3 de junho de 2022

Mais de 80 atividades educacionais integram o Especial Semana do Meio Ambiente

Por meio do Programa Ecofalante Universidades, diversas instituições de ensino e grupos de pesquisa discutem temas socioambientais e do cotidiano a partir dos filmes do evento

De 01 a 21 de junho, a Mostra Ecofalante de Cinema – Especial Semana do Meio Ambiente apresenta de forma online e gratuita uma retrospectiva especial com 20 títulos de destaque exibidos nas dez primeiras edições do festival. O evento tem o objetivo de celebrar a Semana do Meio Ambiente, oficialmente comemorada na primeira semana de junho. 

Um dos destaques da Mostra Ecofalante são seus debates, que reúnem convidados especiais para discutir questões urgentes da atualidade em torno dos filmes exibidos. Nesta edição, além dos dois debates que serão transmitidos pelo YouTube da Mostra, mais de 80 debates e um curso de extensão acontecem em instituições de ensino superior com a proposta de discutir os filmes do evento, em uma parceria realizada por meio do Programa Ecofalante Universidades.

Filme “Sustentável”, de Matt Wechsler

Estão confirmadas, até o momento, atividades na FURG – Universidade Federal do Rio Grande (RS), SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SP), UFABC – Universidade Federal do ABC, UFBA – Universidade Federal da Bahia (BA), UFCAT – Universidade Federal de Catalão (GO), UFG – Universidade Federal de Goiás (GO), UFSM – Universidade Federal de Santa Maria (RS), UFU – Universidade Federal de Uberlândia (MG), UniEvangélica – Universidade Evangélica de Goiás (GO), UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (PR) e USP – Universidade de São Paulo (SP)

Haverá ainda o Curso de Extensão “Cinema, Violência e (Des)Colonialização”, realizado pelos grupos de pesquisa EIKOS: Imagem e Experiência Estética (PPG-CINEAV/UNESPAR-FAP), NAVIS: Núcleo de Artes Visuais (PPGHIS) e TELAS: Cinema, Televisão, Streaming, Experiência Estética (PPG-COM/UTP), com apoio do Especial Semana do Meio Ambiente e do Programa Ecofalante Universidades.

Com vagas limitadas, o curso será online e gratuito e acontecerá entre os dias 7 e 25 de junho, com diálogos entre as pesquisas dos professores, filmes e o tema geral do curso: Colonização e Imagem.

“Sobre a Violência”, de Göran Hugo Olsson

Abaixo, saiba mais sobre as atividades em cada universidade, por ordem alfabética:

FURG

Na Universidade Federal do Rio Grande, será realizado o evento Junho Sustentável FURG, com sessões de filmes do Especial Semana do Meio Ambiente. O evento é organizado pela Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (SIGA-SGA).

Maiores informações em breve.

SENAC

Serão realizados mais de 50 cine-debates em oito unidades do Senac SP, contemplando funcionários e estudantes de diversas áreas do conhecimento, como tecnologia da informação, segurança do trabalho, jovem aprendiz, publicidade e moda. Os filmes serão exibidos em sala de aula, buscando contribuir para o pensamento crítico e sensibilizar sobre temas relevantes e urgentes na sociedade.

Segundo informações do Programa de Ecoeficiência do Senac SP, “essas ações estão diretamente ligadas com as marcas formativas, como atitude sustentável, que são as bases de ensino da instituição”.

O Acordo de Cooperação Técnico-Educacional firmado entre a Ecofalante e o SENAC SP, válido para os próximos quatro anos, tem o objetivo de unir esforços para promover ações educacionais com finalidade pedagógica, “visando ao estímulo educacional e profissional dos alunos, desenvolvimento de know-how, bem como a aproximação com as práticas de mercado na área de sustentabilidade”. 

UFABC

Na Universidade Federal do ABC, um ciclo de debates em torno dos filmes da Mostra Ecofalante acontece nos dias 07, 08 e 09 de junho, às 19h, pelo canal da UFABC no Youtube, realizado pelo projeto de extensão “Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental – UFABC 2022”.

Os filmes que pautam os debates serão disponibilizados mediante a preenchimento do formulário de inscrição. Após preenchimento do formulário, será encaminhado o link e senha de acesso (no caso de filmes da plataforma Ecofalante Play) no e-mail-inscrito.

UFBA

Na Universidade Federal da Bahia, serão realizadas três mesas de diálogo compostas por acadêmicos, pesquisadores, formadores da área de Cinema e Educação, ativistas, representantes de ONGs e entidades governamentais, trazendo discussões com foco em Educação, Cultura, Inclusão Social, Nova Economia, Sustentabilidade do Brasil e do Planeta.

O evento pretende propiciar aos participantes um conjunto de reflexões que atravessam e costuram as temáticas dos filmes, desde as mais teóricas até as práticas cotidianas na perspectiva de construção de uma sociedade sustentável. O lançamento da programação acontece no dia 2 de junho, às 17h, e as mesas de diálogo acontecem nos dias 9/06, 15/06 e 20/06, das 13h às 14h30, de forma online pelo canal do Youtube da TV UFBA. Mais informações podem ser encontradas no site.

“Mais que Mel”, de Markus Imhoof

UFCAT

Os filmes do Especial Semana do Meio Ambiente serão utilizados em duas disciplinas de graduação da Universidade Federal de Catalão: Cinema e Narrativa na Formação do Professor e Fundamentos e Metodologia de História.

Segundo o Prof. Dr. Wolney Honório Filho, que ministra ambas as disciplinas, em Cinema e Narrativa na Formação do Professor os filmes “visam colaborar para a compreensão das relações históricas entre sociedade, desenvolvimento tecnológico, educação e meio ambiente”.

Já em Fundamentos e Metodologia de História, o objetivo é “colaborar para a compreensão do saber histórico na diversidade social, política, cultural, de gênero, cor, raça e ambiental, tendo em vista variados objetos, abordagens e problemas relacionados à transformação do saber ao ensino da história”.

UFG

Dois eventos serão realizados na Universidade Federal de Goiás – um com filmes do Especial Semana do Meio Ambiente e outro com títulos do acervo da Ecofalante Play, plataforma de streaming educacional gratuita da Ecofalante.

A Mostra de Cinema Ambiental – Exposições, Mostras, Oficinas será realizada entre os dias 6 à 21 de junho, com programação específica em dias determinados. A curadoria e realização é do projeto de extensão Sessão Corujinha e da Ecofalante junto ao Especial Semana do Meio Ambiente, através da plataforma de streaming educacional Ecofalante Play.

A Semana do Meio Ambiente do Instituto de Estudos Socioambientais acontecerá entre os dias 6 e 10 de junho, reunindo atividades remotas e presenciais. Além de exibições de filmes da Mostra Ecofalante – Especial Semana do Meio Ambiente, o evento contará com palestras, rodas de conversa, oficinas, um seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ciências do Fogo (NEPEF), plantio para arborização do Campus, assim como visitas a unidades educacionais para divulgação de projetos e oficinas temáticas sobre o meio ambiente.

UFSM

Na Universidade Federal de Santa Maria, o evento “Mostra Ecofalante – Especial Semana do Meio Ambiente e a África Contemporânea” será realizado junto ao projeto de extensão “Repensando a África e o Oriente Médio”. O intuito do evento é fomentar debates sobre questões africanas contemporâneas, de modo a estimular um maior interesse nos estudos africanos, em especial na área de Relações Internacionais.

Entre os dias 16 e 20 de junho, cinco rodas de conversa serão transmitidas pelo Youtube no canal do GECAP – Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa. Cada roda de conversa terá a duração de 1 hora, com possibilidade de estender o tempo, debatendo questões teóricas da área de Relações Internacionais sobre cada tema e discussões sobre os filmes. Os comentários do bate-papo no Youtube também serão levados para debate.

UFU

Na Universidade Federal de Uberlândia, três atividades acontecem nos dias 6, 8 e 9 de junho em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Promovida pelo curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária (EAS), do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia (Iciag/UFU), por meio do Diretório Acadêmico (DAAMB) e do PET EAS, a ação contará com uma sessão de filme a cada dia, seguida de debate com especialistas das temáticas. As exibições acontecem sempre às 18h30, no auditório 5O-B do Campus Santa Mônica.

Em formato presencial e aberta à sociedade, a ação terá emissão de certificado como atividade de extensão. Mais informações podem ser encontradas no site.

UNB

Na Universidade de Brasília, o projeto de extensão Cine ECCOAAMB pretende exibir e discutir um filme por mês com a temática da sustentabilidade na Semana de Meio Ambiente e Semana de Calouros de Ciências Ambientais.

O objetivo do projeto Cine ECCOAAMB é a disseminação do conceito de sustentabilidade para a população do Distrito Federal e a comunidade da Universidade de Brasília a partir da exposição de filmes sobre o tema, em parceria com a Ecofalante, o Centro de Desenvolvimento Sustentável e o Centro Acadêmico de Ciências Ambientais da Universidade de Brasília (CAAMB).

UniEVANGÉLICA

Na Universidade Evangélica de Goiás, o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) – Agnes Wadell Chagas e o Colégio Couto Magalhães, em parceria com o Programa Ecofalante Universidades, realizam o Cine Ambiental no dia 04 de junho, das 9h30 às 11h20. A atividade terá sessões de filmes e rodas de conversa com membros do NEA para as turmas do 9º ano do ensino fundamental e também para turmas do ensino médio.

O objetivo é sensibilizar os participantes na construção de pensamento crítico sobre as questões ambientais nacionais e globais, além de possibilitar o entendimento da necessidade de mudanças atitudinais. Foram escolhidos seis curtas disponibilizados na plataforma Ecofalante Play: De onde vem a água, Para Onde Foram As Andorinhas, Verde Chorume, Janelas Daqui, Auto-fitness e Mineiros.

UNILA

“Sociedades sustentáveis são diferentes de desenvolvimento sustentável? A tecnologia e o consumo consciente jogam qual papel na transição para sociedades sustentáveis quando falamos de resíduos? De que maneira as políticas públicas, a participação cidadã e a Educação Ambiental influenciam?”

A partir dos questionamentos acima, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana terá uma roda de conversa online, tendo como ponto de partida os filmes ”A Conspiração da Lâmpada” (2010) e ”Trashed – Para Onde Vai Nosso Lixo” (2012). Ao longo da conversa, será possível entender por que a questão dos resíduos é chave, conhecer exemplos inspiradores e saber como colaborar com a transição necessária para sociedades sustentáveis e regenerativas.

Será disponibilizada certificação aos participantes mediante inscrição e participação no evento.

USP

Na Universidade de São Paulo serão realizadas oito ações, incluindo webinários e sessões presenciais seguidas de debate. As atividades envolvem diversas unidades da USP, como a Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP), o Instituto de Biociências (IB), o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), além do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (Diversitas) e do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores (GPEAFE).

Em dezembro de 2018 foi firmado o Acordo de Cooperação Técnico-Educacional entre a Ecofalante e a Universidade de São Paulo, via SGA/USP (Superintendência de Gestão Ambiental) e no interesse da PRCEU/USP (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária). Como parte desta parceria, são traçados Planos de Trabalho bianuais delineando ações de acesso educativo aos conteúdos audiovisuais. Para maiores informações sobre o Acordo e as ações já realizadas, clique aqui.

No segundo semestre deste ano, será realizada também a 5ª edição da Mostra Ecofalante-USP e a Agenda 2030, evento que tem como foco a discussão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“Antropoceno: A Era Humana”, de Jennifer Baichwal, Nicholas de Pencier & Edward Burtynsky

Programa Ecofalante Universidades

As parcerias educacionais são fruto do Programa Ecofalante Universidades, criado em 2017 com o objetivo de levar para o ambiente educacional uma seleção de filmes que incitam a reflexão e o debate sobre questões atuais da realidade brasileira e mundial.

O Programa atende instituições públicas e privadas de ensino médio, técnico e superior de todo o país.  A partir dele, a Ecofalante proporciona às instituições parceiras acesso aos conteúdos audiovisuais, técnicos e educacionais que são utilizados em atividades dos três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, o Programa possui convênios de cooperação com Centro Paula Souza, Fundação Santo André, Senac SP, UFG, UFU, UNESP, e USP.

Em 2021, o Programa foi ampliado graças à criação da Ecofalante Play, plataforma de streaming exclusiva para uso educacional. A plataforma, que já conta com mais de 2 mil professores inscritos, possui um acervo de mais de 160 filmes brasileiros e internacionais que podem ser utilizados para discutir questões socioambientais contemporâneas.

O Programa Ecofalante Universidades é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. É uma apresentação da Valgroup e tem apoio da White Martins. A produção é da Doc & Outras Coisas e coprodução da Química Cultural. A realização é da Ecofalante e da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal.

Como participar

Todos as atividades educacionais são gratuitas – algumas acontecem em sala de aula, destinadas aos alunos, e outras são abertas ao público geral. Abaixo, incluiremos a programação das atividades abertas, que será atualizada ao longo do evento. Para acompanhar as novidades, você também pode seguir o Programa Ecofalante Universidades no Instagram.

Os filmes do Especial Semana do Meio Ambiente são disponibilizados gratuitamente na Mostra Ecofalante em datas específicas – a programação deles pode ser acessada no folder interativo do evento.

PROGRAMAÇÃO

03/06 (sexta-feira)

19h às 21h30 – UNILA
Cinedebate ”A questão dos resíduos na construção de sociedades sustentáveis” (sobre os filmes Trashed – Para Onde Vai Nosso Lixo? e A Conspiração da Lâmpada)
*Transmissão ao vivo pelo YouTube: https://youtu.be/SktdOY8jA_Q

06/06 (segunda-feira)

14h – Senac São José do Rio Preto
Debate sobre o filme Antropoceno: A Era Humana

19h – IB-USP
Debate sobre o filme Mais que Mel
*No Auditório da Zoologia

07/06 (terça-feira)

14h – Senac São José do Rio Preto
Debate sobre o filme A Conspiração da Lâmpada

19h – FZEA-USP
Debate sobre o filme Antropoceno: A Era Humana

19h – UFABC
Debate sobre o filme Era Uma Vez Uma Floresta
*Transmissão via Youtube

08/06 (quarta-feira)

19h – UFABC
Debate sobre o filme A Lei da Água – O Novo Código Florestal
*Transmissão via Youtube

09/06 (quinta-feira)

8h30 – Senac São José do Rio Preto
Debate sobre o filme Trashed – Para onde vai nosso lixo?

13h às 14h30 – UFBA
Debate sobre os filmes Frágil Equilíbrio, Trashed – Para Onde Vai Nosso Lixo?, Eldorado e Sobre a Violência
*Transmissão via Youtube

14h – Senac São José do Rio Preto
Debate sobre o filme O Caso do Chocolate

19h – UFABC
Debate sobre o filme Bag It
*Transmissão via Youtube

10/06 (sexta-feira)

8h30 – Senac São José do Rio Preto
Debate sobre o filme Sangue no Celular

11h – USP Bauru
Debate sobre o filme Trashed – Para onde vai nosso lixo?

13/06 (segunda-feira)

14h – Senac São José do Rio Preto
Debate sobre o filme O Caso do Chocolate

14/06 (terça-feira)

14h – Senac São José do Rio Preto
Debate sobre os filmes A Conspiração da Lâmpada e Sustentável

15/06 (quarta-feira)

IB-USP
Debate sobre o filme Sobre a Violência

13h às 14h30 – UFBA
Debate sobre os filmes Trashed – Para Onde Vai Nosso Lixo?, Frágil Equilíbrio, Eldorado e Sobre a Violência
*Transmissão via Youtube

19h – Diversitas-USP
Debate sobre o filme Safári
*Transmissão ao vivo pelo canal do Diversitas no Youtube
Mais informações no site

16/06 (quinta-feira)

19h – UFSM
Debate sobre o filme Sangue no Celular
*Transmissão ao vivo pelo canal do GECAP no Youtube

17/06 (sexta-feira)

19h – UFSM
Debate sobre o filme Safári
*Transmissão ao vivo pelo canal do GECAP no Youtube

18/06 (sábado)

19h – UFSM
Debate sobre o filme Sobre a Violência
*Transmissão ao vivo pelo canal do GECAP no Youtube

19/06 (domingo)

19h – UFSM
Debate sobre o filme Eldorado
*Transmissão ao vivo pelo canal do GECAP no Youtube

20/06 (segunda-feira)

8h30 – Senac São José do Rio Preto
Debate sobre o filme Frágil Equilíbrio

13h às 14h30 – UFBA
Debate sobre os filmes Eldorado, Sobre a Violência, Frágil Equilíbrio e Trashed – Para Onde Vai Nosso Lixo?
*Transmissão via Youtube

14h – Senac São José do Rio Preto
Debate sobre o filme Sangue no Celular

19h – UFSM
Debate sobre o filme O Caso do Chocolate
*Transmissão ao vivo pelo canal do GECAP no Youtube

21/06 (terça-feira)

19h30 – Senac São José do Rio Preto
Debate sobre o filme Frágil Equilíbrio