Debates Debates

São Paulo

Exploração e Conflito na Amazônia

Povos & Lugares Peoples & Places

Ecofalante Debate: Exploração e Conflito na Amazônia

A temática “Povos & Lugares” sempre trouxe ao público culturas em profunda transformação. Nesta edição em especial, além de povos passando pelo que poderia-se chegar a chamar de crise de identidade, mirando um futuro diferente das tradições as quais estão arraigados, ou estão se desligando por um processo que, em geral, lhes foge ao controle. Acompanhamos então povos repensando seu papel e sua cultura, e muitas vezes resistindo e se sobrepondo ao que de pior existe nesta outra cultura que lhes ameaça.
 
O debate “Exploração e Conflito na Amazônia” será mediado pela joranalista Paulina Chamorro*, e irá acontecer no Reserva Cultural no dia 6, terça, às 20h45. Ele será precedido, às 19h, pelo filme “Quando Dois Mundos Colidem“, sobre a luta de indígenas do Peru contra a exploração de petróleo e gás de xisto na Amazônia Peruana.
 
Para a discussão, além do público presente, contaremos com os seguintes convidados:

Sônia Guajajara

Sônia Bone Guajajara é da Terra Indígena Araribóia, Maranhão. Uma das maiores lideranças indígenas brasileiras atuais, é Coordenadora Executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e foi Vice-Coordenadora da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab). Sônia é também especialista Educação.


Nicole Figueiredo de Oliveira

Nicole Figueiredo de Oliveira é consultora e especialista nas áreas de Mudanças Climáticas, Direito e Sustentabilidade Internacional. É diretora da equipe da 350.org no Brasil, membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Iraí, do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas, entre outras comissões de proteção ambiental. Também é coordenadora nacional da Coalizão Não Fracking Brasil.


Paulo Adario

Paulo Adário é ambientalista e jornalista. Um dos fundadores do Greenpeace no Brasil, já foi considerado uma das 100 pessoas mais influentes no Brasil, e foi o primeiro a ser eleito pela ONU “herói da floresta”. Participou de lutas por demarcações de Terras Indígenas e Reservas Extrativistas, e campanhas contra a atividade madeireira ilegal na Amazônia e contra o desmatamento impulsionado pela expansão da soja.

*Mediadora: Paulina Chamorro

Paulina Chamorro é jornalista, formada pelas Faculdades Alcântara Machado, tem grande experiência como repórter e apresentadora de programas nas rádios Eldorado e Estadão, nas áreas de sustentabilidade e turismo. Atualmente é apresentadora na radio vozes.com e mantém o blog Vias Alterlatinas.