24 de outubro de 2019

Mostra Ecofalante e USP discutem a Agenda 2030

 

  • Evento leva filmes e debates sobre desenvolvimento sustentável a 15 unidades da USP
  • Serão 39 sessões e 32 debates com cineastas e professores
  • Sessões acontecem em 7 cidades do estado de São Paulo
  • Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público

 

Entre os dias 29 de outubro e 14 de novembro, acontece na Universidade de São Paulo a segunda edição da Mostra Ecofalante-USP e a Agenda 2030. Realizado pela Ecofalante em parceria com a Superintendência de Gestão Ambiental e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, o evento tem o intuito de fomentar discussões sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU na Agenda 2030.

As discussões serão promovidas por meio de exibições de filmes e debates relacionados ao tema. Serão 39 sessões e 32 debates, que acontecerão em treze Unidades de Ensino e Pesquisa nos campi da USP, além do CINUSP na Cidade Universitária e no Centro Universitário Maria Antonia. Nos campi do interior ocorrerão sessões nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos; em São Paulo, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH); no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG); no Instituto de Biociências (IB); no Instituto de Geociências (IGc); no Instituto de Relações Internacionais (IRI); na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e na Faculdade de Saúde Pública (FSP).

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi criada pela ONU em 2015 como um plano de ação para os próximos 15 anos com objetivos que visam o desenvolvimento sustentável do planeta. São 17 ODS que abrangem temas como a erradicação da pobreza, combate às mudanças climáticas, conservação de recursos naturais e redução de desigualdades. A Mostra Ecofalante-USP e a Agenda 2030 surgiu com a intenção de trazer esses temas para a universidade e proporcionar debates de forma plural e multidisciplinar; sua primeira edição, realizada em 2018, contou com sessões em 9 unidades da USP. 

Destaques da programação

O documentário “GIG – Uberização do Trabalho” (Brasil, 2019, 60’), vencedor do Prêmio do Público na 8ª Mostra Ecofalante, terá sessões em seis unidades da USP, das quais duas serão seguidas de debates com diretores do filme. O tema do documentário é o crescimento do trabalho mediado por aplicativos e plataformas digitais, fenômeno que vem despertando debates sobre a precarização e a intensificação do trabalho.

O Fio da Meada” (Brasil, 2019, 77’), filme do cineasta Silvio Tendler que estreou na edição mais recente da Mostra, será exibido em quatro sessões. Neste documentário, acompanhamos a luta de povos tradicionais brasileiros contra a urbanização opressora, denunciando a violência no campo e nas comunidades tradicionais. 

Entre os brasileiros, temos ainda O Amigo do Rei” (Brasil, 2019, 142’), um híbrido de documentário e ficção sobre o rompimento da barragem da Samarco em Mariana-MG e suas consequências, e “Empate” (Brasil, 2018, 90’), documentário que dá voz aos protagonistas do movimento seringueiro das décadas de 70 e 80 contra o desmatamento no estado do Acre, refletindo como este momento histórico ecoa ainda hoje na Amazônia e no resto do mundo. Na EACH-USP, no dia 31/10, a sessão de “Empate” será seguida de um bate-papo com o Prof. Dr. Paulo Santos de Almeida, ex-diretor executivo e presidente da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (Fundação Florestal).

“Está Tudo Bem” (Venezuela/Alemanha, 2018, 70’), filme que venceu a Competição Latino-Americana da 8ª Mostra Ecofalante, retrata a crise no sistema de saúde da Venezuela. Dois outros filmes latino-americanos farão parte da programação: “Um Filósofo na Arena” (México/Espanha, 2018, 100’), sobre o filósofo francês Francis Wolff, e “O Quadrado Perfeito” (Argentina, 2018, 61’), um documentário sobre o mundo da criação de cães de raça pura. Destaca-se o debate que acontecerá após a sessão de “O Quadrado Perfeito” em Ribeirão Preto, no dia 12/11, com a Profa. Dra. Fernanda Brando (FFCLRP) e o Prof. Dr. Ronildo Alves dos Santos (EERP).

Entre os filmes do Panorama Internacional Contemporâneo, destaca-se  “Bem-vindo a Sodoma” (Áustria/Gana, 2018, 92’). Premiado no Festival de Zurique, na Suíça, o filme retrata o maior lixão de lixo eletrônico do mundo: Agbogloshie, em Gana. Em “A Cidade do Futuro” (EUA, 2017, 9’), conhecemos o projeto Minnesota Experimental City, uma tentativa futurista de resolver problemas urbanos criando uma cidade nova a partir do zero.  “Superalimentos” (Canadá, 2018, 66’) revela o efeito cascata da indústria dos superalimentos, super-nutricionais, nas famílias de agricultores e pescadores mundo afora.

O premiado “A Verdade Sobre Robôs Assassinos” (EUA, 2018, 83’) mostra como os humanos estão se tornando cada vez mais dependentes de robôs e traz os vários pontos de vista, de engenheiros a jornalistas e filósofos, que falam sobre diferentes situações em que os robôs causaram a morte de seres humanos. Vulcão de Lama: A Luta Contra a Injustiça” (EUA, 2018, 80’) conta a luta de moradores que tiveram suas vilas soterradas por um tsunami de lama em ebulição. Já “A História do Porco (Em Nós)” (Bélgica, 2017, 120’) mostra nossa relação com esse animal que, por sua gula, se torna metáfora para a infinita ganância humana.

Temos ainda “A Era das Consequências” (EUA, 2017, 81′), uma investigação sobre os impactos das mudanças climáticas em conflitos ao redor do mundo; “A Experiência Cecosesola” (França, 2014, 59′), sobre uma cooperativa na Venezuela com mais de 1200 associados, que administram supermercados populares e feiras através da autogestão; e O Custo do Transporte Global” (Espanha/França, 2016, 83′), uma audaciosa investigação sobre o funcionamento e a regulamentação da indústria de navios.

Parceria Ecofalante e USP

Desde 2013, a Ecofalante vem desenvolvendo parcerias com diversas unidades da USP e, no ano passado, consolidou o Acordo de Cooperação Técnico-Educacional com a universidade por meio do Programa Ecofalante Universidades e da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA).

Segundo Caio Micca, produtor do Programa Ecofalante Universidades, “o programa vem se consolidando a cada ano que passa. Com a proposta de levar a Mostra Ecofalante para o contexto universitário, disponibilizamos nossos filmes para atividades de ensino, pesquisa e extensão. Um reflexo é a própria Mostra Ecofalante-USP: além de dobrar o número de sessões no último ano, passamos de 9 para 15 locais de exibição. Para nós, torna-se cada vez mais evidente o caráter transversal da questão ambiental e, também, do potencial da utilização do audiovisual como ferramenta educacional”.

A Professora Fernanda Brando, assessora técnica de gabinete da SGA e gestora do Acordo de Cooperação Técnico-Educacional entre a USP e a Ecofalante, ressalta que a II Mostra “traz novamente a oportunidade para a Universidade discutir com a comunidade interna e externa importantes temas sobre a sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, social e econômica, mostrando para a sociedade o comprometimento da universidade pública e de qualidade”.

Os filmes que serão exibidos fazem parte da itinerância da Mostra Ecofalante, apoiada pelo Mercado Livre, White Martins, Kimberly Clark e Pepsico. Na cidade de São Paulo, o evento é correalizado pela Secretaria Municipal de Cultura, com apoio de vereadores.

Confira a programação do evento, sinopses e trailers dos filmes:  http://ecofalante.org.br/evento/usp/programacao

Programação

CINUSP – Cidade Universitária

Colmeias – Favo 04 – Rua do Anfiteatro, 181 – Cidade Universitária, Butantã, São Paulo-SP

29/10 (terça-feira)

16h

Filme: Superalimentos

19h

Filme: Está Tudo Bem

30/10 (quarta-feira)

14h

Filme: O Quadrado Perfeito

Bate-papo com Doris Accioly e Arnaldo Domínguez de Oliveira (Núcleo de Estudos Diversitas)

16h

Filme: O Fio da Meada

31/10 (quinta-feira)

16h

Filme: A Verdade Sobre os Robôs Assassinos

19h

Filme: GIG – A Uberização do Trabalho

Bate papo com os diretores do filme

01/11 (sexta-feira)

16h

Filme: Empate

19h

Filme: Bem Vindo a Sodoma

Bate-papo com André Rangel Souza (CEDIR) e Camila Eduardo Marinho (POLI-

RECICLA)

CINUSP – Centro Universitário Maria Antonia

Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque, São Paulo-SP

03/11 (Domingo)

18h

Filme: Está Tudo Bem

20h

Filme: GIG – A Uberização do Trabalho

Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH – USP Leste)

Rua Arlindo Béttio, 1000 – Vila Guaraciaba, São Paulo-SP

31/10 (quinta-feira)

19h

Local: Anfiteatro 1 do Ciclo Básico

Filme: Empate

Bate papo com Prof. Dr. Paulo Santos de Almeida e alunos do curso de Gestão

Ambiental

07/11 (quinta-feira)

8h

Local: Anfiteatro 2 do Ciclo Básico

Filme: A Experiência Cecosesola

Bate papo com Prof. Dr. Eduardo Caldas

11/11 (segunda-feira)

16h

Local: Anfiteatro 2 do Ciclo Básico

Filme: GIG – A Uberização do Trabalho

Bate papo com Maurício Monteiro Filho (diretor do filme)

Instituto de Biociências (IB)

Rua do Matão, Travessa 14 – Butantã, São Paulo-SP

13/11 (quinta-feira)

17h30

Local: Auditório “Renato Basile” (AG da Botânica)

Filme: O Fio da Meada

Bate-papo com Prof. Rui Sérgio Sereni Murrieta, Paulo Diaz e Mariana Inglez dos Reis

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)

Prédio da Casa de Cultura Japonesa – Av. Prof. Lineu Prestes, 159 – Butantã –

Cidade Universitária – São Paulo-SP

01/11 (sexta-feira)

14h

Local: Sala Multimídia do 1° andar da Casa de Cultura Japonesa

Filme: A História do Porco

Bate-papo com Douglas Kawaguchi e Ana Laura Prates

13/11 (quarta-feira)

18h

Local: sala 14 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais

Filme: O Amigo do Rei

Bate-papo com Prof. Dr. Adian Navalle, Leila Maria Vendrametto e representantes de movimentos sociais

Faculdade de Saúde Pública (FSP)

Av. Dr. Arnaldo, 715 – Cerqueira César, São Paulo-SP

14/11 (quinta-feira)

11h30

Local: Auditório Paula Souza

Filme: Está Tudo Bem

Bate-papo com Profa. Carmen Simone e Profa. Adriane Lopes

Instituto de Geociências (IGc)

R. do Lago, 562 – Butantã, São Paulo – SP

31/10 (quinta-feira)

17h

Local: Auditório da Biblioteca do IGc

Filme: O Amigo do Rei

Bate papo com Prof. Edilson Pizzato (IGc)

08/11 (sexta-feira)

17h

Local: Auditório da Biblioteca do IGc

Filme: Vulcão de Lama: a luta contra a Injustiça

Bate papo com Profas. Dras. Denise Bacci e Veridiana Martins

14/11 (quinta-feira)

17h

Local: Auditório da Biblioteca do IGc

Filme: A Era das Consequências

Bate papo com Samia Nascimento Sulaiman (UFABC) e Patrícia Mie Matsuo (Doutoranda do Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências-USP)

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG)

Rua do Matão, 1226 – Cidade Universitária, Butantã – São Paulo-SP

06/11 (quarta-feira)

16h

Local: Auditório “Kenkichi Fujimori” (Auditório 1 – sala P217)

Filme: A Cidade do Futuro

Bate-papo com Profa. Dra. Maria de Fátima Andrade e Eng. Veronika Sassen Brand

Instituto de Relações Internacionais (IRI)

Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, Travessa 4, s/n – Cidade

Universitária, Butantã – São Paulo-SP

01/11 (sexta-feira)

17h30

Local: Sala da Congregação do IRI (2º andar)

Filme: A Era das Consequências

Bate-papo com Prof. Dr. Guilherme Assis de Almeida, Dra. Zenaida Rodriguez e Felipe Proença

19h30

Local: Auditório do IRI (1º andar)

Filme: A Era das Consequências

Bate-papo com Prof. Dr. Guilherme Assis de Almeida, Dra. Zenaida Rodriguez e Felipe Proença

Campus de Bauru

Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75 – Vila Nova – Cidade Universitária,

Bauru-SP

04/11 (segunda-feira)

18h30

Local: Anfiteatro I da Graduação

Filme: O Custo do Transporte Global

Bate-papo com Profa. Dra. Ana Carolina Magalhães e Enga. Simone Berriel Simonelli

Campus Fernando Costa – Pirassununga-SP

Av. Duque de Caxias Norte, 225 – Jardim Elite – Pirassununga-SP

11/11 (segunda-feira)

19h15

Local: Anfiteatro do Prédio Central da PUSP-FC

Filme: Cidade do Futuro

Bate-papo com Profas. Dras. Estela Gaglianone Moro e Giovana Tommaso

12/11 (terça-feira)

19h15

Local: Anfiteatro do Prédio Central da PUSP-FC

Filme: O Custo do Transporte Global

Bate-papo com Eng. Ednelí Monterrey e Ana Cristina Machado

13/11 (quarta-feira)

19h15

Local: Anfiteatro do Prédio Central da PUSP-FC

Filme: A História do Porco

Bate-papo com Profas. Dras. Tamara Gomes e Tricia Oliveira

Campus de Lorena – Escola de Engenharia de Lorena

Estrada Municipal do Campinho, s/n – Ponte Nova, Lorena-SP

29/10 (terça-feira)

18h

Local: Auditório do Centro de Informática

Filme: O Fio Da Meada

Bate-papo com Profa. Dra. Erica Leonor Romão e Profa. Dra. Eliane Corrêa Pedrozo

05/11 (terça-feira)

18h

Local: Auditório do Centro de Informática

Filme: GIG – A Uberização do Trabalho

Bate-papo com Profa. Dra. Érika Petterman da Silva e Profa. Dra. Eliane Corrêa Pedrozo

12/11 (terça-feira)

18h

Local: Auditório do Centro de Informática

Filme: A Era das Consequências

Bate-papo com Profa. Dra. Danúbia Caporusso Bargos, Profa. Dra. Érika Petterman da Silva e Profa. Dra. Juliana Andreia Pavan

Campus de Piracicaba – ESALQ

Av. Pádua Dias, 11 – São Dimas, Piracicaba-SP

31/10 (quinta-feira)

14h

Local: Anfiteatro do Pavilhão de Ciências Humanas (PCH)

Filme: O Fio da Meada

Bate-papo com Profa Dra. Maria Elisa Garavello e Dr. Ademir de Lucas

Campus de Ribeirão Preto

Balão Central – Rotatória Prof. Rocha e Silva – Av. Bandeirantes, 3.900 – Monte

Alegre, Ribeirão Preto-SP

31/10 (quinta-feira)

19h

Local: Teatro do Campus

Filme: GIG – A Uberização do trabalho

Bate-papo com Profs. Drs. Adriana Caldana (FEARP) e Tabajara Pimenta (FEARP)

05/11 (terça-feira)

19h

Local: Teatro do Campus

Filme: Superalimentos

Bate-papo com Profa. Dra. Luciana Cisoto (FMRP) e Marcelo Ferreira da Cruz

(FCFRP)

07/11 (quinta-feira)

19h

Local: Teatro do Campus

Filme: Um Filósofo na Arena

Bate-papo com Profs. Drs. Felipe Narita (UNESP) e Reinaldo Furlan (FFCLRP)

12/11 (terça-feira)

19h

Local: Teatro do Campus

Filme: O Quadrado Perfeito

Bate-papo com Profs. Drs. Fernanda Brando (FFCLRP) e Ronildo Alves dos Santos (EERP)

Campus de São Carlos

Av. Trabalhador são-carlense, 400 – Centro, São Carlos-SP

31/10 (quinta-feira)

19h30

Filme: Bem-Vindo a Sodoma

Local: Anfiteatro de Convenções Luiz Gastão de Castro Lima (em frente ao Bloco E1)

Bate-papo com Eng. Jonatas Fernandes Marques

07/11 (quinta-feira)

19h30

Local: Anfiteatro de Convenções Luiz Gastão de Castro Lima (em frente ao Bloco E1)

Filme: GIG – A Uberização do trabalho

Bate-papo com Flávio Pinheiro Martins e Thiago Bertolini dos Santos

08/11 (sexta-feira)

16h

Local: Anfiteatro do Laboratório de Ensino do Depto de Eng. Elétrica e de Computação da EESC-USP

Filme: O Fio da Meada

Parceria com o Cine Clube SA-SEL 

Bate-papo com João Marcos de Almeida Lopes e Sara Lúcia De Freitas Osório Bononi

12/11 (quinta-feira)

19h

Local: Anfiteatro de Convenções Luiz Gastão de Castro Lima (em frente ao Bloco E1)

Filme: A História do Porco

Bate-papo com Ms. Djalma Nery e Dra. Flávia Thiemann