Preservação

Oceanos: Uma Tragédia Reversível?

Os humanos têm colegas de mundo, e não estamos prestando muita atenção neles. A temática “Preservação” nos mostra as provações daqueles que dividem a terra conosco, animais usados em programas espaciais ou circo e hoje tratados como descartáveis, outros literalmente caçados até a morte para nosso entretenimento.
Os oceanos, que carregam um mundo mais misterioso e aparentemente distante, também sofrem com a poluição sólida ou sonora, a pesca industrial e as mudanças climáticas causadas por nossa atividade no mundo. É o que nos mostra "Triste Oceano", exibido logo antes do debate, às 18h30, e é sobre o que nossos convidados vão refletir em "Oceanos: Uma Tragédia Reversível?"

O Debate será mediado pela jornalista Paulina Chamorro*, e irá acontecer no Reserva Cultural, no dia 7 de junho, quinta, às 20h00.
 
Para a discussão, além do público presente, contaremos com os seguintes convidados:

Leandra Gonçalves

Bióloga, Mestre em Biologia Animal e Doutora em Relações Internacionais pela USP, atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no NEPAM/UNICAMP. Foi coordenadora de campanhas para SOS Mata Atlântica e Greenpeace Brasil. Colaboradora da Plataforma Brasileira para Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES), pesquisa a interface entre a ciência e a política em um contexto de governança ambiental. Participa ativamente de várias redes em prol da conservação costeira e marinha.

Natalie Unterstell

Administradora pública formada em Harvard e pela Fundação Getulio Vargas, dedica-se a desenhar, implementar e avaliar as políticas de desenvolvimento sustentável com atenção ao longo prazo. Coordenou o mais ambicioso estudo de cenários e alternativas de adaptação à mudança do clima no país - Brasil 2040, quando diretora na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, entre 2013 e 2015. Trabalhou no Ministério do Meio Ambiente, no Governo do Estado do Amazonas, e no Instituto Socioambiental. Atualmente, dirige um novo policy think and do tank dedicado a questões socioambientais, a Talanoa.

William Rodriguez Schepis

Graduado em Biologia Marinha pela Universidade Santa Cecília – UNISANTA, William Schepis é o fundador e Diretor Presidente do Instituto EcoFaxina, ONG com atuação no desenvolvimento e apoio a políticas públicas, pesquisas, programas e ações voltadas a recuperação e conservação do estuário de Santos e São Vicente.

Paulina Chamorro

Jornalista com mais de duas décadas na cobertura de temas socioambientais, foi responsável pela criação de projetos e estratégias de comunicação ambiental por mais de dez anos no Grupo Estado; apresentou programas pioneiros no radio sobre temas ambientais, na Rádio Eldorado, onde também foi coordenadora de projetos especiais de sustentabilidade. Recebeu duas vezes o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, como melhor programa de rádio. Em 2016 recebeu a Medalha João Pedro Cardoso, condecoração do Governo do Estado de São Paulo, a única distinção ambiental do país, pela atuação na comunicação sobre cultura e meio ambiente. Tem o podcast Vozes do Planeta (no ar desde 2016), é uma das idealizadoras da Liga das Mulheres pelos Oceanos, um movimento feminino de luta pela conservação dos mares, e colaboradora fixa da National Geographic Brasil desde 2017. Mulheres na Conservação é seu filme de estreia.