Debates Debates

São Paulo

Cinema e Resistência: Uma Homenagem a Vincent Carelli

Homenagem • Vincent Carelli Tribute • Vincent Carelli

Ecofalante Debate: Cinema e Resistência - Uma Homenagem a Vincent Carelli

Em 2017, Vincent Carelli, indigenista e premiado documentarista, é o grande homenageado da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

Marcos do cinema de Carelli serão exibidos em diversas salas do festival, e compõe a programação desta Homenagem, no Reserva Cultural, dia 13, terça:

às 16h30 exibiremos o elogiado longa “Corumbiara”,

às 18h30 títulos marcantes realizados pelo projeto Vídeo das Aldeias, criado pelo cineasta nos anos 1980 ("O Espírito da TV", "Vídeo nas Aldeias", "A Arca dos Zo’é" e "Segredos da Mata"),

às 20h teremos uma Cerimônia de Homenagem, com o debate "Cinema e Resistência", mediado pelo curador do festival Francisco César Filho, no qual Vincent Carelli e convidados compartilharão conosco suas experiências, comentando sobre a importância da causa indígena hoje, e

às 21h exibiremos o novo e já clássico “Martírio” que é, segundo nossos convidados Leandro Saraiva e Fábio Costa Menezes, "o mais importante filme brasileiro em muitos anos, talvez desde Cabra Marcado para Morrer, de Eduardo Coutinho".

Para a Homenagem e o Debate, contaremos com os seguintes convidados:


Vincent Carelli

Nosso grande homenageado, Vincent Carelli, com 40 anos de indigenismo, iniciou em 1987 o Vídeo nas Aldeias, um projeto que coloca o video a serviço dos projetos políticos e culturais dos índios. Vincent produziu então uma série de documentários sobre os métodos e resultados deste trabalho. "A Arca dos Zo’é", recebeu vários prêmios, entre eles o primeiro prêmio no 16º Tokyo Video Festival e no Cinéma du Réel em Paris, "O Espírito da TV", faz parte de uma série exibida pelo Canal+ na França e por uma série de televisões publicas pelo mundo. Em 1999, Carelli recebe pelo Video nas Aldeias o Prêmio UNESCO na 6ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico por respeito à diversidade cultural e de busca de relações de paz interétnicas. Em 2000, Carelli realizou a série "Índios no Brasil", dez vídeos para a TV Escola do MEC. A série, com dez mil cópias distribuídas em escolas públicas, vem sendo reprisada há 10 anos pelas redes públicas de TV, atingindo milhões de brasileiros. O premiado "Martírio" é seu mais recente trabalho.

Tonico Benites Guarani Kaiowá

Tonico Benites Guarani Kaiowá é cineasta, já tendo atuado em colaboração com Vincent Carelli, liderança indígena Guarani Kaiowá e mestre e doutorando em antropólogia pela UFRJ.


Leandro Saraiva

Leandro Saraiva é roteirista e diretor, formado em Ciências Sociais pela UFRGS e pós-graduado em Cinema pela USP. Foi gerente de Conteúdos Colaborativos da TV Brasil e professor do Curso de Imagem e Som da UFSCAR. É Coordenador de Dramaturgia da Acere, produtora da qual é sócio.

É coautor do texto "Carelli e o cinema pela continuidade do mundo", para o catálogo da 6ª Mostra Ecofalante.


Fábio Costa Menezes

Fábio Costa Menezes é formado em Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina. É realizador, montador, finalizador e colaborador do Vídeo nas Aldeias, coordenando oficinas de audiovisual Brasil adentro.

É coautor do texto "Carelli e o cinema pela continuidade do mundo", para o catálogo da 6ª Mostra Ecofalante.