Desde o início deste ano de 2025, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) vêm promovendo a ação “Olho na COP30”, inspirada na 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em novembro na cidade de Belém (PA).
A iniciativa propõe uma série de atividades pedagógicas com foco no tema Justiça Climática, incentivando o engajamento de educadores, estudantes e comunidade escolar em torno de uma agenda socioambiental crítica, reflexiva e transformadora.
Da Mostra de Filmes à Mobilização Escolar
A primeira etapa da ação aconteceu em março de 2025, com a realização da mostra “Narrativas do Clima: uma mostra de filmes sobre Mudanças Climáticas”, promovida pela SME-SP em parceria com o programa Ecofalante Universidades — extensão educacional da Mostra Ecofalante de Cinema.
Durante a mostra, 17 filmes do catálogo da Ecofalante Play foram exibidos entre as mais de 330 unidades escolares inscritas, envolvendo milhares de estudantes em sessões com curtas, médias e longas-metragens que abordam temas como mudanças climáticas, justiça climática, racismo ambiental, sustentabilidade e desigualdades sociais.
A partir dos filmes, as unidades realizaram diversas atividades pedagógicas, como: práticas de leitura e reescrita; contação de histórias; rodas de conversa e reflexões coletivas; produções artísticas e colagens.
Novas Etapas da Ação
A ação “Olho na COP30” segue com novas etapas de mobilização das escolas municipais da PMSP. Desde Junho de 2025, foi aberta a inscrição para as escolas participarem da promoção da discussão do tema “justiça climática” a partir de diferentes atividades e ferramentas pedagógicas, com a elaboração de diferentes produções representantes da sua comunidade escolar na pauta. Entre o escopo dessas ações estão as obras audiovisuais da Ecofalante Play, promovendo o debate e a formação crítica sobre temas ambientais emergentes. Os materiais selecionados para a mostra Narrativas do Clima estão indicados na plataforma digital para acesso dos professores, conforme tutorial.
A proposta visa contribuir para a formação de cidadãos conscientes e protagonistas na construção de um futuro mais justo e sustentável, em um momento marcante para o país, no qual o Brasil recebe a COP 30.
Como Participar
As escolas da RMESP que desejarem participar da ação, podem se inscrever por meio de link encaminhado por sua respectiva DRE, até o dia 01/08.
Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato pelo e-mail:
📧 [email protected]