26 de julho de 2019

Programa Ecofalante Universidades cresce em 2019

No segundo semestre, o Programa Ecofalante Universidades retomará as atividades com diversas sessões de filmes e debates em instituições de ensino superior. No mês de agosto, já estão marcadas exibições na USP, Unicamp e UFABC, e ao longo do semestre estão previstas várias outras atividades que serão anunciadas em breve. A expectativa é que o número de sessões e o público total superem o ano passado.

O Programa teve um crescimento significativo já no primeiro semestre: foram 69 sessões em 12 universidades, um aumento de 475% e 71%, respectivamente, em relação ao mesmo período em 2018. Já o público do primeiro semestre cresceu 356%, atingindo mais de 5000 pessoas. 

O Programa Ecofalante Universidades foi criado em 2017 com o objetivo de levar para o ambiente educacional uma seleção de filmes que incitam a reflexão e o debate sobre questões atuais da realidade brasileira e mundial. Por meio dele, a Ecofalante realiza parcerias com as principais universidades do estado de São Paulo. 

Este ano, foram assinados novos convênios de cooperação com o Mackenzie, a Uninove e a FMU. Entre as parcerias já estabelecidas anteriormente encontram-se USP, Unicamp, Unesp, UFSCar e UFABC. Através desses convênios, o Programa proporciona às instituições acesso aos conteúdos audiovisuais, técnicos e educacionais fornecidos pela Ecofalante, que são utilizados em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

No ano passado, aconteceu pela primeira vez a Mostra USP – Agenda ONU 2030, fruto de parceria com a Superintendência de Gestão Ambiental da USP. O evento levou exibições de filmes e debates a 9 institutos em 5 campi da universidade para fomentar discussões sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU na Agenda 2030. 

Entre os destaques do Programa Ecofalante Universidades, encontram-se também a IV Maratona de Responsabilidade Socioambiental na FIAM-FAAM, que contou com mais de 4 mil atendimentos; a disciplina “Tópicos Especiais do Planejamento Territorial” na UFABC, que exibiu semanalmente filmes do acervo da Mostra Ecofalante seguidos de debates; e duas atividades no campus Lagoa do Sino da UFSCar: uma ACIEPE (Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão) realizada semanalmente no campus, na cidade de Buri, e sessões seguidas de rodas de conversa na Casa do Saber, em Campina do Monte Alegre. 

A primeira atividade do próximo semestre será a exibição do filme “O Custo do Transporte Global” na Unicamp, como parte do Seminário Trabalho e Capital no Século XXI no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). A sessão acontecerá às 13h do dia 6 de agosto, no Auditório Fausto Castilho. 

Acompanhe nossas redes para ficar por dentro de todas as atividades:

http://facebook.com/mostraecofalante

http://instagram.com/mostraecofalante

http://twitter.com/mostraeco