16 de maio de 2018

WORKSHOP: O AUDIOVISUAL NA SALA DE AULA – A ARTE A FAVOR DO MEIO AMBIENTE

O workshop será ministrado por Edson Grandisoli

De maneira a avançar no cumprimento dos pilares básicos de sua missão, a Ecofalante, em parceria com a Reconectta, propõe um workshop de formação e aprimoramento dos usos do cinema em processos de educação formal e não-formal, com foco em disciplinas que trabalham com os temas meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

As utilizações possíveis do cinema enquanto ferramenta pedagógica são muito diversas: vão desde a exibição de um filme seguido por uma conversa em torno das questões que ele suscita, até o estímulo à produção de uma obra pelos alunos, incentivando assim sua autonomia, criatividade, capacidade de interação, engajamento e autoestima.

Desta forma, o cinema pode ser uma eficiente ferramenta de empoderamento, tanto mais se os agentes envolvidos com a formação dos alunos tiverem ciência dessas possibilidades e souberem explorá-las adequadamente. Assim, o objetivo desta atividade é capacitar e apontar caminhos para a integração desta linguagem artística em diversos contextos didáticos.

Este workshop tem como público-alvo educadores, coordenadores pedagógicos, estudantes das áreas de cinema e educação, animadores e produtores culturais. Nele, serão abordados tópicos como: o papel das instituições de ensino no enfrentamento dos desafios socioambientais; como trabalhar um filme em sala de aula; o potencial transdisciplinar do cinema e como envolvê-lo em disciplinas diversas.

EDSON GRANDISOLI é diretor educacional da Reconectta, biólogo, ecólogo e doutorando em Educação para a Sustentabilidade pelo PROCAM-USP.

Para se inscrever, acesse este link. Atenção: as vagas são limitadas.

Esta é um Atividade Paralela da 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que acontece de 31 de Maio a 13 de Junho, com entrada franca, em diversas salas de cinema de São Paulo. Para saber mais e conhecer nossa programação completa, acesse: http://www.ecofalante.org.

 

Serviço:
Quando: 23 de junho, sábado, 2018
Horário: 08h30 às 13h
Carga horária: 4 horas
Vagas: 50
Onde: Instituto Singularidades
Investimento: R$ 60 (R$ 30 para estudantes, idosos e professores da rede pública básica)

*IMPORTANTE: Na entrada do evento serão verificadas carteirinha, documento e/ou comprovante de professor para permitir a meia-entrada.