Debates Debates

São Paulo

O Desafio do Trabalho

Trabalho Work

Ecofalante Debate: O Desafio do Trabalho

Este ano temos mais uma nova temática: “Trabalho”, com filmes que nos mostram que os insumos, meios e produtos de nosso trabalho, e o próprio ambiente e as condições de trabalho, têm tudo a ver com meio ambiente.
 
O debate “O Desafio do Trabalho”será mediado pela jornalista Andrea Vialli*, e irá acontecer no Reserva Cultural no dia 8, quinta, às 20h30. Ele será precedido, às 19h, pelo curta “Consumido”, sobre a cadeia de produção e as impressões dos trabalhadores da China e da Coréia, e pelo longa ”Brumário”, sobre a transformação das lutas e do mundo do trabalho na França, ouvindo a um ex-mineiro que perdeu seu emprego, considerado de grande prestígio e de forte pressão social, pelo fechamento da última mina de carvão, e a filha de um ex-mineiro que hoje trabalha no setor de limpeza - ambos sem perspectivas de um futuro melhor.
 
Para a discussão, além do público presente, contaremos com os seguintes convidados:

Leonardo Sakamoto - a confirmar

Leonardo Sakamoto é jornalista e doutor em Ciência Política pela USP. Cobriu conflitos armados em diversos países e o desrespeito aos direitos humanos no Brasil. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York, e professor de Jornalismo na ECA-USP. É diretor da ONG Repórter Brasil e conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão.


Ludmila Costhek Abílio

Ludmila Costhek Abílio é graduada em Ciências Sociais e tem mestrado em Sociologia pela USP, é doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP e pesquisadora do CESIT-UNICAMP. Sua pesquisa é focada em relações entre exploração do trabalho e financeirização, desenvolvimento, e relações entre trabalho e consumo. Fez seu Pós-doutorado (FEA-USP) sobre a constituição dos discursos sobre a chamada "nova classe média" brasileira, com estudo sobre o trabalho dos motoboys em São Paulo. É autora de “Sem maquiagem, o trabalho de um milhão de revendedoras de cosméticos”, e recentemente vem investigando a chamada "uberização" do trabalho no contexto brasileiro.


Silvia Viana

Silvia Viana é professora de sociologia da FGV-SP. Graduada em Ciências Sociais pela USP, possui mestrado e doutorado pela mesma instituição. Sua pesquisa é focada nos temas de ideologia, indústria cultural, consumo, trabalho e subjetividade. É autora de “Rituais de Sofrimento”, que compara as tensões e o exercício constante da exclusão em reality shows com o mundo do trabalho.

Ricardo Antunes

Ricardo Antunes é um dos principais nomes da Sociologia do Trabalho no Brasil, professor titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp) e coordenador as coleções "Mundo do Trabalho" (Boitempo) e "Trabalho e Emancipação" (Expressão Popular).


*Mediadora: Andrea Vialli

Andrea Vialli é jornalista formada pela Unesp – Universidade Estadual Paulista, com pós-graduação em gestão para a sustentabilidade, pela Fundação Dom Cabral, e especialização na mesma área pelo Schumacher College, da Inglaterra. Foi colunista do jornal O Estado de S.Paulo, onde também editou a seção Planeta. Ganhou o prêmio Ethos de Jornalismo em 2007 e 2008.