26 de agosto de 2022

Ecofalante participa da mostra Cinema Pensa Brasil, organizada pelo Cinusp

Evento exibe dez filmes gratuitamente a partir do dia 29 de agosto

Entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro o CINUSP exibe a mostra Cinema Pensa Brasil, em parceria com o IEB (Instituto de Estudos Brasileiros), integrando o projeto USP Pensa Brasil. As sessões ocorrem no complexo do Anfiteatro Camargo Guarnieri, são gratuitas e abertas ao público.

A mostra conta com 10 longas-metragens, entre ficções e documentários, que contemplam as múltiplas facetas do Brasil como uma grande e variada nação, buscando uma reflexão sobre temáticas urgentes como as questões de território, da luta indígena, das disparidades de raça e classe, bem como do entrave político dos últimos anos.

Entre as produções selecionadas tem destaque a restauração em 4K do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, considerado um marco do cinema novo.

O público ainda poderá conferir a pré-estreia de Os Segredos de Putumayo, com a presença do diretor Aurélio Michilis e o ator Stephen Rea

A exibição do filme O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, será contemplada por uma palestra do professor Ismail Xavier, teórico no campo de estudos cinematográficos e professor de cinema brasileiro.

Os filmes Adeus, Capitão e Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra é Nossa! são exibidos em parceria com a Ecofalante, organização da sociedade civil que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade e que realiza a Mostra Ecofalante de Cinema, o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais. 

A programação ainda conta com os filmes A Negação do Brasil; AlvoradaSerras da Desordem; Voltei! e O bandido da Luz Vermelha.
A mostra Cinema Pensa Brasil acontece entre os dias 29 de agosto e 09 de setembro. O CINUSP funciona de segunda a sexta-feira, com sessões às 16h e às 19h. A entrada é aberta ao público e gratuita. A sala nova fica na Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, dentro do centro cultural Camargo Guarnieri no campus Butantã da USP.

Confira a programação completa: https://www.pensabrasil.usp.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=1801