29 de maio de 2018

Cinema & Educação: imagens que transformam!

7a Mostra Ecofalante – Evento: Seminário: Mesa – A produção audiovisual como processo educativo e emancipatório / Bete Bullara, Jorge Bodansky e Vincent Carelli. Foto: Aline Arruda

Quem se lembra do primeiro filme que assistiu e marcou a sua vida?

A sétima arte exerce um fascínio nas pessoas. É como se fosse uma caixinha mágica que sempre se transforma e abre novas perspectivas seja na ficção ou no documentário.

E por que não utilizar mais esta ferramenta incrível na educação?

Há 15 anos, a Ecofalante – organização não-governamental – que organiza a Mostra atua na área de educação conectando-a ao cinema e ao meio ambiente. No sétimo ano da Mostra essa conexão com a sétima arte cresceu.

Nos dias 29 e 30 de maio, acontece o  Seminário de Cinema e Educação, em parceira com o Centro de Pesquisa e Formação do SESC. O evento tem por objetivo mapear os usos do cinema nos processos educativos na educação formal ou não formal.

O evento reúne educadores, cineastas e pesquisadores e aborda diversas temáticas que vão da pedagogia à legislação que viabiliza o cinema como ferramenta pedagógica.

De 2 a 9 de junho, o workshop “A Prática do Cinema Documental” ministrado pelo cineasta Jorge Bodanzky, na Unibes Cultural, traz ao público maiores conhecimentos sobre a linguagem e a prática do cinema documental. Bodanzky compartilha a experiência de mais de 50 anos de profissão. Autor de filmes como “Iracema, Uma Transa Amazônica” (1974), “Jari” (1979) e “O Terceiro Milênio” (1981), e grande homenageado em 2015 da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. O curso propõe exercícios teóricos e práticos de maneira a permitir uma efetiva interação entre professor e alunos, possibilitando a estes aplicar preceitos do cinema documental em projetos concretos, sob orientação de um dos mais experientes cineastas brasileiros vivos.

Debate realizado com calouros do campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

No dia 23 de junho, o workshop “O Audiovisual na Sala de Aula: A Arte a Favor do Meio Ambiente”, acontece no Singularidades, voltado à formação e ao aprimoramento do uso do cinema em processos de educação formal e não-formal, com foco em disciplinas que trabalham com os temas meio ambiente e desenvolvimento sustentável.  Ministrado por Edson Grandisoli, diretor educacional da Reconectta, biólogo, ecólogo e doutorando pelo Procam-USP, traz tópicos como o papel das instituições de ensino no enfrentamento dos desafios socioambientais; como trabalhar um filme em sala de aula; o potencial transdisciplinar do cinema e como envolvê-lo em disciplinas diversas.

A Mostra Escola e o Programa Ecofalante Universidades levam exibições e debates para o ambiente de ensino, fomentando ainda mais a interação entre cinema e educação, e a reflexão sobre temas prementes em nossa sociedade. Os projetos, feitos em parceria com as instituições de ensino, dialogam e contribuem com o trabalho já desenvolvido em sala de aula e enriquecem o processo educacional em direção à formação cidadã do aluno.

Com essas atividades a Mostra Ecofalante reforça o que acredita o crítico cinematográfico e acadêmico francês Alain Bergala: “A arte não se ensina, mas se encontra, se experimenta, se transmite por outras vias além do discurso do saber e, às vezes mesmo sem qualquer discurso”.