Virada Sustentável 2019

Juntas Podemos

Mulheres envolvidas no ativismo contemporâneo, que ocupam seus lugares de fala, criam uma vida na qual podem se reconhecer, aqui e agora, fazendo a diferença no mundo. Esse papel de poder e resistência traz com ele um desafio: da relação entre força e vulnerabilidade; de potência, firmeza, e da necessidade de uma rede de solidariedade, cuidado e apoio mútuo. Como criar engajamento e também criar comunidade, sentimento de pertencimento e colaboração para cuidarmos juntos da mudança que tem que ser feita?

Ana Carolina Martins (Painelista)

Empreendedora social, Diretora Executiva da A Visionária Lab, laboratório de conteúdo e conhecimento a partir da diversidade. Fomenta e apoia projetos de empreendedorismo e inovação social que estão às margens da cidade. Por meio de sua trajetória como mulher negra, nascida no Capão Redondo, idealizou e dirigiu, o documentário Visionários da Quebrada - onde as histórias contadas, criam novos imaginários e narrativas sobre os saberes e tecnologias sociais produzidas nas periferias. Formada em Marketing (Faculdade IBTA), autodidata estuda e pesquisa temas como psicanálise, filosofia e cinema.

Evelyn Gomes (Painelista)

Diretora presidenta e boba da corte do Labhacker - Laboratório focado em atuar nos pilares de política, arte e tecnologia, é pesquisadora de pedagogias de autonomias e cuidado, integra grupos de cultura de paz e mediação de conflito, gestora cultural e é também estudante de ayurveda.

Watatakalu Yawalapiti (Painelista)

Liderança indígena

Marcella Arruda (Mediadora)

Criadora de estruturas abertas para estar em comum, investigando o corpo pela cidade e a cidade pelo corpo. Co-idealizadora de experiências de aprendizagem e construção de outros imaginários coletivos, como o MUDA_coletivo e o Escola Sem Muros. Diretora de projetos do Instituto A Cidade Precisa de Você, rede interdisciplinar de atuação em espaços públicos na criação de uma pedagogia urbana e de uma cultura de autonomia e cidadania ativa.