19 de dezembro de 2018

Evento reúne festivais de cinema ambiental da América Latina

A segunda edição do encontro aconteceu em novembro, no Sesc Santos

Nos dias 3 e 4 de novembro, a Mostra Ecofalante participou do 2º Encontro Latino-Americano de Festivais de Cinema Ambiental. Promovido pelo Sesc Santos, o evento reuniu organizadores de festivais sobre o tema de várias regiões do Brasil e de outros países da América Latina.

O evento foi criado com o intuito de ampliar o olhar sistêmico sobre o meio ambiente e compartilhar experiências entre os festivais, buscando fazer uma reflexão sobre esse crescente movimento audiovisual. Entre os objetivos principais do encontro também estava a análise de ações e da possibilidade de criação de um banco de curadoria, traduções e legendagens dos filmes exibidos, estimulando as trocas e a circulação de títulos.

A programação incluiu uma série de exposições sobre temáticas como expressões ambientais da América Latina, direitos humanos, relatos sobre o 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema e Ambiente (Portugal 2018) e informações sobre a organização do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. Durante os intervalos entre as palestras os debates foram participativos, e os representantes dos festivais foram se apresentando àqueles que não estavam presentes na primeira edição, fortalecendo a integração e o entendimento da lógica de cada festival.

O principal resultado do evento foi a criação de uma rede íbero-americana colaborativa, além de comissões que farão estudos sobre as possibilidades de ação dessa rede. Assuntos como a criação de um banco de curadoria, o foco nas políticas públicas e a disponibilização de títulos traduzidos e legendados serão aprofundados a partir da consolidação do grupo.

Segundo Solange Alboreda, programadora cultural do Sesc Santos, “o evento é muito importante porque reúne vários países da América Latina que enfrentam as mesmas questões socioambientais e que, através da magia da arte, conseguem expressar uma parte da realidade desconhecida pela maioria da população. Desvendando essas questões, o cinema pode agir com um articulador da cidadania”.

Antônio Leal, presidente do Fórum de Festivais – entidade que reúne os principais eventos audiovisuais brasileiros -, ressalta a importância do crescimento de festivais voltados para a causa ambiental: “Nós temos, no circuito de festivais brasileiros, vários recortes temáticos acontecendo, porém mais de 75% desse circuito de festivais é de temática aberta, geral. E esse restante, com recorte temático, é importantíssimo por colocar um foco maior em temas próprios e específicos. E a gente não está falando de qualquer temática, a gente está falando de uma temática fundamental para o cotidiano e para a vida das pessoas, que é a temática ambiental”.