Preservação

Oceanos: Uma Tragédia Reversível?

  • qui 07.jun - 20:00 RESERVA CULTURAL • Avenida Paulista, 900 - Bela Vista - ver no mapa
Os humanos têm colegas de mundo, e não estamos prestando muita atenção neles. A temática “Preservação” nos mostra as provações daqueles que dividem a terra conosco, animais usados em programas espaciais ou circo e hoje tratados como descartáveis, outros literalmente caçados até a morte para nosso entretenimento.
Os oceanos, que carregam um mundo mais misterioso e aparentemente distante, também sofrem com a poluição sólida ou sonora, a pesca industrial e as mudanças climáticas causadas por nossa atividade no mundo. É o que nos mostra "Triste Oceano", exibido logo antes do debate, às 18h30, e é sobre o que nossos convidados vão refletir em "Oceanos: Uma Tragédia Reversível?"

O Debate será mediado pela jornalista Paulina Chamorro*, e irá acontecer no Reserva Cultural, no dia 7 de junho, quinta, às 20h00.
 
Para a discussão, além do público presente, contaremos com os seguintes convidados:

Leandra Gonçalves

Bióloga, Mestre em Biologia Animal e Doutora em Relações Internacionais pela USP, atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no NEPAM/UNICAMP. Foi coordenadora de campanhas para SOS Mata Atlântica e Greenpeace Brasil. Colaboradora da Plataforma Brasileira para Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES), pesquisa a interface entre a ciência e a política em um contexto de governança ambiental. Participa ativamente de várias redes em prol da conservação costeira e marinha.

Natalie Unterstell

Natalie é velejadora oceânica, acompanha as negociações internacionais de mudança do clima e também de navegação marítima internacional, casou em Fernando de Noronha, faz campanha para salvar a Ilha do Mel (Paraná) e será uma das tripulantes de uma expedição só de mulheres à Antártida neste ano.

William Rodriguez Schepis

Graduado em Biologia Marinha pela Universidade Santa Cecília – UNISANTA, William Schepis é o fundador e Diretor Presidente do Instituto EcoFaxina, ONG com atuação no desenvolvimento e apoio a políticas públicas, pesquisas, programas e ações voltadas a recuperação e conservação do estuário de Santos e São Vicente.

Paulina Chamorro

Chilena de nascimento e morando no Brasil há mais de 17 anos, Paulina Chamorro ingressou na rádio Eldorado de São Paulo em 1998 e logo depois já começou a trabalhar com pautas e reportagens de meio ambiente. Paralelamente a rádio, ela foi assessora de comunicação do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica; editora do portal Ecoinforme, além de repórter e roteirista do Projeto Mar Sem Fim, da TV Cultura.