O período de inscrições vai de 15 de novembro de 2019 a 15 de janeiro de 2020
A Mostra Ecofalante de Cinema abre as inscrições para a Competição Latino-Americana de sua 9ª edição no dia 15 de novembro.
Serão aceitas obras latino-americanas, finalizadas a partir de 2018 e que não foram exibidas comercialmente na cidade de São Paulo antes da data do festival. Não há restrições quanto a gênero ou duração. Os filmes devem tratar de temáticas socioambientais tais como: energia, água, mudanças climáticas, consumo, povos e lugares, ativismo socioambiental, resíduos sólidos, contaminação ou poluição, políticas públicas socioambientais, questões urbanas, mobilidade, habitação, alimentação, economia, globalização, vida selvagem, sustentabilidade, entre outras.
Os selecionados concorrem nas categorias Melhor Longa-Metragem Pelo Júri (a partir de 60 minutos), com prêmio de R$15.000,00; Melhor Curta-Metragem Pelo Júri (até 59 minutos), com prêmio de R$5.000,00; e Melhor Filme Pelo Público. A critério do júri, poderão ser concedidas menções honrosas.
Os interessados podem inscrever seus filmes até o dia 15 de janeiro de 2020. A 9ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema acontecerá em junho de 2020, com toda a programação gratuita.
O regulamento, formulário de inscrição e outras informações estão disponíveis aqui.
Sobre a Mostra
A Mostra Ecofalante de Cinema é o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais. Realizado anualmente desde 2012, o evento contribui para a difusão de importantes e premiadas obras cinematográficas raras ao público brasileiro. Através de filmes e debates gratuitos, a Mostra amplia e enriquece discussões ambientais que envolvem a totalidade de nossa sociedade.
Além da competição, a programação conta com o Panorama Internacional Contemporâneo (não competitivo), que apresenta os mais novos filmes dos principais festivais de cinema e documentário do mundo; o Panorama Histórico, com filmes clássicos de diretores renomados que nos oferecem um outro olhar para a questão ambiental; a Homenagem a um diretor de relevância histórica para a causa; o Concurso Curta Ecofalante, que incentiva produções audiovisuais em escolas e universidades; e a Mostra Escola e o Programa Ecofalante Universidades, que levam filmes e debates para dentro do ambiente de ensino.
Em todas as noites do evento, a Mostra promove debates que partem dos filmes exibidos e contam com a participação de especialistas, pesquisadores, críticos e convidados especiais – diretores e produtores nacionais e internacionais – que também acompanham as sessões de seus filmes para conversas com o público.
O festival é organizado pela Ecofalante, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo a educação para o desenvolvimento sustentável.