3 de outubro de 2022

5ª edição da Mostra Ecofalante-USP põe em pauta a Agenda 2030

*Com filmes e debates gratuitos, evento discute os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

*A Mostra é aberta ao público e conta com atividades presenciais e online

*Serão 23 encontros que contarão com a participação de pesquisadores e professores de diversas unidades da USP

Entre os dias 04 e 27 de outubro, a Mostra Ecofalante USP e a Agenda 2030 chega à sua 5ª edição. Realizado pela Ecofalante em parceria com a Superintendência de Gestão Ambiental e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, o evento promove atividades gratuitas de forma presencial e online, com o intuito de fomentar discussões sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU na Agenda 2030.

As discussões serão promovidas por meio de exibições de filmes relacionados ao tema, seguidas de debates com professores e pesquisadores. Este ano, a Mostra conta com 23 ações organizadas por 14 grupos da USP, envolvendo diversos campi, unidades e grupos de pesquisa. No interior de São Paulo, serão realizadas atividades nos campi de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto; na capital, acontecem sessões organizadas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), a Escola Politécnica (Poli), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), a Faculdade de Saúde Pública (FSP), o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), o Instituto de Biociências (IB), o Instituto de Energia e Ambiente (IEE), o Núcleo de Estudos das Diversidades, das Intolerâncias e dos Conflitos (Diversitas) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e a Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) por meio do programa USPSusten.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi criada pela ONU em 2015 como um plano de ação para os próximos 15 anos com objetivos que visam o desenvolvimento sustentável do planeta. São 17 ODS que abrangem temas como a erradicação da pobreza, combate às mudanças climáticas, conservação de recursos naturais e redução de desigualdades. A Mostra Ecofalante-USP e a Agenda 2030 surgiu com a intenção de trazer esses temas para a universidade e proporcionar debates de forma plural e multidisciplinar. Realizado anualmente desde 2018, o evento já promoveu mais de 80 atividades e atingiu um público de mais de 12 mil pessoas.

Destaques da programação

O evento contará com a exibição de filmes nacionais e internacionais sobre diversos temas ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Um dos destaques da programação é “A Campanha Contra o Clima” (2020), de Mads Ellesøe. Selecionado para os festivais IDFA–Amsterdã e CPH:DOX, o longa revela a campanha, patrocinada secretamente pelas maiores petroleiras do planeta, de negação da causa antrópica do aquecimento global, retardando em mais de 30 anos as ações contra a crise do clima.

O documentário “Amazônia Sociedade Anônima”, que foi vencedor do prêmio One World Media Awards na categoria Impacto Ambiental, também será exibido no evento. Dirigido por Estêvão Ciavatta, o filme focaliza índios e ribeirinhos que, em uma união inédita liderada pelo Cacique Juarez Saw Munduruku, enfrentam máfias de roubo de terras e desmatamento ilegal para salvar a Floresta Amazônica.

Dirigido pela premiada diretora Cosima Dannoritzer, “Ladrões do Tempo” (2018) é uma coprodução Espanha/França que investiga como o tempo se tornou uma nova fonte cobiçada. A obra ouve especialistas para revelar o quanto a monetização do tempo, por um sistema econômico agora predominante, afeta a vida cotidiana. 

O espetacular “Era Uma Vez Uma Floresta” (2013), do francês Luc Jacquet (vencedor do Oscar por “A Marcha dos Pinguins”), propõe uma imersão sensorial no mundo das plantas, acompanhando o trabalho e as reflexões do botânico Francis Hallé em torno da importância da biodiversidade e da manutenção do ciclo de vida nas florestas. 

Destacam-se ainda “A Era das Consequências” (2017), uma investigação sobre os impactos das mudanças climáticas em conflitos ao redor do mundo, e “O Custo do Transporte Global” (2016), uma audaciosa investigação sobre o funcionamento e a regulamentação da indústria de navios.

“Era Uma Vez Uma Floresta”

Parceria Ecofalante e USP

A Mostra Ecofalante-USP e a Agenda 2030 é fruto do Acordo de Cooperação Técnico-Educacional entre a Ecofalante e a USP, consolidado em 2018 por meio do Programa Ecofalante Universidades, da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA-USP) e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU-USP). 

Para a professora Fernanda Brando, curadora do acordo, o objetivo da Mostra é “difundir conhecimentos por meio de filmes, webinários, debates e atividades educativas, em que a Universidade discute com a comunidade interna e externa importantes temas sobre a sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, social e econômica, mostrando para a sociedade o comprometimento da universidade pública e de qualidade. O evento procura estimular, por meio de exibições de filmes seguidas de debates, a reflexão sobre os 17 ODS.”

Entre as atividades desta edição estão três webinários que contarão com a participação de pesquisadores de pós-doutorado que integram o Programa USPSusten, lançado este ano pela SGA-USP. De acordo com a professora Tamara Gomes, coordenadora do programa, o USPSusten “tem por finalidade gerar conhecimento para a construção de sociedades sustentáveis, a conservação do meio ambiente e a formação de recursos humanos comprometidos com tais objetivos. O foco está no desenvolvimento de pesquisas aplicadas e que contribuam para ações estratégicas da USP em planejamento, sustentabilidade, ciência e inovação”.

Segundo a superintendente de Gestão Ambiental, professora Patrícia Iglecias, “Neste ano de 2022, comemoramos os dez anos da SGA ampliando nossa atuação para além da gestão interna da Universidade, passando a pensar também em como a USP pode e deve se conectar ao que está acontecendo no mundo, na nossa realidade, especialmente, no contexto das mudanças climáticas. Portanto, ter a comunidade USP e os pós-docs do Programa USPSusten nesta 5ª Mostra só acrescenta em nossas iniciativas para ampliar o diálogo com a sociedade”. 

“Ladrões do Tempo”

Como participar

O evento tem entrada gratuita e é aberto ao público geral. Os locais das atividades presenciais e os links para as transmissões ao vivo dos debates online estão indicados na programação abaixo.

Nas atividades online, é necessário preencher um formulário de inscrição para ter acesso à exibição dos filmes (o formulário está disponível aqui). No caso dos webinários do programa USPSusten, as inscrições serão feitas via Sympla – os links estão indicados em cada sessão na programação abaixo.

Serviço

5ª Mostra Ecofalante USP e a Agenda 2030
04 a 27 de outubro
Atividades presenciais e online – Entrada gratuita
Inscrições para assistir aos filmes online: https://bit.ly/3rpTLbM
Inscrições para os webinários do USPSusten: bit.ly/sustsocial-vmostra,  bit.ly/susteconomica-vmostra e  bit.ly/sustambiental-vmostra

O Programa Ecofalante Universidades é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. É uma apresentação da Valgroup e tem apoio da White Martins. A produção é da Doc & Outras Coisas e coprodução da Química Cultural. A realização é da Ecofalante, da Secretaria Especial de Cultura e do Ministério do Turismo.

Confira a programação completa:

⠀⠀

PROGRAMAÇÃO

⠀⠀

Atividades presenciais

ORGANIZAÇÃO: Faculdade de Saúde Pública (FSP)
SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE
DATA E HORÁRIO: 04/10 (terça-feira), 12h30
DEBATEDORES: Wanda Günther, Miriam Lopes da Silva, Thiago Nogueira (Mediador)
FILME: Descarte
ODS: 12
LOCAL: Anfiteatro Paula Souza – FSP/USP

SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE
DATA E HORÁRIO: 06/10 (quinta-feira), 16h
DEBATEDORES: Helena Ribeiro, Anne Slovic, Thiago Nogueira (Mediador)
FILME: Obrigado, Chuva
ODS: 2, 10, 13
LOCAL: Sala Paulo Fortes – FSP/USP

SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE
DATA E HORÁRIO: 07/10 (sexta-feira), 12h
DEBATEDORES: Adelaide Nardocci, Maria Tereza Pepe Razzolini, Wanderley da Silva Paganini, Thiago Nogueira (Mediador)
FILME: Água Mole Pedra Dura
ODS: 6, 7
LOCAL: Anfiteatro Paula Souza – FSP/USP

ORGANIZAÇÃO: Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP)
SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE: Economia Gig, Uberização e a Precarização do Trabalho
DATA E HORÁRIO: 10/10 (segunda-feira), 18h30
DEBATEDORES: Clarissa Dourado Freire e Gustavo Mendonça Ferratti
FILME: GIG – A Uberização do Trabalho
ODS: 8
LOCAL: Anfiteatro do Bloco D – FDRP

ORGANIZAÇÃO: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)
SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE
DATA E HORÁRIO: 11/10 (terça-feira), 15h30
DEBATEDORAS: Wânia Duleba e Sylmara Gonçalves Dias
FILME: História do Plástico
ODS: 7, 12, 14
LOCAL: EACH – Edifício 11 – 1º andar – Sala 102

ORGANIZAÇÃO: Escola de Engenharia de Lorena (EEL)
SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE
DATA E HORÁRIO: 11/10 (terça-feira), 10h
DEBATEDORES (AS): Eliane Corrêa Pedrozo e outros (em definição).
FILME: A Campanha Contra o Clima
ODS: 13, 16
LOCAL: Auditório do Polo de Computação – EEL

ORGANIZAÇÃO: IAG
SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE: Piquenique Científico
DATA E HORÁRIO (SESSÃO): 13/10 (quinta-feira), 18h
LOCAL (SESSÃO): Auditório Prof. Dr. Paulo Benevides Soares (Bloco G) – IAG/USP.
DATA E HORÁRIO (DEBATE): 22/10 (sábado), 12h
LOCAL (SESSÃO): no IAG ao ar livre
DEBATEDORA: Márcia Akemi Yamasoe e estudantes de Meteorologia do IAG
FILME: A Era das Consequências
ODS: 10, 13

ORGANIZAÇÃO: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE
DATA E HORÁRIO: 14/10 (sexta-feira), 17h
DEBATEDORAS: Maria Beatriz Cruz Rufino, Giselle Beiguelman e Ana Carolina Ribeiro da Costa
FILME (S): GIG – A Uberização do trabalho
ODS: 8
LOCAL: Sala 807 – Edifício Vilanova Artigas – FAU

ORGANIZAÇÃO: Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” de Piracicaba (ESALQ)
SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE: CINEsalq: Mostra Ecofalante de Cinema
DATA E HORÁRIO: 17/10 (segunda-feira), 19h
DEBATEDORA: Jussara Borges Regitano
FILME: O Veneno Está na Mesa
ODS: 2, 3, 12
LOCAL: Sala 7 – Central de Aulas da Esalq

ORGANIZAÇÃO: Escola de Engenharia de Lorena (EEL)
SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE
DATA E HORÁRIO: 18/10 (terça-feira), 14h
DEBATEDORAS: Eliane Corrêa Pedrozo e Érica Leonor Romão
FILME: A Campanha Contra o Clima
ODS: 13, 16
LOCAL: Auditório na Área II – EEL

SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE
DATA E HORÁRIO: 18/10 (terça-feira), 19h
DEBATEDORAS: Eliane Corrêa Pedrozo e Érica Leonor Romão.
FILME: Beleza Tóxica
ODS: 3, 5, 12, 16
LOCAL: Sala 210 da Área I – EEL

ORGANIZAÇÃO: Instituto de Biociências (IB)
SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE
DATA E HORÁRIO: 19/10 (quarta-feira), 14h
DEBATEDORES (AS): Integrantes da CAMBio
FILME: Para Onde Foram as Andorinhas?
ODS: 2, 3, 15
LOCAL: Auditório Geral da Botânica – IB

ORGANIZAÇÃO: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB)
SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE: Roda de Conversa – Questões de gênero e Mobilização social: enquanto Universidade, como se articular?
DATA E HORÁRIO: 20/10 (quinta-feira), 19h30
DEBATEDORES: André Luís Shinohara e Coletivo Filhos da África
FILME: Estamos Todos Aqui
ODS: 5, 10, 11
LOCAL: Centro Cultural da PUSP/Bauru

ORGANIZAÇÃO: FAU
SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE *
DATA E HORÁRIO: 21/10 (sexta-feira), 17h
DEBATEDORES: Mariana Fix e Eugênio Bucci
FILME: Ladrões do Tempo
ODS: 3, 8, 12
LOCAL: Sala 807 – Edifício Vilanova Artigas – FAU
* Além da sessão presencial, o documentário poderá ser acessado de forma online via preenchimento de formulário em bit.ly/v-mostra-links. O filme estará disponível de das 0h de 11/10 às 23h59 de 17/10.

ORGANIZAÇÃO: Instituto de Biociências (IB)
SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE
DATA E HORÁRIO: 24/10 (segunda-feira), 17h
DEBATEDORES: Lucas Almeida e Ana Lopes
FILME: Solo Fértil
ODS: 2, 13, 15
LOCAL: Auditório Sérgio Vanin – Prédio da Zoologia – IB 

ORGANIZAÇÃO: Escola de Engenharia de Lorena (EEL)
SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE
DATA E HORÁRIO: 25/10 (terça-feira), 8h
DEBATEDORES (AS): Eliane Corrêa Pedrozo e Anne Carolina Lopes dos Santos
FILME: A Campanha Contra o Clima
ODS: 13, 16
LOCAL: Sala 107 – Prédio Cotel – EEL

SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE
DATA E HORÁRIO: 25/10 (terça-feira), 19h
DEBATEDORAS: Eliane Corrêa Pedrozo e Teresa Cristina Brazil de Paiva
FILME: Solo Fértil
ODS: 2, 13, 15
LOCAL: Sala 207 da Área I – EEL

SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE
DATA E HORÁRIO: 26/10 (quarta-feira), 10h
DEBATEDORAS: Eliane Corrêa Pedrozo e Erika Pettermann da Silva
FILME: Beleza Tóxica
ODS: 3, 5, 12, 16
LOCAL: Sala 107 da Área I – Prédio Cotel – EEL

⠀⠀

Atividades online

ORGANIZAÇÃO: Núcleo de Estudos das Diversidades, das Intolerâncias e dos Conflitos (Diversitas)/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)
WEBINÁRIO
DATA E HORÁRIO: 18/10 (terça-feira), 19h
DEBATEDORES: Paulo Farah, Carlos Cardozo Coelho e Maria Alice da Silva.
FILME: A História do Porco (Em Nós)
DISPONÍVEL PARA ASSISTIR: das 0h de 15/10 às 23h59 de 21/10/22 (mediante inscrição em https://bit.ly/3rpTLbM)
ODS: 2, 12
LINK PARA TRANSMISSÃO: www.youtube.com/c/DIVERSITASUSP

ORGANIZAÇÃO: Escola Politécnica (Poli)
WEBINÁRIO: Cadeia de valor – Inovação, competitividade e desafios sustentáveis
DATA E HORÁRIO: 18/10 (terça-feira), 19h
DEBATEDORES: Eurípedes Gomes e Roberta de Castro Souza Piao
FILME: O Custo do Transporte Global 
DISPONÍVEL PARA ASSISTIR: das 0h de 15/10 às 23h59 de 21/10/22 (mediante inscrição em https://bit.ly/3rpTLbM)
ODS: 8, 9, 14
LINK PARA TRANSMISSÃO: www.youtube.com/channel/UCrlvDFZTOBQqD8wyplr-hLg 

ORGANIZAÇÃO: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos de Pirassununga (FZEA)
WEBINÁRIO
DATA E HORÁRIO: 19/10 (quarta-feira), 19h
DEBATEDORES: Diego Lima Medeiros e Ana Paula Pereira Carvalho
FILME: O Custo do Vício Digital
DISPONÍVEL PARA ASSISTIR: das 0h de 16/10 às 23h59 de 22/10/22 (mediante inscrição em https://bit.ly/3rpTLbM)
ODS: 3, 8, 12, 16
LINK PARA TRANSMISSÃO: www.youtube.com/channel/UC3A3Nu66OKobq82eaCiDOIA 

ORGANIZAÇÃO: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)/Instituto de Energia e Ambiente (IEE)
WEBINÁRIO
DATA E HORÁRIO: 25/10 (terça-feira), 14h30
DEBATEDOR: André Felipe Simões
FILME: A Era das Consequências
DISPONÍVEL PARA ASSISTIR: o filme será exibido na Sala do Google Meet, antes do debate
ODS: 10, 13
SALA DO WEBINÁRIO: meet.google.com/ygf-kmzr-zhe

ORGANIZAÇÃO: Escola Politécnica (Poli)
WEBINÁRIO: DescARTE
DATA E HORÁRIO: 26/10 (quarta-feira), 18h
DEBATEDORA: Teresa Cristina Carvalho, Ilse Maria Biasin Guimarães e Walter Rodrigues
FILME (S): Descarte
DISPONÍVEL PARA ASSISTIR: das 0h de 16/10 às 23h59 de 22/10/22 (mediante inscrição em https://bit.ly/3rpTLbM)
ODS: 12
SALA DO WEBINÁRIO: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/lassu 

⠀⠀

Webinários USPSusten

ORGANIZAÇÃO: Superintendência de Gestão Ambiental (SGA)/USP Susten
WEBINÁRIO: Sustentabilidade Social
DATA E HORÁRIO: 14/10 (sexta-feira), 15h
DEBATEDORES: Leonardo Capeleto de Andrade e Eduardo Augusto Geraque
FILME: Amazônia Sociedade Anônima
DISPONÍVEL PARA ASSISTIR: das 0h de 11/10 às 23h59 de 17/10/22 (mediante inscrição em bit.ly/sustsocial-vmostra)
ODS: 11, 15, 16
LINK PARA TRANSMISSÃO: https://www.youtube.com/watch?v=egfu7rIag_Y

WEBINÁRIO: Sustentabilidade Econômica
DATA E HORÁRIO: 20/10 (quinta-feira), 16h
DEBATEDORES (AS): Thais Diniz Oliveira e Alexandre de Oliveira e Aguiar
FILME (S): A Campanha Contra o Clima
DISPONÍVEL PARA ASSISTIR: das 0h de 17/10 às 23h59 de 23/10/22 (mediante inscrição em bit.ly/susteconomica-vmostra)
ODS: 13, 16
LINK PARA TRANSMISSÃO: https://www.youtube.com/watch?v=o81soomaZ-Y

WEBINÁRIO: Sustentabilidade Ambiental
DATA E HORÁRIO: 24/10 (segunda-feira), 14h
DEBATEDORES (AS): Nina Lys de Abreu Nunes e Roberta Montanheiro Paolino
FILME (S): Era uma Vez uma Floresta
DISPONÍVEL PARA ASSISTIR: das 0h de 21/10 às 23h59 de 27/10/22 (mediante inscrição em bit.ly/sustambiental-vmostra)
ODS: 13
LINK PARA TRANSMISSÃO: https://www.youtube.com/watch?v=c6eKw3RImk4