18 de novembro de 2019

Mostra Ecofalante participa da Virada Sustentável em Fortaleza

Programação é gratuita e conta com quatro filmes seguidos de debates 

A Mostra Ecofalante de Cinema estará pela primeira vez em Fortaleza entre os dias 21 e 24 de novembro. A programação, que faz parte da Virada Sustentável, contará com quatro sessões de filmes seguidas de debates no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

A Virada Sustentável é um evento de mobilização e educação para a sustentabilidade que acontece desde 2011. Inspirada na experiência em São Paulo, a primeira edição do evento em Fortaleza contará com uma programação extensa englobando eventos culturais, ambientais, educativos e iniciativas que buscam valorizar e dar visibilidade a ideias e projetos que promovam a sustentabilidade. 

A programação da Mostra Ecofalante na Virada começará na quinta-feira (21/11) às 11h com “Uma História de Desperdício”, filme que expõe o desperdício de alimentos e mostra como ele afeta diretamente as mudanças climáticas. A sessão será seguida de um debate mediado por Rebeca Wermont (Yby Soluções Sustentáveis) e com participação das convidadas Larissa Bezerra (Instituto Lixo Zero) e Ana Raquel Vitoriano (Rede de Catadores).

Na sexta-feira (22/11), 11h, exibiremos “O Fio da Meada”, filme que mostra a luta de povos tradicionais brasileiros contra a urbanização opressora. Neste documentário, Silvio Tendler instiga a denúncia à violência nos campos e nas comunidades tradicionais, cada vez mais ameaçados pela ação do homem em nome do progresso. O debate na sequência contará com a participação de Jeovah Meireles (Universidade Federal do Ceará – UFC) e Mateus Tremembé (Agente Ambiental Indígena) e mediação de Anna Érika Ferreira Lima (Universidade Federal do Ceará -UFC).

O filme “GIG – A Uberização do Trabalho” será exibido no sábado (23/11) às 11h. O documentário aborda o crescimento do trabalho mediado por aplicativos e plataformas digitais, fenômeno que vem despertando debates sobre a precarização e a intensificação do trabalho. Em seguida, teremos um debate mediado por Magda Maya (autora do livro Sustentabilidade 4.0) e com os convidados Marcos Hirano (B2inn), Mário Gurjão (Inova Mundo) e Alexandre Hollanda (Unifametro).

No último dia, domingo (24/11), teremos “O Custo do Transporte Global” às 11h. O documentário apresenta uma audaciosa investigação sobre o transporte marítimo de mercadorias e aborda os custos ambientais e sociais por trás dessa indústria, como as consequências na vida marinha, as condições de trabalho nas embarcações e a poluição dos oceanos. O debate contará com a participação de Márcio Rios (Diretor do GBFOR) e Beatriz Azevedo de Araújo (Instituto Verde Luz) e mediação de Magda Maya (autora do livro Sustentabilidade 4.0).

As atividades fazem parte da itinerância da Mostra Ecofalante, que tem apoio do Mercado Livre, da White Martins, da Kimberly Clark e da Pepsico.

A programação e mais informações podem ser acessadas no site da Virada Sustentável.