Homenagem: Silvio Tendler

Homenagem a Silvio Tendler

Referência da cinematografia brasileira, o carioca Silvio Tendler é o homenageado do ano na Mostra Ecofalante. O cineasta é conhecido por abordar em seus filmes personalidades como os ex-presidentes João Goulart e Juscelino Kubitschek, o cineasta Glauber Rocha e Milton Santos, considerado como um dos maiores geógrafos do mundo. A partir dos anos 2010, começou a focar sua lente em questões socioambientais, com os filmes-denúncia sobre agrotóxicos, O veneno está na mesa e O veneno está na mesa 2.

O debate contará com a presença de Silvio Tendler e convidados. A programação do dia inclui ainda sessões de "Utopia e Barbárie", às 15h, e seu mais novo filme "O Fio da Meada", às 17h30.

Silvio Tendler (Homenageado)

Silvio Tendler é diretor do filme "Dedo na Ferida" e de sucessos como "Os Anos JK – Uma Trajetória Política" e "Jango". Ele é licenciado em História pela Universidade de Paris VII, Mestre em Cinema e História pela École des Hautes-Études/Sorbonne e especializado em Cinema Documental aplicado às Ciências Sociais no Musée Guimet.