Sociobiodiversidade

Os Povos Tradicionais no Front de Batalha

Este ano, os filmes da temática “Sociobiodiversidade" - uma nova nomenclatura adotada pela Mostra que incorpora a ação equilibrada do ser humano na biodiversidade, como é o caso do uso e manejo dos recursos naturais pelas populações tradicionais, por exemplo- vão em duas direções: a da mobilização social na luta pela terra e da proteção dos animais, e a do impacto irreversível da atividade humana na terra, possivelmente criando até uma nova era geológica: o “antropoceno”.


O filme que precederá e pautará o debate, A Luta de Silas, é um retrato do ativista ambiental liberiano Silas Siakor e de sua luta contra o desmatamento das florestas que cobrem metade do seu país. Na sequência do filme, exibido às 18h30, nossos convidados farão um paralelo com “Os Povos Tradicionais no Front de Batalha" aqui no Brasil.

O Debate será mediado pelo jornalista Leonardo Sakamoto, e irá acontecer no Reserva Cultural, dia 31 de maio, sexta-feira, às 20h00.
 
Para a discussão, além do público presente, contaremos com os seguintes convidados:

Maauricio Torres (Debatedor)

Doutor em Geografia Humana pela USP, com pesquisas sobre conflitos territoriais na Amazônia e professor do Instituto de Agriculturas Familiares (Ineaf), da Universidade Federal do Pará (UFPA). É autor e editor de Amazônia Revelada: os descaminhos ao longo da BR-163, Ocekadi: hidrelétricas, conflitos socioambientais e resistência na bacia do Tapajós, com Daniela Alarcon e Brent Milikan e Dono é quem desmata": articulações entre desmatamento e grilagem no oeste paraense, com Juan Doblas e Daniela Alarcon, entre outras publicações sobre o tema.

Tatiane Klein (Debatedora)

É jornalista e doutoranda em Antropologia Social na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, com atuação junto aos povos Guarani Kaiowá, Ñandeva e Mbya. É pesquisadora do Centro de Estudos Ameríndios da USP (CEstA-USP).

Alceu Castilho (Debatedor)

Alceu Luís Castilho é jornalista desde 1994, formado pela Universidade de São Paulo (USP). Entre 1994 e 2001, trabalhou no jornal O Estado de S. Paulo. Em 1999, venceu o prêmio Fiat Allis de Jornalismo Econômico. Foi fundador e editor-executivo da Agência Repórter Social, pela qual obteve o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo e o Prêmio Andifes. Autor do livro "Partido da Terra" (Contexto, 2012), é fundador e responsável pelo site “De olho nos ruralistas”.

Leonardo Sakamoto (Mediador)

Leonardo Sakamoto é jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York, e professor de Jornalismo na ECA-USP. É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É colunista do portal UOL onde escreve sobre política e direitos humanos.