21 de abril de 2023

Mostra Ecofalante de Cinema chega a Camaçari e Dias D’Ávila

14 filmes de temática socioambiental serão exibidos de forma gratuita na região metropolitana 

* “Amazônia, A Nova Minamata?”, obra mais recente do consagrado cineasta Jorge Bodanzky, é uma das atrações

* Serão realizadas exibições e debates em universidades e sessões educativas para alunos da rede municipal

* A programação inclui três animações para o público infanto-juvenil

* Produções premiadas em festivais nacionais e internacionais também farão parte do evento

Em abril e maio, as cidades de Camaçari e Dias D’Ávila receberão sessões da Mostra Ecofalante de Cinema, considerada como um dos maiores festivais do Brasil e o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais.

Totalmente gratuito, o evento exibirá 14 filmes em diversos espaços culturais e educacionais das cidades, incluindo obras premiadas em festivais nacionais e internacionais. 

“BR Acima de Tudo”, de Fred Rahal Mauro

Em Camaçari, o evento acontece entre os dias 24 e 29 de abril, com sessões no Teatro Alberto Martins, no Teatro Cidade do Saber, no Teatro da Pracinha da Cultura, no Centro Universitário UniFamec e nos campi de Camaçari do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). As exibições terão a participação das escolas da rede pública municipal, com alunos do ensino fundamental II nas manhãs e tardes e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na parte da noite. A previsão é de que o evento atinja mais de 4000 alunos. Também participam do evento estudantes da UNEB, do IFBA, da UniFamec e do campus de Camaçari da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Em Dias D’Ávila, a Mostra será realizada entre 24 de abril a 05 de maio, na Praça do CEU – Varginha. As sessões terão a participação de alunos do ensino fundamental I e II das escolas da rede pública municipal, com estimativa da presença de mais de 1200 alunos.

As atividades fazem parte da Mostra Ecofalante de Cinema – Bahia 2023, que tem início em Salvador entre os dias 12 e 23 de abril no Cine Metha – Glauber Rocha, na Sala Walter da Silveira e em mais 15 espaços culturais e educacionais da cidade. O evento também chega no Recôncavo da Bahia no segundo semestre, com sessões em Cachoeira (31 de julho a 9 de agosto) e Cruz das Almas (31 de julho a 10 de agosto).

“Amazônia, a Nova Minamata?”, de Jorge Bodanzky

Destaques da programação

Uma das grandes atrações do evento é “Amazônia, A Nova Minamata?”, o mais recente filme do consagrado diretor Jorge Bodanzky, que acompanha a saga do povo Munduruku para conter o impacto destrutivo do garimpo de ouro em seu território ancestral.

Entre os títulos programados também estão filmes vencedores da edição de 2022 da Mostra Ecofalante de Cinema. É o caso do pernambucano “O Bem Virá”, de Uilma Queiroz, eleito o melhor longa-metragem da competição latino-americana do evento, sobre a luta de mulheres pela sobrevivência no Sertão do Pajeú. O melhor curta-metragem da mesma competição foi o paraense “Mensageiras da Amazônia: Jovens Munduruku Usam Drone e Celular para Resistir às Invasões”, de Joana Moncau, Elpida Nikou e Coletivo Audiovisual Munduruku Daje Kapap Eypi, que registra ações para proteger a Amazônia e defender o território de invasores, sobretudo de madeireiros e garimpeiros. Já o mineiro “Lavra”, de Lucas Bambozzi, que conquistou o prêmio do público, investiga as consequências do maior crime ambiental do Brasil. 

Ainda entre os destaques da Mostra Ecofalante 2022 está “Rolê – Histórias dos Rolezinhos”, de Vladimir Seixas, que retrata o movimento de ocupações nos shoppings que escancarou as barreiras impostas pela discriminação racial e exclusão social. O filme, que recebeu uma menção honrosa do júri oficial do evento, acompanha a vida e as lembranças de três personagens negras que participaram destas ocupações e enfrentaram situações traumáticas de racismo. Da diretora Susanna Lira, a Mostra apresenta “A Mãe de Todas as Lutas”, sobre a trajetória de Shirley Krenak e Maria Zelzuita, mulheres que estão à frente da luta pela terra no Brasil. 

“Lavra”, de Lucas Bambozzi

A programação inclui ainda “Ladrões do Tempo”, uma coprodução Espanha/França dirigida por Cosima Dannoritzer que investiga como o tempo se tornou um recurso cobiçado; “BR Acima de Tudo”, de Fred Rahal Mauro, que trata dos impactos da possível expansão da rodovia BR-163, cujo traçado corta a floresta amazônica em direção à fronteira com o Suriname; “Descarte”, de Leonardo Brant, um documentário sobre o drama social do lixo apresentado a partir de histórias inspiradoras de artistas, designers, artesãos e ativistas que transformam materiais recicláveis com inovação e sensibilidade; “Patxohã – Língua de Guerreiros”, de Claudiney Ferreira, que retrata o povo Pataxó, localizado no litoral do sul da Bahia e no norte de Minas Gerais, no processo de retomada de sua língua; e o alemão “Auto-Fitness”, de Alejandra Tomei & Alberto Couceiro, um filme sobre a opressiva loucura cotidiana e o automatismo em que somos forçados a viver, trabalhar, respirar, pensar e existir. 

Para o público infantil, a Mostra exibe três animações. O brasileiro “Perlimps”, dirigido por Alê Abreu, conta a história de aventura e fantasia de Claé e Bruô, agentes secretos de reinos rivais que precisam unir forças e superar suas diferenças. Programada com apoio da Embaixada da França no Brasil, a animação “A Viagem do Príncipe“, dirigida por Jean-François Laguionie e Xavier Picard, mostra as aventuras e os preconceitos enfrentados por um príncipe numa terra estrangeira, de cultura e hábitos diferentes e que se construiu em oposição à natureza. Já “Zarafa”, de Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie, traz a história da amizade entre Maki, de apenas 10 anos, e Zarafa, uma girafa órfã. 

“Zarafa”, de Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie

Debates

Em Camaçari, o evento inclui ainda debates com professores das universidades participantes, que acontecem após as sessões de filmes.

No dia 27 de abril (quinta-feira), às 13h30, a exibição do filme “Descarte” no Teatro Cidade do Saber será seguida por um debate com docentes da UFBA Camaçari. A atividade conta com a participação da Profª. Joyce Azevedo (Engenheira de Materiais, Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais e professora do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICTI-UFBA), Prof. Cristiano Araújo (Geógrafo, Mestre em Ciências Sociais, Doutor em Geografia, Pós-doutorando em Economia e professor substituto do ICTI-UFBA) e mediação da Profª Carina Silveira (Designer, pós-graduada em Design de Produto, Mestre em Mecatrônica, Doutora em Artes Visuais e professora titular da UFBA).

Na UNEB Camaçari, as duas sessões do filme “Auto-Fitness” serão seguidas por debates, com participação da Profª. Ana Lívia Braga na segunda-feira (24/04, às 12h) e o Prof. Uirá Menezes na quarta-feira (26/04, às 12h).

“Ladrões do Tempo”, de Cosima Dannoritzer

A Mostra Ecofalante de Cinema – Bahia 2023 é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Nas cidades de Camaçari e Dias D’Ávila, o evento tem patrocínio da BASF e apoio da Valgroup e da Drogasil. Tem apoio institucional da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Camaçari e da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Dias D’Ávila, do Governo do Estado da Bahia – por meio da Diretoria de Audiovisual (Dimas), da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), da Fundação Pedro Calmon (FPC) e das Secretarias de Cultura, Meio Ambiente e Educação -, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Embaixada da França e Programa Ecofalante Universidades. A produção é da Doc & Outras Coisas e a coprodução é da Química Cultural. A realização é da Ecofalante e do Ministério da Cultura.

A programação do evento pode ser acessada pelo endereço ecofalante.org.br/programacao

Serviço
Mostra Ecofalante de Cinema – Bahia 2023
Camaçari – 24 a 29 de abril
Dias D’Ávila – 24 de abril a 05 de maio
www.ecofalante.org.br
programação gratuita