Debates Debates

São Paulo

Soluções para o Amanhã

Economia Economy

Ecofalante Debate: Soluções para o Amanhã

Esse ano, a temática “Economia” traz ao público filmes que nos mostram a história de nosso sistema econômico, seus custos e alternativas.
 
O debate “Soluções para o Amanhã” será mediado pela jornalista Amália Safatle*, e irá acontecer no Reserva Cultural no dia 3, sábado, às 21h. Ele será precedido, às 19h, pelo filme “Amanhã“, no qual acompanhamos um grupo de amigos que, preocupados com o futuro das próximas gerações, rodam o globo procurando alternativas em agricultura, energia, economia, política e educação!
 
Para a discussão, além do público presente, contaremos com os seguintes convidados:

Aron Belinky

Aron Belinky é especialista em sustentabilidade, com foco na relação consumo, cidadania e democracia. É Coordenador do Programa de Produção e Consumo Sustentáveis do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV - GVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas), onde tem trabalhado em projetos voltados à utilização de instrumentos econômicos e de governança para avanço na agenda da sustentabilidade, e na articulação entre processos locais, nacionais e globais.


Carolina Catini

Carolina Catini é professora do departamento de Ciências Sociais da Educação (DECISE) da FE-UNICAMP. Formada em pedagogia, mestre em Sociologia da Educação e doutora na área de Educação, Estado e Sociedade, plea Faculdade de Educação da USP. Tem experiência como educadora, professora e pesquisadora da educação formal e não formal.


Leda Paulani

Leda Paulani é economista, doutora em Economia pelo IPE-USP, professora do Departamento de Economia da FEA-USP e da pós-graduação em Economia do IPE-USP. Tem artigos publicados em revistas acadêmicas nacionais e estrangeiras e é membro do conselho editorial de publicações, como a Revista de Economia Política. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP), assessora chefe do gabinete da Secretaria de Finanças da Prefeitura de São Paulo e entre 2013 e 2015 foi secretária municipal de planejamento, orçamento e gestão da Prefeitura de São Paulo.


Ricardo Abramovay

Ricardo Abramovay é professor titular do Departamento de Economia da FEA e do Instituto de Relações Internacionais da USP, pesquisador do CNPq e coordenador do Projeto Temático FAPESP sobre Impactos Socioeconômicos das Mudanças Climáticas no Brasil. Autor de dez publicações, incluindo Muito Além da Economia Verde e coautor de Lixo Zero: Gestão de Resíduos Sólidos para uma Sociedade Mais Próspera.


*Mediadora: Amália Safatle

Amalia Safatle é jornalista, formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, foi repórter e editora da Gazeta Mercantil e da Carta Capital. Fundou e é a editora da Página 22, revista digital publicada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas.