Sessão Especial: Defensores Ambientais

Sessão Especial: Defensores Ambientais

Estreia do curta documentário #SomosProtetores: A Vida de Quem Cuida do Planeta, que conta histórias de brasileiros e brasileiras que sofreram ameaças por denunciarem o uso irresponsável da terra, a exploração ilegal de recursos naturais e a poluição do solo, dos rios e do mar. A exibição será seguida por uma mesa de debate sobre o assunto com nomes de peso do ambientalismo.

Ailton Krenak (Convidado)

Líder indígena e ativista ambiental há mais de 30 anos, Ailton comoveu milhões de brasileiros e brasileiras com seu discurso na Constituinte, em 1987, quando pintou o rosto de preto com pasta de jenipapo enquanto discursava em prol dos direitos indígenas. Nasceu no território dos krenaks, na região do Médio Rio Doce, em Minas Gerais, participou da fundação de várias organizações, como União das Nações Indígenas e Aliança dos Povos da Floresta e da União das Nações Indígenas, além da criação da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço.

Fábio Feldmann (Convidado)

Consultor, administrador de empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas em 1977 e advogado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco em 1979. Foi eleito deputado federal por três mandatos consecutivos (1986 – 1998) e participou como deputado constituinte na elaboração da Constituição de 1988, sendo um dos responsáveis pelo capítulo destinado ao meio ambiente. Foi autor de parte da legislação ambiental brasileira, em especial a Lei da Mata Atlântica. Atuou como Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo entre 1995 e 1998. Tem participado de inúmeras organizações da sociedade civil, tanto nacionais quanto internacionais, desde o começo de sua vida profissional. Fábio Feldmann recebeu em 1990 o Prêmio Global 500 das Nações Unidas. Atualmente dirige seu próprio escritório de consultoria, que trabalha fundamentalmente com questões relacionadas à sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.

Juana Kweitel (Convidado)

Juana Kweitel é diretora-executiva da Conectas Direitos Humanos desde dezembro de 2016. É Mestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Essex University, Reino Unido e em ciência política na Universidade de São Paulo. Pós-graduada em Direitos Humanos e transição democrática, pela Universidade do Chile, é advogada formada pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Trabalhou na Argentina como coordenadora institucional do CELS (Centro de Estudos Legais e Sociais).

Marcelo Furtado (Mediador)

Marcelo Furtado é diretor executivo da Alana Foundation e co-fundador da plataforma Believe.Earth. Atuou de 2016 a junho de 2018 como facilitador da Coalizão Brasil Clima Floresta e Agricultura. Engenheiro Químico por formação com mestrado em energias renováveis. Profissional com mais de 30 anos de experiência como ativista comprometido com o avanço da agenda da sustentabilidade e justiça social através da inovação e mobilização pública nas áreas de Clima, Energia e Uso da Terra. Atuou no Greenpeace Internacional (1990 a 2005) como conselheiro para políticas públicas em clima, energia e poluição industrial; coordenou a campanha global (e anteriormente para a América Latina) pela promoção de tecnologias limpas e contra o comércio internacional de resíduos tóxicos.