25 de maio de 2018

Programe-se! Saiba o que vai rolar em cada sala de exibição

A 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental começa no dia 31 de maio e a programação nunca esteve tão extensa. Ao todo, serão exibidos 121 filmes!

Para você se localizar em meio de tantos filmes e debates incríveis e de mais de 30 locais de exibição, explicamos agora o que acontecerá em cada sala!

 

RESERVA CULTURAL

A tradicional programação da Mostra Ecofalante no Reserva é o programa completo do Panorama Internacional Contemporâneo, com obras, em sua maioria inéditas no Brasil, de vitrines prestigiosas como os festivais de Cannes, Sundance, Roterdã, Locarno, Berlim, Leipzig, IDFA – Amsterdã (considerada a “Cannes” do cinema documental), entre outros. O programação foi organizada pela curadoria nas temáticas Campo, Cidades, Consumo, Povos & Lugares, Preservação e Trabalho. Cada eixo é objeto de concorridos debates com especialistas e realizadores:

Trabalho e Tecnologia: Utopia ou Distopia? – dia 1, sexta – 20h00

A Nova Corrida Pelo Ouro Verde – dia 2, sábado – 20h00

Grandes Obras: Uma Inconsequência? – dia 4, segunda – 20h00

Desperdício na Fartura – dia 6, quarta – 20h00

Oceanos: Uma Tragédia Reversível? – dia 7, quinta – 20h00

Combates Urbanos e o Legado de Jane Jacobs – dia 8, sexta – 20h00

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, preparamos uma programação especial no Reserva: dois filmes homenageiam Chico Mendes, Crianças da Amazônia e Chico Mendes, Eu Quero Viver, seguidos de debate sobre o legado do líder seringueiro, sindicalista, ativista político e ambientalista brasileiro, expoente na defesa da Amazônia. A Homenagem marca os 30 anos de seu assassinato.

Para  fechar a noite,  A Caverna dos Sonhos Esquecidos – em 3D – premiado filme do diretor Werner Herzog que faz parte Panorama Histórico.

 

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – AUGUSTA

O espaço é a grande casa do Panorama Histórico: Retrospectiva Werner Herzog. Serão exibidas 17 obras de um dos cineastas mais originais e polêmicos de todos os temposA seleção privilegia obras que focalizam o embate homem versus natureza, tema caro ao aclamado diretor. Se você é fã, corra! Vários filmes são exibidos apenas uma vez! Outros se repetem aqui e no CCSP.

A Homenagem a Chico Mendes também terá lugar no espaço, além de alguns filmes especiais do Panorama Internacional Contemporâneo.

 

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

O CCSP recebe a Competição Latino-Americana debates depois dos filmes brasileiros que tem estreia na Mostra, e bate-papos com os realizadores internacionais! O Concurso Curta Ecofalante, que estimula produções universitárias, também estará presente na sala. Ambas as competições serão premiadas – pelo júri e pelo público –, em nossa Cerimônia de Encerramento.

Quem ama o Herzog, ou está prestes a descobrir esse cineasta inesquecível, tem aqui também a oportunidade de assistir sua obra, 6 filmes do Panorama Histórico: Retrospectiva Werner Herzog estarão presentes no início da programação do CCSP.

Filmes do Panorama Internacional Contemporâneo, e da Homenagem a Chico Mendes também serão exibidos.

Haverá sessões com acessibilidade nos seguintes horários:

10.jun

15h30 | Triste Oceano
17h30 | Terra do Silêncio

 

GALERIA OLIDO

O grande destaque da programação da Galeria Olido é Experiência Sensorial: Aldeia Munduruku. A primeira experiência de realidade virtual multissensorial que reproduz uma vivência dentro de uma aldeia indígena na Amazônia. O espectador vai  experienciar uma visita à aldeia Sawré Muybu, do povo Munduruku com estímulos táteis, auditivos e olfativos.

Todos os filmes da Competição Latino-Americana e da Homenagem também serão exibidos nesta sala, e ainda alguns filmes do Programa Internacional Contemporâneo.

 

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL

Quem puder ir no CCBB, no coração de São Paulo, pode ir com calma, todos filmes serão exibidos duas vezes!

Aqui se confere a Competição Latino-Americana, com filmes brasileiros e de mais 8 países da região, e o Concurso Curta Ecofalante, que selecionou 9 produções audiovisuais de estudantes de nível técnico e superior – e aqui você consegue conhecer de perto os realizadores, serão mais de 10 bate-papos!

A programação do CCBB contempla ainda a Homenagem a Chico Mendes.

 

UNIBES CULTURAL

A Unibes é o local de uma de nossas atividades paralelas, o Workshop: A Prática do Cinema Documental, com Jorge Bodanzky. O cineasta e fotógrafo brasileiro transmitirá aos alunos um pouco de sua experiência de quase 50 anos atuando na área.

Novidade na Mostra Ecofalante, a Unibes exibe duas sessões de curta-metragens voltados para o público infantil. A Sessão Infantil traz animações, ficções e até um pequeno documentário que introduzem aos pequenos, de maneira lúdica, uma gama de questões socioambientais contemporâneas.

Filmes vencedores da Competição Latino-Americana da última edição também podem ser conferidos neste espaço, além das sessões do Concurso Curta Ecofalante, e da Homenagem ao Chico Mendes.

 

CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL CIDADE TIRADENTES

A Mostra dá uma atenção especial à zona Leste da cidade. Algumas das principais atrações do evento também acontecem nesta região. O Centro de Formação Cidade Tiradentes recebe a mesma programação da Unibes Cultural só que em dias e horários diferentes. Neste bairro em particular, também estaremos presentes no CEU Cidade Tiradentes e na Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes.

CEUs: Aricanduva, Butantã, Caminho do Mar, Feitiço da Vila, Jaçanã, Jambeiro, Meninos, Pq. Veredas, Paz, Perus, Quinta do Sol, São Rafael, Três Rafael, Três Lagos, Vl. Atlântica e Vl. do Sol

Os CEUs recebem o filme Crianças da Amazônia, que faz parte da Homenagem a Chico Mendes, a Sessão Infantil e dos filme vencedores da Competição Latino-Americana de nossa última edição.

 

FÁBRICAS DE CULTURA

A programação das Fábricas de Cultura  – equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – é dedicada ao Concurso Curta Ecofalante e aos curtas da Competição Latino-Americana.

Veja a lista com todos os filmes aqui.

Programação aqui.