Debates

Cerrado, um Bioma Ameaçado

  • ter 11.set - 20:00 DF - CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL - ver no mapa

Nosso cerrado é o bioma mais antigo do planeta, com 40 milhões de anos, ele é essencial para os outros biomas que o rodeiam e para a nossa sobrevivência, pois capta a água que abastece grande parte das bacias hidrográficas que abastecem o país.

Pouco conhecido e tremendamente ameaçado, o cerrado é também o bioma mais devastado do Brasil.

No dia do Cerrado a Mostra Ecofalante exibe no CCBB-DF, às 18h15 o filme "Ser Tão Velho Cerrado", grande vencedor do Prêmio de Público do festival, e em seguida promove um debate sobre a questão com os seguintes convidados:

André D'Elia

André D'Elia é diretor de "Ser Tão Velho Cerrado", que ganhou prêmio de público na 7ª Mostra Ecofalante. O cineasta tem produções que miram grandes questões socioambientais brasileiras, e já esteve na Mostra Ecofalante com seus filmes "Belo Monte, Anúncio de uma Guerra" e "A Lei da Água (O Novo Código Florestal)", também vencedor do prêmio de público, na 4ª edição do festival.

Bruno Mello

Bruno Mello é fundador e presidente da Mais Cerrado. Ele é morador e empresário de turismo na Chapada dos Veadeiros.

Abílio Vinicius

Abílio Vinicius é analista de conservação do Programa Cerrado-Pantanal do WWF-Brasil desde 2011. Especialista em agroecologia e mobilização social, foi um dos co-autores do guia técnico Restauração ecológica com sistemas agroflorestais: como conciliar conservação com produção – opções para o Cerrado e Caatinga, além do livro Agricultores que cultivam árvores no Cerrado. É o líder das ações do Programa Especial Água Brasil no Cerrado, nas bacias do Peruaçu/MG, Descoberto/DF e Pipiripau/DF, uma parceria do WWF-Brasil com a FBB e o BB.