Entre 3 e 29 de setembro, evento levará filmes de temática socioambiental a 10 cidades
A Itinerância da 8ª Mostra Ecofalante de Cinema chegará à Grande São Paulo e ao interior do estado entre os dias 3 e 29 de setembro. Realizado em parceria com o Sesc, o evento tem entrada gratuita e conta com 18 filmes de todos os cantos do mundo, que trazem reflexões sobre temas urgentes ligados a questões socioambientais contemporâneas.
No total, serão 47 sessões, das quais 23 serão seguidas de bate-papos com especialistas, além de 9 formações de educadores. As atividades acontecerão em 10 cidades, nas unidades do Sesc de Araraquara, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Santo André, Santos, São José dos Campos e Presidente Prudente, além dos campi da UFABC em Santo André e São Bernardo do Campo.
Destaques da programação
Este ano, a Mostra homenageia o cineasta Silvio Tendler, realizador dos documentários que alcançaram o maior recorde de bilheterias do Brasil. Seu filme mais recente, “O Fio da Meada”, que mostra a luta de povos tradicionais brasileiros contra o processo de urbanização, é um dos destaques desta itinerância.
O Panorama Internacional Contemporâneo traz obras premiadas em festivais internacionais relacionadas às temáticas Povos&Lugares, Cidades e Economia: “Bem-Vindo a Sodoma”, que retrata a cidade com o maior lixão de lixo eletrônico do mundo, em Gana; “Memórias do Oriente”, um inesperado filme de viagem no Extremo Oriente da Mongólia e no Japão atuais; e “Superalimentos”, documentário que explora os fatos e mitos por trás dos chamados “superalimentos”.
Novidade desta edição, a Mostra Brasil Manifesto trouxe um conjunto de filmes que constroem um retrato denso e agudo do Brasil. Neste programa, teremos “Amazônia, o Despertar da Florestania”, documentário dirigido por Christiane Torloni e Miguel Przewodowski que aborda como o meio ambiente vem sendo tratado desde o início do século 20, e “Idade da Água”, mais novo filme do cineasta Orlando Senna que é um alerta sobre a questão da falta de água e sobre a cobiça internacional pela Amazônia, o maior reservatório de água doce do planeta.
Na Competição Latino Americana, teremos filmes do Brasil, Colômbia, México e Argentina, entre eles o vencedor do Prêmio do Público desta edição, “GIG – A Uberização do Trabalho”, que aborda o trabalho mediado por aplicativos e plataformas digitais; “Empate”, que trata da luta contra o desmatamento na Amazônia; “Filhos de Macunaíma”, que conta a história de três famílias indígenas vivem na cidade de Boa Vista, no norte do Brasil; e “O Quadrado Perfeito”, um documentário sobre o mundo da criação de cães de raça pura.
Já a Sessão Infantil traz cinco curtas-metragens brasileiros e internacionais, que apresentam às crianças, de maneira lúdica, questões socioambientais contemporâneas.
O evento traz ainda a Formação de Educadores, que visa estimular e potencializar o uso de diferentes recursos audiovisuais como ferramentas educativas. A atividade é voltada para educadores de todos os níveis e terá 50 vagas em cada unidade. As inscrições devem ser feitas a partir do site do Sesc.
Ecofalante e Sesc
A parceria entre a Ecofalante e o Sesc existe desde a segunda edição da Mostra, em 2013, com o intuito de ampliar e democratizar seu alcance. Em junho deste ano, as duas instituições realizaram no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc a segunda edição do Seminário de Cinema e Educação, que contou com dois dias de palestras e debates trazendo reflexões sobre o potencial pedagógico do uso do cinema nas escolas. Nos últimos anos, a Itinerância Sesc da Mostra Ecofalante já levou atividades para 24 municípios do estado.
“Para o Sesc, realizar a itinerância dos filmes da Mostra Ecofalante representa manter mais um espaço de diálogo sobre as questões socioambientais”, afirma Tania Perfeito Jardim, da Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania do Sesc. “A pesquisa audiovisual realizada pela curadoria da Mostra propõe filmes que trazem consigo uma pesquisa de conteúdos bastante séria, que envolve o público por meio da informação qualificada, da sensibilidade, do impacto e sobretudo chama atenção para a urgência em buscar respostas mais sistêmicas, coerentes e responsáveis de relacionamento com o meio.”
A Itinerância da 8ª Mostra Ecofalante de Cinema no estado de São Paulo é uma realização da Ecofalante e do Sesc com apoio do Mercado Livre, da White Martins e da Kimberly Clark.
Clique para acessar a programação completa.