A Itinerância da 8ª Mostra Ecofalante de Cinema traz uma programação gratuita de filmes e debates para diversas cidades da Grande São Paulo e interior do estado. São obras de todos os cantos do mundo que suscitam dilemas contemporâneos a serem enfrentados por todos nós com urgência e reflexão.

O festival homenageia Silvio Tendler, realizador dos documentários que alcançaram o maior recorde de bilheterias do Brasil. O Panorama Internacional Contemporâneo traz obras cuja excelência cinematográfica está comprovada por sua seleção em vitrines prestigiosas como os festivais de Cannes, Sundance, Roterdã, Locarno, Berlim, Leipzig, IDFA – Amsterdã, entre outros. Os temas selecionados para a Itinerância são Cidades, Economia e Povos & Lugares.

Uma novidade desta edição é o programa Mostra Brasil Manifesto, um conjunto de filmes que constroem um retrato denso e agudo do Brasil, voltando seu olhar para questões primordiais que abarcam nossas identidades e nossa história. Na Competição Latino-Americana chama a atenção a pluralidade de olhares e estilos em filmes com profundas marcas autorais que assumem posições fortes e estimulantes sobre questões centrais de nossa sociedade.

A Sessão Infantil traz curtas-metragens que apresentam, de maneira lúdica, questões socioambientais contemporâneas, como a geração de energia ou a vida urbana regrada pelo relógio. O evento traz ainda uma formação de professores que estimula e visa potencializar o uso de diferentes recursos audiovisuais como ferramentas educativas.

A Mostra Ecofalante mobiliza conteúdos e reflexões sobre temas prementes em nossa sociedade e sua Itinerância democratiza cada vez mais o seu alcance.