Debates Debates

São Paulo

Mudanças Climáticas e Geopolítica

Mudanças Climáticas Climate Change

Ecofalante Debate: Mudanças Climáticas e Geopolítica

A temática "Mudanças Climáticas" traz ao público filmes que nos mostram seus já enormes impactos ao redor do mundo, além de apontar caminhos para barrá-la.
 
O debate “Mudanças Climáticas e Geopolítica” será mediado pelo jornalista Maurico Tuffani*, e irá acontecer no Reserva Cultural no dia 2, sexta, às 20h30. Ele será precedido, às 19h, pelo filme “A Era das Consequências“ que, a partir da perspectiva de oficias da Segurança Nacional dos EUA, revela como as mudanças climáticas afetam conflitos globais. A escassez de água e alimentos, a seca, as condições climáticas extremas e a elevação do nível do mar funcionariam como “catalisadores de conflitos” influenciando desde a Primavera Árabe, os conflitos na Síria, até o surgimento de grupos radicais como o Estado Islâmico.
 
Para a discussão, além do público presente, contaremos com os seguintes convidados:

Carlos Rittl

Carlos Rittl é secretário-executivo do Observatório do Clima desde 2013. Formado em Administração Pública pela FGV e doutor em Biologia Tropical e Recursos Naturais pelo INPA, atua na área de mudanças climáticas há 12 anos, tendo liderado a Campanha de Clima do Greenpeace no Brasil (2005 a 2007) e o Programa de Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil (2009 a 2013).

É autor do texto “Maior Desafio Humano Não Tem Fronteiras”, para o catálogo da 6ª Mostra Ecofalante.


Eduardo José Viola

Eduardo José Viola é Professor Titular do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, coordenador da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais e Relações Internacionais, e Lead Faculty do Earth System Governance Institute. Publicou dezenas de artigos de opinião em jornais nacionais como: Oglobo, Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Valor e Correio Brasiliense e participa regularmente no programa Globo News Painel.


Érika Pires Ramos

Érika Pires Ramos é Procuradora Federal da Advocacia-Geral da União com atuação no IBAMA. Doutora em Direito Internacional Público pela USP com a tese “Refugiados ambientais: em busca de reconhecimento pelo direito internacional”. É membro do Instituto Brasileiro para o Direito das Mudanças Climáticas - iClima, e fundadora da RESAMA - Rede Sul Americana para as Migrações Ambientais. 


*Mediador: Mauricio Tuffani

Mauricio Tuffani tem formação em Matemática e Filosofia na Universidade de São Paulo. Tem variada experiência em comunicação como assessor de instituições públicas, como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Trabalhou na Folha de São Paulo, no Estadão, na revista Galileo e foi editor-chefe da Scientific American Brasil. Atualmente é editor do blog Direto da Ciência.