28 de maio de 2019

Conheça o Brasil Manifesto, novo programa da Mostra Ecofalante

Novidade na Mostra Ecofalante, o programa Mostra Brasil Manifesto traz um conjunto de filmes que constroem um retrato denso e agudo do Brasil, voltando seu olhar para questões primordiais que abarcam nossas identidades e nossa história. São cinco obras recentes, assinadas por nomes conhecidos, como Orlando Senna, Regina Jehá e a dupla Christiane Torloni e Miguel Przewodowski.

O programa, que conta com duas estreias, trará ainda debates e bate-papos com os realizadores. Confira a programação:

Debate no lançamento do filme “A Idade da Água”, com o diretor Orlando Senna e convidados
Quinta-feira, 30 de maio, às 19h00 no Itaú Augusta
Bate-papo após exibição do filme, com Orlando Senna
Sexta-feira 31 de maio, às 17h30, no CCSP

Debate após exibição do filme “Amazônia, o Despertar da Florestania”, com os diretores Christiane Torloni & Miguel Przewodowski e convidados
Sexta-feira, 31 de maio, às 19h10 no Itaú Augusta
Bate-papo após exibição do filme, com os diretores Christiane Torloni & Miguel Przewodowski
Sábado, 1 de junho, às 19h00, no CCSP

Debate após exibição do filme “Frans Krajcberg: Manifesto”, com a diretora Regina Jehá e Letícia Sabatela
Sábado, 1 de junho, às 21h10 no Itaú Augusta

Debate no lançamento do filme “O Amigo do Rei”, com o diretor André D’Elia e convidados
Domingo, 2 de junho, às 19h00 no Itaú Augusta

Saiba mais sobre cada filme:

“Amazônia, o Despertar da Florestania” (Brasil, 2018, 111 min) aborda como o meio ambiente vem sendo tratado desde o início do século 20. Seus realizadores resgatam personagens históricos e reúnem depoimentos de representantes dos mais diversos segmentos ligados ao tema. Assinam a obra a atriz Christiane Torloni e o cineasta Miguel Przewodowski.

“Amazônia, o Despertar da Florestania”, de Christiane Torloni e Miguel Przewodowski

Em “Frans Krajcberg: Manifesto” (Brasil, 2018, 96 min) a realizadora Regina Jehá nos apresenta ao artista plástico, escultor, gravurista e fotógrafo, Frans Krajcberg. Enquanto se prepara para ser homenageado na 32ª Bienal de Arte de São Paulo, desvela suas memórias e reflexões. O artista, falecido em novembro de 2017, lutou por diversas causas, entre elas a preservação da floresta amazônica.

“Frans Krajcberg: Manifesto”, de Regina Jehá

Nova produção do premiado cineasta Orlando Senna, “A Idade da Água” (Brasil, 2018, 82 min) alerta sobre a questão da falta de água no planeta e sobre a cobiça internacional pela Amazônia, o maior reservatório de água doce do planeta. Além de concentrar 20% da água potável do mundo, a Amazônia é a região com maior possibilidade de manter seus mananciais nas próximas décadas, graças à umidade de sua floresta.

“Idade da Água”, de Orlando Senna

O inédito “O Amigo do Rei” (Brasil, 2019, 142 min) faz sua estréia na Mostra Ecofalante. O filme tem como tema a maior tragédia ambiental da História do Brasil: o rompimento da barragem da Samarco em Mariana-MG e suas consequências. O trabalho anterior do diretor André D’Elia, “Ser Tão Velho Cerrado”, foi o vencedor em 2018 do prêmio do público da Mostra Ecofalante.

Exibido nos festivais de Veneza, Roterdã e Havana, o longa-metragem assinado por  André di Mauro “Humberto Mauro” (Brasil, 2018, 90 min) presta homenagem ao importante realizador, que viveu de 1897 a 1987 e é considerado um dos pioneiros do cinema latino-americano. Tendo como fio condutor uma entrevista gravada com Humberto Mauro nos anos 1960, o filme é um amplo painel dinâmico e humano sobre a criatividade e o cinema do realizador.

“Humberto Mauro”, de André di Mauro