15 de outubro de 2021

Ecofalante inicia convênio com o Senac

Debates sobre consumo consciente marcam início do acordo de cooperação entre as instituições

Neste 15 de outubro, data em que é celebrado no Brasil o Dia dos Professores e o Dia do Consumo Consciente, quatro cine-debates em parceria com a Ecofalante acontecem no Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, nas unidades de Jabaquara, Santo Amaro, Osasco e Campinas. Realizadas em formato híbrido, as atividades têm como ponto de partida o filme “Descarte”, de Leonardo Brant, um documentário sobre o drama social do lixo apresentado a partir de histórias inspiradoras de artistas, designers, artesãos e ativistas que transformam materiais recicláveis com inovação e sensibilidade.

No dia anterior, 14 de outubro, um debate também aconteceu no Senac Primavera, após a exibição do filme “O Custo do Vício Digital”. Dirigido por Sue Williams, o documentário norte-americano revela como até o menor aparelho eletrônico carrega custos fatais para o meio-ambiente e para nossa saúde.

Este ciclo de atividades marca o início do convênio entre a Ecofalante e o Senac, consolidado através de um Acordo de Cooperação Técnico-Educacional assinado pelas duas instituições em agosto.

O objetivo do acordo, válido para os próximos cinco anos, é unir esforços para promover ações educacionais com finalidade pedagógica, “visando ao estímulo educacional e profissional dos alunos, desenvolvimento de know-how, bem como a aproximação com as práticas de mercado na área de sustentabilidade”. A programação das atividades é pautada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU na Agenda 2030.

Programa Ecofalante Universidades

O acordo de cooperação entre a Ecofalante e o Senac foi possibilitado pelo Programa Ecofalante Universidades, criado em 2017 com o objetivo de levar para o ambiente educacional uma seleção de filmes que incitam a reflexão e o debate sobre questões atuais da realidade brasileira e mundial.

O Programa atende instituições públicas e privadas de ensino médio, técnico e superior de todo o país, proporcionando acesso a conteúdos audiovisuais, técnicos e educacionais que são utilizados em atividades dos três pilares: ensino, pesquisa e extensão.

Em 2021, o Programa foi ampliado graças à criação da Ecofalante Play, plataforma de streaming exclusiva para uso educacional. A plataforma, que já conta com mais de 2.100 professores inscritos em 670 instituições de ensino, possui um acervo de mais de 130 filmes brasileiros e internacionais que podem ser utilizados para discutir questões socioambientais contemporâneas.