Debates Debates

São Paulo

A Contaminação Nossa de Cada Dia

Contaminação Contamination

Ecofalante Debate: A Contaminação Nossa de Cada Dia

A temática “Contaminação” traz ao público filmes que nos mostram grandes fatos históricos que geraram uma enorme contaminação da terra, da qual ainda não sabemos como nos livrar, e contaminações cotidianas, ligadas ao custo de nosso modo de vida.
 
O debate “A Contaminação Nossa de Cada Dia” será mediado pela jornalista Maura Campanilli*, e irá acontecer no Reserva Cultural no dia 5, segunda, às 20h30. Ele será precedido, às 19h, pelo filme “Cheirando Mal“, no qual um pai solteiro descobre químicos super danosos nos nossos produtos do dia-a-dia.
 
Para a discussão, além do público presente, contaremos com os seguintes convidados:

José Alberto Gonçalves Pereira

José Alberto Gonçalves Pereira é mestre em Ciências da Comunicação pela USP, onde também se formou em Jornalismo e História. Após trabalhar para Folha de S. Paulo, Gazeta Mercantil, Exame e Página 22, cobrindo agronegócio, clima e economia limpa, coordenou a comunicação do Centro RIO+ da ONU e foi assessor técnico na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, onde desenvolveu parcerias com ONGs e setor privado no tema das mudanças climáticas.


Paulo Saldiva

Paulo Saldiva é médico patologista e professor da Faculdade de Medicina da USP. Foi membro do comitê que estabeleceu os padrões de qualidade do ar e do comitê que definiu o potencial carcinogênico da poluição atmosférica, ambos da Organização Mundial de Saúde. É o atual diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP.


Roberto Kishinami

Roberto Kishinami é mestre em Física pela USP e coordena o programa de energia do Instituto Clima e Sociedade. Kishinami foi diretor executivo do Greenpeace Brasil por sete anos e consultor em energia, no setor privado, por 25 anos.
 
É autor do texto “A Responsabilidade Com As Gerações Futuras”, para o catálogo da 6ª Mostra Ecofalante.

*Mediadora: Maura Campanilli

Maura Campanili é jornalista formada pela Fundação Cásper Líbero e geógrafa pela USP. Foi repórter na Agência Estado e revista Terra da Gente, pela qual foi quatro vezes finalista do Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica. Autora e editora de várias publicações, atua nas áreas de coordenação de comunicação e redes sociais para organizações socioambientais.