16 de maio de 2019

O Trabalho no Capitalismo Flexível e Globalizado: Rupturas e Permanências – Por Graça Druck

Texto sobre os filmes da temática Trabalho do Panorama Internacional Contemporâneo 

por Graça Druck*

 

Eric Hobsbawn, historiador inglês, escreveu, em seu livro Era dos Extremos – o breve século XX, que “a destruição do passado – ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência pessoal à das gerações passadas –, é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do século XX”1.

Essa condição estendeu-se para o século XXI de forma radicalizada. Ainda segundo Hobsbawn, “quase todos os jovens de hoje vivem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem”2. Tal situação não só foi ampliada, atingindo todas as gerações, mas também se amplificou, incentivada pelas novas tecnologias, que fizeram das redes sociais um alto-falante do “aqui e agora”, sem qualquer compromisso com a história passada e presente. O historiador inglês então alerta: “Por isso os historiadores, cujo ofício é lembrar o que outros esquecem, tornam-se mais importantes do que nunca no fim do segundo milênio”3. Ao que se pode acrescentar a contribuição de cineastas e artistas que buscam mostrar a história do trabalho ontem e hoje, como é o caso na 8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. São três longas, dois médias e quatro curtas que tratam de momentos históricos e locais diferentes, lembrando o que se esquece ou desvendando o que não se consegue ver no mundo contemporâneo: um processo de violenta precarização do trabalho, que combina revolução tecnológica com uma regressão social sem precedentes em escala planetária.

E o que explica essas transformações? A globalização que caracteriza o atual momento histórico do capitalismo fundamenta-se na hegemonia da “lógica financeira”, que ultrapassa o terreno estritamente econômico do mercado e impregna todos os âmbitos da vida social, dando conteúdo a um novo modo de trabalho e de vida. Trata-se de uma rapidez inédita do tempo social, que parece não ultrapassar o presente contínuo, um tempo sustentado na volatilidade, efemeridade e descartabilidade sem limites de tudo o que se produz e, principalmente, dos que produzem – os homens e mulheres que vivem do trabalho. O curto prazo impõe processos ágeis de produção e de trabalho, exigindo trabalhadores que se submetam a quaisquer condições para atender ao novo ritmo e às rápidas mudanças. O lema é aumentar a produtividade a qualquer custo, ou seja, produzir mais em menos tempo, e aqueles que não se adaptam devem ser descartados. Os homens modernos precisam ser ágeis e flexíveis. Estabilidade e longo prazo não são compatíveis – no plano do emprego e do trabalho – com as novas exigências do “capitalismo turbinado”. Prevalecem as formas de inserção de curto prazo, por empreita, por consultoria, por produto, por atividade, por tempo determinado (temporário).

“Sinfonia Industrial”, de Jasmina Wojcik

No plano ideológico, político e cultural, o incentivo à individualidade transforma-se no mais puro individualismo. A proposta de desregulamentação – pondo fim ao controle social e público através do Estado – defende o reino absoluto do mercado, como atestam as “reformas trabalhistas” em todo o mundo e no Brasil. É um processo em que cada indivíduo é responsável por se dotar dos meios e atributos exigidos pela reestruturação e pelas novas tecnologias para ter “empregabilidade”. É convencido pela ideologia do empreendedorismo, é pressionado pela “ditadura do sucesso”, numa clara apologia ao self-made man, bem a gosto do neoliberalismo, que, insuflando a concorrência de todos contra todos, quebra os laços de solidariedade de classe, criando diversas formas de discriminação.

Há rupturas e permanências no atual capitalismo globalizado, financeirizado e flexível. Dentre as principais mudanças, os estudos mostram uma nova morfologia do trabalho e da classe trabalhadora, com um crescente processo de diminuição do emprego na indústria e com o aumento do trabalho nos serviços, cujas precárias condições de trabalho e de direitos conformam um novo proletariado dos serviços, conforme denomina o sociólogo Ricardo Antunes. Tal movimento foi provocado por uma radical reestruturação produtiva desde os anos 1980, com enxugamento das fábricas através de inovações organizacionais inspiradas no padrão japonês, no qual a terceirização ocupa lugar central, o deslocamento industrial, com o fechamento de unidades e sua transferência para regiões com menor custo do trabalho e maiores incentivos fiscais, e com o processo de informatização e automação.

Essas mudanças criaram desemprego estrutural e foram substituindo as relações de trabalho da era fordista – em que o emprego de longa duração predominava, pelo menos nos países mais desenvolvidos –, por uma miríade de contratos precários, pela terceirização e pela informalidade. O que permanece no atual capitalismo é a sua essência enquanto um sistema produtor de mercadorias – materiais e imateriais –, movido pela lógica da acumulação e do lucro, que vive numa permanente contradição quando, através da tecnologia ou do trabalho morto, busca substituir e se desvencilhar do trabalho vivo, ao mesmo tempo em que depende deste para extrair o mais valor. E, para tal, aprofunda a mercantilização da força de trabalho, objetiva e subjetivamente, tratando os trabalhadores como coisas, como robôs, e transferindo a eles os custos e as responsabilidades pelo sucesso do capital. Trata-se de um processo em que a precarização social do trabalho torna-se o centro da dinâmica do capitalismo a nível mundial. Como disse o sociólogo francês Pierre Bourdieu, “A precariedade está hoje por toda a parte”, e existe uma “estratégia de precarização” como modo de dominação, em que a insegurança e instabilidade nos empregos, somadas aos altos níveis de desemprego, impõem uma maior submissão do trabalho ao capital.

Os filmes sobre a temática Trabalho revelam essas rupturas e continuidades. Na cena francesa de Cinzas e Brasas, temos o retrato de uma “banlieue” (região metropolitana) próxima à fábrica da Renault, que empregava 21.000 trabalhadores nos anos 1960, e hoje tem apenas 2.500 contratados diretamente e 1.500 temporários, subcontratados e intermitentes. Naquele tempo, greves e lutas coletivas eram comuns, com sindicatos fortes que comandavam as manifestações; hoje, frente à dificuldade de juntar e reunir os que trabalham no mesmo lugar, mas em condições de precariedade diferentes, eles atuam na defensiva. As novas gerações, filhas de operários da Renault, não têm mais lugar nesse trabalho. E, com múltiplas experiências de vida, protestam e se manifestam contra esse estado de coisas, contra o preconceito, a discriminação, a perseguição e a repressão, e criam formas de resistência individuais e coletivas.

Stratum é uma narrativa sobre as velhas minas de carvão e suas greves, hoje transformadas em museus ou cidades “mortas”. Faz referência à crise de 1929 para mostrar a anarquia do capitalismo, que leva os trabalhadores a viverem em condições de miséria frente ao desemprego, aos baixos salários e a condições de trabalho insalubres e perigosas, que adoecem e matam-nos. A pergunta que se pode fazer é se o fechamento das minas de carvão acabou com essa situação de precariedade ou se ela assume uma nova roupagem. Como se Forjou o Aço é uma animação com imagens fotográficas, e expressa um saudosismo em relação às siderúrgicas que foram fechadas. O vazio de pavilhões imensos, sem a alma viva dos trabalhadores, simboliza a tristeza, a ausência de vida coletiva, em que pai e filho solitários tentam retomar o trabalho. Resta saber se esse saudosismo se justifica no capitalismo contemporâneo.

“Garotas de Plástico”, de Nils Clauss

Sinfonia Industrial é um ato de reconstrução da memória através de uma encenação documental de ex-empregados de uma fábrica de tratores na Polônia – que empregou 20.000 trabalhadores, mas foi fechada com a crise do leste europeu –, na qual os atores retratam como era o seu dia de trabalho, seu orgulho e as boas alegrias na vida. Relembrando aqueles tempos, percebem o quanto, no atual momento da história, aquela experiência está distante e quase apagada de suas memórias. É mais uma referência às grandes fábricas, cuja sociabilidade operária fazia uma vida com mais sentido. Hoje, com a reestruturação industrial, essa sociabilidade se esgotou? Ou, qual era o sentido daquela sociabilidade?

Vale refletir sobre o exercício que Bisbee ’17 apresenta, quando moradores da cidade de Bisbee, próxima à fronteira com o México, encenam um evento ocorrido em 1917, no qual 1200 mineiros, em sua maioria migrantes, fizeram uma greve e, com o apoio dos moradores da cidade, foram deportados pela empresa mineradora e levados para o deserto, na fronteira, para morrer. É uma história não conhecida, ou reconhecida pela cidade, cuja versão oficial ocultava essa trágica deportação. Apesar de ocorrer no início dos anos 1920, época de grandes coletivos de trabalho, como o trabalho nas minas, tipicamente operário, esse evento já revelava o preconceito, a xenofobia e a violência de conteúdo fascista que vêm se manifestando hoje no mundo.

Para compreender o trabalho na atualidade à luz do passado histórico, é preciso considerar os paradoxos e contradições do próprio desenvolvimento do capitalismo. Vive-se um processo desigual e combinado em que o avanço da financeirização não anula a industrialização. É o caso da Ásia e sobretudo da China, onde se combinam três ou quatro revoluções tecnológicas ao mesmo tempo. Em Dedos Ágeis, a operária da Canon no Vietnã, que saiu de sua aldeia no campo para a fábrica, relata o seu trabalho robotizado e repetitivo, sob total controle, sem liberdade de falar, de ir ao banheiro, com salários baixíssimos e vivendo em moradias coletivas e precárias. Em fábricas desse tipo, são inúmeros os casos de suicídio de jovens operários, que não sobrevivem à mudança cultural e social que o trabalho fabril impõe, como tão bem descreve Leslie T. Chang, em seu livro As garotas da fábrica, sobre a migração em massa do campo para a cidade na China.

O avanço da robotização nas fábricas –, símbolo da terceira revolução industrial, que destrói empregos e postos de trabalho na indústria e nos serviços e não diminui a quantidade de trabalho, mas o intensifica – convive com a quarta revolução tecnológica, ou “indústria 4.0”, baseada nas tecnologias de informação, na “internet das coisas” e da “inteligência artificial” (algoritmos), que comanda os processos produtivos. São inovações no campo tecnológico que aprofundam o fetiche da tecnologia, como fica evidente no caso dos robôs operando ao lado dos trabalhadores, em A Verdade sobre Robôs Assassinos, que investiga um acidente de trabalho fatal, numa fábrica da Volkswagen na Alemanha, provocado por um robô que esmaga até a morte um operário. As manchetes dos noticiários acusam o robô de ter causado a morte de um trabalhador; a justiça local, por seu lado, afirma dificuldade em julgar o acidente, já que não pode processar um robô. Tais posições confirmam a inversão entre sujeito e objeto do trabalho, inversão na qual a tecnologia assume vida própria. A tecnologia não é neutra. É produto do trabalho humano, é parte da relação social entre capital e trabalho, mas aparece como poder alheio e estranho ao trabalhador e que atua sobre ele. É a alienação do trabalho revigorada, separando e estranhando o trabalhador do seu processo de trabalho, do resultado do seu trabalho e de si mesmo, como sujeito que se coisifica.

As novas tecnologias digitais na forma de aplicativos, dentre as quais a mais conhecida é a Uber, potencializam o fetiche e a alienação do trabalho. São empresas de tecnologia sustentadas em capital de risco, sediadas, em sua maioria, no Vale do Silício, que controlam e movimentam a economia gerada através dos aplicativos. É uma forma de precarização inédita, na qual as relações mercantis são mediadas pelos indivíduos enquanto consumidores de serviços e transformam os trabalhadores em empreendedores, negando a existência de relações de trabalho, ocultas sob a denominação de “prestadores de serviços”. Sem regulação do Estado, as empresas proprietárias dos aplicativos não assumem qualquer responsabilidade sobre as consequências sociais negativas decorrentes de sua atuação, responsabilizando o indivíduo. É a era da escravidão digital.

O capitalismo flexível e financeirizado cria uma instabilidade e uma vulnerabilidade social permanentes. Num curto espaço de tempo, as crises financeiras destroem economias, empresas, empregos, serviços públicos e a sobrevivência de famílias. Foi assim com a crise de 2008 nos EUA. O curta CamperForce teve o nome inspirado por um programa da Amazon no qual as pessoas se associam, formando um exército de reserva à disposição do trabalho temporário. O filme mostra a perversidade do uso do trabalho de cidadãos empobrecidos, que perderam suas casas com a crise das hipotecas, de moradores de trailers, velhos e aposentados, que se subordinam ao trabalho temporário nos depósitos da Amazon, em condições precárias.

Assistir a esses filmes nos ajuda a questionar as atuais formas de precariedade banalizadas, normalizadas ou institucionalizadas, legitimadas pelas novas tecnologias, diferentes da precariedade em outras épocas do capitalismo. À luz da história – passada e presente – revelada em cada uma dessas obras, é possível refletir sobre os limites do capitalismo e sua incapacidade de garantir o direito ao trabalho como emancipação humana.

1 HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos – o breve século XX (1914-1991). Companhia das Letras, 1994. p. 13.

2 Idem. p. 13.

3 Idem. p. 13.

*GRAÇA DRUCK é professora titular do Programa de Pós-graduação em C. Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (FFCH/UFBA). É pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades (CRH/UFBA) e do CNPq. É autora de Terceirização: (des)fordizando a fábrica – um estudo do complexo petroquímico da Bahia (Ed. Boitempo/Edufba) e coautora de A perda da razão social do trabalho: terceirização e precarização (Ed. Boitempo).