Consumo

Desperdício na Fartura

A temática “Consumo” nos mostra inúmeros efeitos da produção de nossos bens, da extrema vigilância para nos vender da maneira mais atrativa, passando pelo trabalho escravo em plantações, a ciência genética, o sofrimento animal até a nefasta contaminação dos corpos e do meio ambiente.
Para o debate, trataremos do que acontece depois do "consumo". O filme "Uma História de Desperdício", exibido às 18h30, nos conta sobre o que é feito da comida produzida no mundo, antes e depois de chegar até nós, para onde vai esse desperdício e quais suas repercussões? Após o filme nossos convidados vão debater qual a lógica por trás do "Desperdício na Fartura".

O Debate irá acontecer no Reserva Cultural, no dia 6 de junho, quarta, às 20h00.
 
Para a discussão, além do público presente, contaremos com os seguintes convidados:

Gina Rizpah Besen

Doutora em Saúde ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP, realizou o pós-doutorado no Instituto de Energia e Ambiente - IEE, Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental - PROCAM da Universidade de São Paulo. Atualmente, trabalha como consultora na área de planejamento urbano e regional, com ênfase em consumo sustentável e resíduos sólidos. Possui publicações técnicas e cientificas sobre política e gestão de resíduos urbanos. Editora associada da Revista Ambiente e Sociedade.

Rafael Golin Galvão

Formado em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP, pós-graduação em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental e mestre na área de Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Trabalhou em empresas do setor agrícola de 2005 a 2009 quando ingressou na Prefeitura de São Paulo, onde atua desde 2011 na Prefeitura Regional da Lapa na Supervisão de Limpeza Publica, setor responsável pelos serviços de limpeza, poda de árvores e conservação de áreas verdes.

Daniela Leite

Especialista em direito do trabalho pela Università Degli Studi di Milano, mestre em direito das relações sociais pela PUC-SP, MBA em gestão empresarial pela FIA/USP, trabalhou em grandes empresas na gerência das áreas jurídica e editorial; foi Publisher da revista Yoga Journal no Brasil e deu aula em pós-graduação (COGEAE-PUC). Autora de vários artigos nas áreas jurídica e de bem-estar, faz palestras em congressos nacionais e internacionais. Idealizadora do Comida Invisível, uma empresa social que atua com educação e conscientização no combate ao desperdício de alimentos, que recentemente lançou um aplicativo (Comida Invisível) que conecta quem tem alimentos bons e próprios com quem precisa deles e também uma composteira elétrica para uso doméstico.

Cláudia Piche

Jornalista com 30 anos de experiência profissional em atividades de gestão de produção de conteúdos, cinco deles como Diretora de Conteúdos da empresa de consultoria em sustentabilidade empresarial Ideia Sustentável, e os demais em emissoras de TV da grande imprensa (TV Escola, TV Cultura, Rede CNT, Rede Bandeirantes, SBT e EPTV/Globo Campinas).