13 de novembro de 2018

Concurso Curta Ecofalante abrirá inscrições a partir de fevereiro

O concurso premia curtas-metragens sobre temas socioambientais feitos por estudantes

Estudantes de graduação, ensino médio, cursos técnicos ou cursos livres de cinema terão mais uma vez a chance de participar do mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais. O Concurso Curta Ecofalante, um programa competitivo da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, receberá inscrições entre 11 fevereiro e 11 de março de 2019.

Serão aceitos filmes de até 30 minutos de duração, feitos por estudantes brasileiros de qualquer instituição de ensino do Brasil. O critério de seleção será a qualidade cinematográfica do trabalho e a relevância do tema, que deve abordar uma questão socioambiental, mas não se limitar a ela necessariamente, como água, urbanização, transporte, mobilidade, recursos naturais, energia, agricultura, mudanças climáticas, consumo, ativismo, biodiversidade, trabalho, povos e lugares, entre outros.

Os filmes selecionados farão parte da programação da 8ª edição da Mostra, que será realizada em junho de 2019, e concorrerão aos seguintes prêmios: Melhor Curta Ecofalante na Categoria Universitário, Ensino Técnico e Cursos Livres de Cinema – com prêmio de R$ 3.000,00 -, Melhor Curta Ecofalante na Categoria Ensino Médio e Melhor Filme pelo Público.

O Concurso Curta Ecofalante foi criado em 2015 com o objetivo de estimular a produção audiovisual brasileira, incentivando aqueles que estão no início de suas carreiras. Na última edição, foram recebidos trabalhos de mais de 40 instituições de ensino de 17 estados brasileiros, contemplando todas as regiões do Brasil. O curta “Xavante: memória, cultura e resistência”, de Gilson Costa (UFMT), foi o vencedor dos prêmios de Melhor Filme pelo júri e pelo público, e “Dos antigos aos filhos do amanhã”, de Leonardo Gelio (PUC-RJ), recebeu menção honrosa do júri.