Debates Debates

São Paulo

O Dilema da Carne

Alimentação & Gastronomia Food & Gastronomy

Ecofalante Debate: O Dilema da Carne

Esse ano, a nova temática “Alimentação & Gastronomia”, que nos mostra como as diferentes culturas contemporâneas se relacionam com a própria comida, passando por assuntos polêmicos: a caça de focas para alimentação e venda de produtos, insetos como a solução para a fome mundial, até o questionamento de nosso sistema agropecuário, mostrando possíveis alternativas.

O debate “O Dilema da Carne” será mediado pelo jornalista Denis Russo Burgierman*, e irá acontecer no Reserva Cultural no dia 4, domingo, às 20h30. Ele será precedido, às 19h, pelo filme “Desejo de Carne“, que nos mostra a experiência de uma mulher que sempre quis e tentou não comer carne, já que tem inúmeros motivos racionais para isso, mas que não consegue porque adora carne. Ela decide fazer terapia e ser estagiária em um matadouro como tentativa final de se tornar vegetariana.

Para a discussão, além do público presente, contaremos com os seguintes convidados:


Bel Coelho

Bel Coelho é premiada Chef paulistana, que comanda o restaurante Clandestino, na Vila Madalena. O escondido espaço no descolado Beco do Batman abriga sua biblioteca particular e tem cozinha aberta, de onde é possível acompanhar o minucioso trabalho da chef, que é uma grande pesquisadora da cultura gastronômica do Brasil. Há cerca de vinte anos Bel percorre, com olhar único, a autêntica culinária de cada região do país, explorando toda a sua riqueza de ingredientes, personagens e histórias.


Francine Lima

Francine Lima é jornalista formada na USP, e tem mestrado em nutrição em saúde pública também pela USP. Foi repórter e colunista da Revista Época e consultora do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Participa de grupos de discussão sobre rotulagem de alimentos na Anvisa. É criadora do canal “Do Campo à Mesa”, que tem o objetivo de despertar a atenção das pessoas para verdades ocultas sobre os alimentos e aprimorar o seu senso crítico perante esse mercado, incentivando escolhas com base na informação, não na desinformação.


Josimar Melo - a confirmar

Josimar Melo é jornalista, crítico de gastronomia da Folha de S.Paulo e agitador cultural nessa área. É também professor de História da Gastronomia na Universidade Anhembi-Morumbi (São Paulo) e sócio-diretor do portal gastronômico "Basilico". Além de colaborar com várias publicações, ele lança todos os anos uma nova edição do "Guia Josimar Melo”. Josimar foi criador de eventos importantes para a gastronomia brasileira, como o Boa Mesa, o Mais.Paladar e, agora, o Prêmio Brasil Gastronomia. Ele é também o presidente do Júri da América Latina da eleição dos 50 melhores restaurantes do mundo realizada anualmente pela revista Restaurant Magazine, de Londres.


Roberto Smeraldi

Roberto Smeraldi é jornalista, ambientalista e cozinheiro. Colunista do caderno Paladar do jornal Estado de S. Paulo (coluna Prato Cabeça), é fundador e vice-presidente do Instituto Atá. Está atualmente engajado na criação de um centro de gastronomia e biodiversidade na Amazônia.
 
É autor do texto “Entre os Mitos da Pós-Comida”, para o catálogo da 6ª Mostra Ecofalante.

*Mediador: Denis Russo Burgierman

Denis Russo Burgierman é jornalista, foi diretor de Redação da revista Superinteressante. É autor de “O Fim da Guerra à Maconha e a Criação de um novo Sistema para lidar com as Drogas”. Entre outras atividades, atualmente é roteirista do “Greg News”, apresentado por Gregório Duvivier na HBO.