15 de junho de 2020

Assista aos debates do Especial Semana do Meio Ambiente

Entre os dias 3 e 9 de junho, a Mostra Ecofalante de Cinema realizou sua primeira edição inteiramente online. Com 5 filmes e 7 debates gratuitos, o evento comemorou a Semana do Meio Ambiente discutindo temas como conservação ambiental, povos tradicionais, emergência climática, economia e saúde.

Para quem não conseguiu assistir aos debates ao vivo, todos eles estão disponíveis na íntegra em nosso canal do YouTube! Os debates têm interpretação em Libras e podem ser acessados nesta playlist.

Confira as temáticas e os convidados de cada debate:

Abertura – Especial Semana do Meio Ambiente
Com Chico Guariba (diretor da Ecofalante), Laís Bodanzky (diretora-presidente da Spcine), Mário Mantovani (SOS Mata Atlântica), Laura Motta (gerente de sustentabilidade do Mercado Livre) e Mônica Nóbrega (coordenadora de comunicação do Fundo Brasil).

Debate “Conservação: desastre ecológico no Pantanal”
Com Jorge Bodanzky e João Farkas (diretores de “Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra”), Júlia Boock (analista de conservação da WWF Brasil) e mediação da jornalista Flávia Guerra.

Webinário “O papel do cinema na comunicação de questões socioambientais”
Com os cineastas Fernando Meirelles, Jorge Bodanzky, Estêvão Ciavatta, Estela Renner, Patrícia Ferreira e Vincent Carelli e mediação da jornalista Flávia Guerra.

Debate “Conservação: Ataque ao Meio Ambiente e aos Povos Tradicionais”
Com Adriana Ramos (Instituto Socioambiental – ISA), Daniel Azeredo (procurador do Ministério Público Federal do Pará), Sônia Guajajara (liderança indígena nacional) e mediação de Claudio Angelo (da rede Observatório do Clima).

Debate “Emergência Climática: desertificação, conflitos e outros impactos imediatos”
Com Fernando Meirelles (produtor executivo do filme “A Grande Muralha Verde”), Paulo Artaxo (cientista e professor da USP) e mediação de Daniela Chiaretti (Valor Econômico).

Debate “System Error: como o atual sistema econômico leva à destruição ambiental, ao fim do trabalho digno e ao abalo da própria democracia”
Com Ladislau Dowbor (professor titular de economia da PUC-SP), Ana Claudia Mielke  (jornalista e ativista) e mediação de Silvio Caccia Bava (editor-chefe do Le Monde Diplomatique Brasil).

Debate “Saúde – Como Comunicar em Tempos de Crise Sanitária e Fake News?”
Com Douglas Rodrigues (médico sanitarista), Ana Paula Morales (jornalista de ciência e fundadora da Agência Bori), Amanda Rahra (jornalista e fundadora da Énóis) e mediação da jornalista Mariluce Moura (Ciência na Rua).