP), professora da ECA/USP, membro-fundadora da International Environmental Communication Association (IECA) e conselheira do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA). A mediação das atividades do dia também é de Cilene Victor. 

No dia 24 de agosto, as atividades do dia abrem com a palestra Desafios urbanos e sustentabilidade, ministrada pela arquiteta, urbanista e professora Raquel Rolnik (USP), em que ela aborda como as questões ambientais ecoam nos territórios urbanos. À fala de Ronik, se segue a mesa Articulações entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o currículo escolar por meio do cinema: potencialidades e desafios, com a gestora educacional Lucília Guerra (Centro Paula Souza) e Cláudia Mogadouro (USP), especialista em formação de professores. A mediação nesse dia é feita pela jornalista da Agência Brasil e vice-presidente da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), Mariana Tokarnia

No dia seguinte, 25 de agosto, a programação abre com a palestra  Amazônia: narrativas em disputa, da ativista Juma Xipaia, que abordará de que maneira o audiovisual pode contribuir para fazer reconhecer e legitimar as narrativas das populações afetadas pela degradação ambiental. A última mesa do evento, que se segue à palestra de Xipaia, é O educador como mediador de processos para a sustentabilidade por meio dos filmes: experiências e metodologias, da qual participam a cineasta e educadora Ana Bárbara Ramos (Escola Semente de Educação Audiovisual) e o especialista em educação e sustentabilidade Edson Grandisoli (Reconectta e Escolas pelo Clima). A mediação, nesse dia, é da jornalista Mariluce Moura

Finalmente, no dia 26 de agosto, a master class Como produzir narrativas cinematográficas que dialoguem com as juventudes?, com o cineasta e diretor do premiado longa-metragem A Última Floresta (2021), Luiz Bolognesi, fecha o evento. Como em todas as palestras do evento, esta também é seguida de discussão com o público. A mediação nesse dia é da jornalista cultural e documentarista Flávia Guerra

Ciclo de Filmes que acompanha o evento

Durante o Seminário, um ciclo de cinco filmes acompanha o evento. Todos os inscritos podem ter acesso gratuito aos títulos por meio de links recebidos após a inscrição ou do cadastro na plataforma Ecofalante Play (https://play.ecofalante.org.br/). A ideia dessa seleção é oferecer materiais audiovisuais aos educadores para uso em sala de aula a partir das ideias abordadas no Seminário. Para cada título, há um material de apoio específico composto por plano de aula e vídeo-resenha. Os materiais estão disponíveis na Plataforma Ecofalante Play. 

Os títulos selecionados são:

Era uma Vez uma Floresta (Il était une fois une forêt, França, 2013, 78′) – ODS: 15
Direção: Luc Jacquet
O filme acompanha o trabalho e as reflexões do botânico Francis Hallé em torno da importância da biodiversidade e da manutenção do ciclo de vida nas florestas. O documentário propõe ainda uma imersão sensorial no mundo das plantas.

A Campanha Contra o Clima (The Campaign Against the Climate, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suíça, Bélgica, 2020, 58′) – ODS: 13, 16
Direção: Mads Ellesøe
Em 1988, o mundo se preparava para agir contra as mudanças climáticas. Mas então algo aconteceu. Algo que levou à crise climática para a qual o mundo despertou hoje. As maiores petroleiras do planeta foram das primeiras a detectar o aquecimento global, mas, em vez de agir, lançaram uma campanha que há 30 anos.

Push: Ordem de Despejo (Push, Suécia, 2019, 92′) – ODS: 10, 11, 16
Direção: Fredrik Gertten 
Os preços de imóveis estão disparando em cidades ao redor do mundo. A renda do cidadão comum, não. Push: Ordem de Despejo lança luz sobre um novo tipo de proprietário sem rosto, sobre nossas cidades cada vez mais inabitáveis e uma crise crescente que afeta todos nós. 

Amazônia Sociedade Anônima (Brasil, 2019, 72′) – ODS: 11, 15, 16
Direção: Estêvão Ciavatta
Diante do fracasso do governo brasileiro em proteger a Amazônia, índios e ribeirinhos, em uma união inédita liderada pelo Cacique Juarez Saw Munduruku, enfrentam máfias de roubo de terras e desmatamento ilegal para salvar a floresta.

A História do Plástico (The Story of Plastic, EUA, 2019, 95′) – ODS: 7, 12, 14
Direção: Deia Schlosberg
A História do Plástico expõe a “verdade inconveniente” por trás da poluição do plástico, material onipresente em nossas vidas. O filme traça a rota do plástico que nos leva até a atual crise global de poluição, e revela como a indústria de petróleo e gás manipulou com sucesso a narrativa em torno dela.

Serviço:
Seminário de Cinema, Educação e Sustentabilidade
Período: de 22 a 26 de agosto
Horário: das 19h às 21h30
Modalidade: online (zoom)
Inscrições gratuitas pelo site até o dia 21 de agosto: 
https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/seminario-de-cinema-educacao-e-sustentabilidade

***

Biografias dos palestrantes:

Adriana Fresquet
​​É professora da Faculdade de Educação da UFRJ, onde coordena o Grupo CINEAD: Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual. Fundou e participou da coordenação da Redekino. Coordena, entre outros, a coleção Cinemas e Educações, da Editora Multifoco.

Ana Bárbara Ramos
É cineasta, produtora, educadora e gestora de projetos especializados na área de cinema e educação. Membra da Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) e da Redekino. Está à frente da Semente – Escola de Educação Audiovisual desde 2014.

Cilene Victor 
É jornalista e professora com atuação na cobertura de temas como meio ambiente, mudanças climáticas, entre outros. Como pesquisadora e consultora, tem realizado trabalhos para instituições nacionais e internacionais no campo da comunicação de riscos.

Cláudia Mogadouro
Historiadora, com mestrado e doutorado pela ECA-USP. Formadora audiovisual de professores das redes municipais de São Paulo e Campinas. Criadora e coordenadora do Grupo Cinema Paradiso e do Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação.

Edson Grandisoli
Pós-doutor pelo Instituto de Estudos Avançados e doutor em Educação e Sustentabilidade pelo Programa de Ciência Ambiental da USP. Assessor da UNESCO para o Currículo Paulista. Diretor da Reconectta e do Movimento Escolas pelo Clima.

Flávia Guerra
É documentarista e jornalista. Editora do TelaTela (@telatelablog), especializado em cinema e TV; apresenta o podcast “Plano Geral”, com Thiago Stivaletti; é colunista de cinema da @radiobandnewsfm e tem vasta experiência na cobertura de grandes festivais de cinema.

Juma Xipaia
É uma liderança indígena do povo Xipaya e estudante de Medicina da UFPA. Foi a primeira mulher a se tornar cacique no Médio Xingu, liderando a aldeia Tukamã e a primeira pessoa Xipaya a falar na sede da ONU. Criou o Instituto Juma (https://institutojuma.org/pt-br/). 

Lucília Guerra
É arte-educadora. Desde 2014 é diretora do Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão do Centro Paula Souza, que promove a Formação Continuada de 17 mil docentes de Escolas Técnicas e nas Faculdades de Tecnologia

Luiz Bolognesi
É diretor do longa A Última Floresta (2021), que recebeu o prêmio do público de Melhor Filme no Festival de Berlim. Entre 1996 e 2015, ao lado de Laís Bodanzky, coordenou os projetos de cinema itinerante e oficinas audiovisuais Cine Mambembe e Cine Tela Brasil.

Marcos Sorrentino
Ambientalista e professor, atua na área de Educação e Política Ambiental. Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. É professor sênior na ESALQ/USP, onde coordena a Oca- Laboratório de Educação e Política Ambiental.

Mariana Tokarnia
É repórter da Agência Brasil, da EBC e vice-presidente da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca). Mestranda no programa de pós-graduação em Mídias Criativas da UFRJ, é Jornalista Amiga da Criança, título concedido pela Andi – Comunicação e Direitos. 

Mariluce Moura
É jornalista, mestre e doutora em comunicação pela UFRJ. Em 1999, criou e foi diretora de uma das maiores revistas especializadas em divulgação de ciência no Brasil: a Pesquisa Fapesp. É a criadora e coordenadora do projeto Ciência na rua (www.ciencianarua.net).

Paulo Artaxo
É professor titular do Instituto de Física da USP. É membro do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU), da Academia Brasileira de Ciências e vice-presidente da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Raquel Rolnik
Urbanista e arquiteta, é professora titular da FAU/USP. Foi diretora de planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento de São Paulo (1989-92). É autora, entre outros, de “São Paulo: planejamento da desigualdade” (Fósforo editora, 2022).

Thaís Brianezi
É professora da ECA/USP. Autora do livro “Zona Franca de Manaus: ame-a ou deixe-a em nome da floresta”. É membro-fundadora da International Environmental Communication Association (IECA) e conselheira do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA).