Debates Debates

São Paulo

Direito à Cidade

Cidades Cities

Ecofalante Debate: Direito à Cidade

A temática “Cidades” traz ao público filmes que pensam o crescimento e desenvolvimento urbano. Este ano temos um foco especial na China, país com um dos planos de crescimento urbano mais ambiciosos da atualidade, com filmes que mostram as contradições deste processo. Os outros filmes da temática são os que dão ensejo a este debate:
 
O debate “Direito à Cidade” será mediado pelo jornalista Silvio Caccia Bava*, e irá acontecer no Reserva Cultural no dia 7, quarta, às 20h30. Ele será precedido, às 19h, pelo curta "Champ des Possibles”, sobre a cidade como prisão, e pelo longa ”Frágil Equilíbrio”, que retrata três realidades distintas mas comuns a muitos no mundo: a de migrantes africanos que cotidianamente tentam atravessar o enclave de Melilla, rumo ao barco furado da Europa onde, na Espanha, acompanhamos alguns "desplazados", expulsos de suas casas pela especulação imobiliária; no Japão, ouvimos a dois executivos absolutamente esgotados de tanto trabalhar; essas histórias são entrelaçadas a partir de uma entrevista com o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica.
 
Para a discussão, além do público presente, contaremos com os seguintes convidados:

Pa. Júlio Lancelotti

Júlio Lancellotti é o Vigário Episcopal para o Povo de Rua. Trabalhou no Serviço Social de Menores, participou da fundamentação da Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo, da fundação da Pastoral da Criança e colaborou na formulação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Atua junto a imigrantes, menores infratores, detentos em liberdade assistida, pacientes com HIV/Aids, populações de baixa renda e em situação de rua. É Doutor Honoris Causa pela PUC-SP e recebeu o Prêmio Alceu Amoroso Lima da Universidade Candido Mendes.


Vera Telles

Vera Telles é professora livre-docente do Departamento de Sociologia da USP e vice-coordenadora do Laboratório de Pesquisa Social (LAPS/USP). No Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-USP), coordena a linha de pesquisa Cidade e trabalho: nas interfaces entre a sociologia urbana e a sociologia do trabalho, são desenvolvidas pesquisas sobre trajetórias sociais e formas de mobilidade urbana; sobre as mediações urbanas do trabalho, suas formas de regulação e modos de territorialização, bem como as relações entre o informal, o ilegal, por vezes o ilícito, na produção dos espaços urbanos e territórios produtivos


José Marcelo Zacchi

José Marcelo Zacchi é secretário-geral do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE). Foi diretor executivo da Associação Casa Fluminense, pesquisador associado do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS) e apresentador do programa Navegador, na Globo News. Graduado em direito pela Universidade de São Paulo e mestre em administração pública pela Universidade de Harvard, foi consultor do ONU-HABITAT, BID e Banco Mundial e outras organizações em projetos sociais, urbanos e de segurança pública no Brasil e na América Latina.


Pedro Jacobi

Pedro Jacobi é graduado em Ciências Sociais e Economia pela Universidade de São Paulo. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Harvard University e doutor em Sociologia pela USP. É o coordenador do Grupo de Estudos Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados da USP.


*Mediador: Silvio Caccia Bava

Silvio Caccia Bava é sociólogo, coordenador executivo do Instituto Pólis – Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais, e membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA. Com experiência na área de planejamento urbano e regional, é autor de artigos sobre movimento de trabalhadores, lutas sociais e poder local. É diretor e editor-chefe do Le Monde Diplomatique Brasil.