24 de agosto de 2018

Ecofalante inicia atividades em parceria com a UFSCar Lagoa do Sino

Sessões e debates acontecerão nas cidades de Buri e Campina do Monte Alegre

A partir de agosto, a Ecofalante e a UFSCar iniciam uma parceria que levará atividades gratuitas aos municípios de Buri e Campina do Monte Alegre, no interior de São Paulo. Por meio desta parceria, serão realizados dois projetos que fazem parte da itinerância da Mostra Ecofalante pelo interior do estado no segundo semestre de 2018.

Um dos projetos consiste em realizar rodas de conversa na Casa do Saber, em Campina do Monte Alegre, após exibições de filmes do acervo da Mostra Ecofalante. O objetivo é levar as questões e debates trazidos por esses filmes aos moradores do município, buscando criar vínculos entre a universidade e a comunidade e acolhê-la em atividades culturais. As rodas de conversa terão início no dia 4 de setembro, com a exibição do filme “(R)evoluções Invisíveis”.

O outro projeto é uma ACIEPE (Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão) realizada no campus Lagoa do Sino, na cidade de Buri. As atividades consistem na exibição de filmes em sala de aula seguidos de debates sobre o tema “desenvolvimento em crise”, com o objetivo de alimentar a cultura da reflexão e proporcionar o encontro de alunos e professores em formatos criativos. Para essa atividade, que começa no dia 24 de agosto, o público alvo são os alunos e a comunidade do campus, mas as sessões também estarão abertas a interessados.

Segundo a professora Alice Miguel de Paula Peres, que coordena os dois projetos, a ideia da parceria surgiu quando ela teve conhecimento das atividades realizadas na parceria com a Unicamp: “Fiquei encantada com esse formato: debater temas que afligem a sociedade contemporânea levando em conta um material artístico e documental provindo das produções cinematográficas de todo canto do mundo”, ela conta. “Tive certeza de que por meio desta parceria conseguiríamos criar no campus da UFSCar Lagoa do Sino um espaço de reflexão com acesso aos documentários que não nos estariam disponíveis nos veículos de comunicação convencionais”.

A parceria entre a Ecofalante e a UFSCar foi estabelecida por meio do Programa Ecofalante Universidades, que desde o ano passado tem buscado estabelecer convênios com as principais universidades do estado de São Paulo. O intuito do Programa é levar filmes e reflexões sobre a temática socioambiental ao ambiente acadêmico.

“Estamos em uma universidade pública e uma de suas funções também é esta: atuar na fronteira do conhecimento, estar na vanguarda. No caso das produções cinematográficas, os filmes e documentários abrem portas para esta construção”, afirma a professora Alice. “No campus Lagoa do Sino, um campus que inicia suas atividades em 2014, esta possibilidade produz vitalidade e alimenta a sua consolidação como universidade pública”.

A Mostra Ecofalante tem apoio do Instituto Clima e Sociedade, Tigre e Instituto Carlos Roberto Hansen, Kimberly Clark, White Martins e do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria de Cultura.

Confira a programação das atividades:

 

Casa do Saber – Campina do Monte Alegre

Terças, às 19h

 

04/09 – Todo o Tempo do Mundo

18/09 – A Escala Humana

02/10 – Submissão

16/10 – Dedo na Ferida

30/10 – Terras Brasileiras

 

Campus Lagoa do Sino – Buri (Sala 110)

Sextas, às 14h

 

24/08 – Todo o Tempo do Mundo

31/08 – (R)evoluções Invisíveis

14/09 – A Escala Humana

21/09 – O Verdadeiro Preço

28/09 – Doce Mentira

05/10 – Submissão

19/10 – Dedo na Ferida

26/10 – Terras Brasileiras

09/11 – Espólio da Terra

16/11 – Malditas Barragens