27 de maio de 2019

Experiência Sensorial traz filmes em realidade virtual

Tendência contemporânea do audiovisual, projetos que lançam mão de realidade virtual estão presentes na 8ª Mostra Ecofalante de Cinema. Conhecida internacionalmente como VR, a tecnologia transporta o usuário para outra realidade, provocando o seu envolvimento por completo.

A “Experiência Sensorial: Realidade Virtual” traz dois curtas em VR que criam experiências distintas para o expectador: é, de um lado, a tecnologia que chama a atenção para uma causa, e, de outro, a que transporta para um mundo mágico.

Além de termos a oportunidade de compreender de perto a realidade do desmatamento na Amazônia e os múltiplos interesses que ameaçam nossa floresta, entraremos em um mundo em miniatura, no qual o ciclo de vida de insetos selvagens se desenrola.

A Experiência Sensorial acontece no Centro Cultural São Paulo durante a 8ª Mostra Ecofalante, entre os dias 30 de maio e 11 de junho (exceto segundas-feiras), das 15h às 20h.

Confira as sinopses dos filmes:

Micro-Gigantes
Dir. Yifu Zhou – China, 2018, 7′
Esta espetacular animação realista permite que o público experimente o ecossistema a partir da perspectiva única do “micro mundo” dos insetos. Pequenas flores são árvores poderosas, pulgões são feras, gramas se tornam florestas, rochas são montanhas e gotas de água são tão grandes quanto piscinas. É neste mundo magnificamente surreal – mas baseado na realidade – que uma história de sobrevivência brutal e hipnotizante se desenrola.

 

Mudanças Climáticas: O Preço do Banquete
Dir. Danfung Dennis e Eric Strauss – Brasil, 2018, 9′
A série de documentários de realidade virtual expansiva da Participant Media e da Condition One viaja aos confins da Terra para descobrir as pessoas e os lugares mais atingidos pelas mudanças climáticas. Mudanças Climáticas oferece uma visão imersiva da nova realidade de eventos climáticos catastróficos que deslocam comunidades e transformam paisagens em uma velocidade alarmante. Testemunhe a bela extensão da floresta Amazônica ameaçada por madeireiros, à medida que árvores maciças são derrubadas para dar lugar a fazendas de gado industriais. Pode a Amazônia sobreviver à crescente demanda global por carne bovina?