13 de agosto de 2021

Destaques do fim de semana (13 a 15/08)

A 10ª Mostra Ecofalante de Cinema, que acontece entre os dias 11 de agosto e 14 de setembro de forma online e gratuita, traz 101 filmes de 40 países, além de debates com convidados especiais e entrevistas exclusivas.

A programação deste fim de semana conta com um debate sobre Trabalho no sábado e diversas estreias de filmes. Confira os destaques!

“A Bolsa ou a Vida”, de Silvio Tendler

Na sexta-feira (13/08), às 15h, acontece a estreia mundial de “A Bolsa ou a Vida”, o mais recente trabalho do consagrado diretor brasileiro Silvio Tendler.  O novo longa-metragem propõe discutir o tema ‘o que virá depois da pandemia?’. “É uma discussão sobre se no pós-pandemia a centralidade será no ser humano e na natureza ou no cassino financeiro”, afirma o diretor. O filme fica disponível no festival durante 9 dias.

No Panorama Internacional Contemporâneo, dois filmes do eixo temático Trabalho entram na programação às 15h. “Noite Adentro”, de Loira Limbal, investiga o fenômeno das creches norte-americanas que funcionam 24 horas por dia, resultado das extensas jornadas em diferentes empregos da população. O filme fica disponível por 2 dias. Já o curta “Filipiñana” (Filipinas/Reino Unido), de Rafael Manuel, fica disponível por 3 dias. O filme aborda a estratificação rígida da sociedade filipina a partir de uma jovem trabalhadora de um sofisticado clube e venceu o prêmio de melhor curta-metragem no Festival de Berlim.

Na Competição Latino-Americana, outros dois filmes entram em cartaz a partir das 15h e ficam disponíveis por 3 dias. Baseado em memórias dos negros escravizados às margens do rio das Almas (Goiás), “Rio das Almas e Negras Memórias”, de Taize Inácia e Thaynara Rezende, é um musical que fabula sobre o violento processo que as pessoas negras foram acometidas. Já “Chico Rei Entre Nós”, de Joyce Prado, parte da história de um rei congolês que se tornou escravo e libertou a si mesmo e a seus súditos durante o Ciclo de Ouro em Minas Gerais para explorar os diversos ecos da escravidão brasileira na vida dos negros da atualidade. O filme foi vencedor do prêmio do público para documentário brasileiro e de menção honrosa do júri na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Já no programa especial Territórios Urbanos: Segregação, Violência e Resistência, o pernambucano “Um Lugar ao Sol” (2009), de Gabriel Mascaro (de “Boi Neon” e “Divino Amor”), entra às 15h e fica disponível por 3 dias. O filme obteve premiações em eventos na Argentina e no Chile ao focalizar moradores ricos que vivem muito acima do nível das ruas.

“Mulheres de Farda”, de Deirdre Fishel

No sábado (14/08), às 18h, acontece o primeiro debate do evento, discutindo o eixo Trabalho – “Economia do Cuidado: Violência, Precarização e Gênero“, que contará com a presença de Ester Martins, Ligia Kiss, Verônica Ferreira e mediação de Regiane Oliveira. O ponto de partida é o filme “Cuidadoras a Caminho”, que fica disponível até domingo, às 15h. O debate terá interpretação em Libras e será transmitido ao vivo pelo canal da Mostra Ecofalante no Youtube

No Panorama Internacional Contemporâneo, estreia às 15h “Mulheres de Farda”, de Deirdre Fishel, que foi selecionado nos importantes festivais de Tribeca e DOC NYC ao focalizar as histórias das mulheres policiais em Minneapolis (EUA) que tentam restaurar a confiança na comunidade. O filme fica disponível por 2 dias.

Na Competição Latino-Americana, dois filmes argentinos entram na programação às 15h e ficam disponíveis por 3 dias. O longa-metragem “Piedra Sola”, dirigido por Alejandro Telémaco Tarraf, se passa na região da Cordilheira dos Andes, onde um pastor de lhamas procura a trilha de um puma invisível que está matando seu gado. A produção foi lançada no prestigioso Festival de Roterdã. “Twakana Yagan” (de Rodrigo Tenuta e Ignacio Leonidas) tem por cenário Ushuaia, na Terra do Fogo, onde vive a comunidade Yagán Paiakoala, referência de um povo ancestral que viveu por mais de 8.000 anos. O filme foi vencedor do prêmio de melhor curta-metragem documental no MAAM DOCS – Mostra de Antropologia Visual de Madri.

No programa especial Territórios Urbanos: Segregação, Violência e Resistência, “Notícias de Uma Guerra Particular” (1999), de João Moreira Salles (de “Santiago”) e Katia Lund (codiretora de “Cidade de Deus”), também entra na programação às 15h e fica disponível por 24 horas. O filme focaliza a violência urbana na cidade do Rio de Janeiro, em um cenário de policiais corruptos, traficantes e usuários em que todos estão submetidos a uma grande guerra diária. A obra foi vencedora do prêmio de melhor filme da competição brasileira e menção especial da competição internacional no É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. 

“O Último Turno”, de Jindřich Andrš

O domingo (15/08) conta com “O Último Turno”, que estreia às 15h no Panorama Internacional Contemporâneo e fica disponível por 3 dias. Produção da República Tcheca dirigida por Jindřich Andrš, “O Último Turno” acompanha a difícil transição de um mineiro de meia idade em busca de uma nova profissão, após o fechamento da última mina da República Tcheca.

Na Competição Latino-Americana, dois filmes entram na programação a partir das 15h e ficam disponíveis por 3 dias. “Edna” traz assinatura do diretor Eryk Rocha (de “Cinema Novo”, melhor documentário no Festival de Cannes) e transita entre real e imaginário. Focaliza uma moradora da rodovia Transbrasiliana e a guerra pela terra. O multipremiado “A Morte Branca do Feiticeiro Negro”, de Rodrigo Ribeiro, é um ensaio poético com as memórias do passado escravista brasileiro. 

No programa especial Territórios Urbanos: Segregação, Violência e Resistência, “A Vizinhança do Tigre” (2014) também entra na programação às 15h e fica disponível por 3 dias. A produção mineira dirigida por Affonso Uchôa (de “Arábia”) acompanha o cotidiano de cinco jovens da periferia da região metropolitana de Belo Horizonte, divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança. A obra foi premiada na Mostra Aurora, Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira e Fronteira – Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental de Goiânia. 

A programação completa do evento pode ser acessada em nosso folder interativo.