6 de junho de 2019

Homenagem a Silvio Tendler tem filmes inéditos e convidados especiais

Referência da cinematografia brasileira, o carioca Silvio Tendler é homenageado pela 8ª Mostra Ecofalante, que exibe onze de suas mais marcantes obras. O cineasta é conhecido por abordar em seus filmes personalidades como os ex-presidentes João Goulart e Juscelino Kubitschek, o cineasta Glauber Rocha e Milton Santos, considerado como um dos maiores geógrafos do mundo. A partir dos anos 2010, começou a focar sua lente em questões socioambientais, com os filmes-denúncia sobre agrotóxicos, O Veneno Está na Mesa e O Veneno Está na Mesa 2.

A programação da 8ª Mostra Ecofalante inclui dois filmes inéditos: “O Fio da Meada” (Brasil, 2019, 77’) e “Sonhos Interrompidos” (Brasil, 2016, 86’).

Para homenagear este cineasta incontornável, convidamos dois frequentes colaboradores: o diretor de fotografia Lúcio Kodato e Vladimir Sacchetta, jornalista e pesquisador. Silvio Tendler também estará presente para receber a homenagem, que acontecerá no sábado (08/06) às 20h10 no Reserva Cultural. Ao longo do dia, também no Reserva, teremos uma programação especial com seus filmes: “Os Anos JK: Uma Trajetória Política”, às 14h30; “Jango”, às 16h30; “O Fio da Meada”, às 18h40; e “Sonhos Interrompidos”, às 22h. 

No domingo, 09 de junho, a programação na sala Lima Barreto do CCSP também é em sua homenagem: teremos “Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá”, às 15h30; “Glauber o Filme, Labirinto do Brasil”, às 17h30, e “Utopia e Barbárie”, às 19h30.

E para quem não pode comparecer à Mostra Ecofalante, temos uma novidade: dez filmes do Silvio Tendler estão disponíveis para assistir online gratuitamente na plataforma Spcine Play! Clique para saber mais.

Veja abaixo a lista dos filmes dirigidos por Silvio Tendler que estão na programação da 8ª Mostra. Clique na programação de cada filme para saber quando serão as próximas exibições:

Agricultura Tamanho Família

(Veja a programação)

Brasil, 2014, 59′

No Brasil, dos quase 5 milhões de estabelecimentos rurais, 4,5 milhões são ocupados por outro tipo de agricultura: a agricultura familiar, que utiliza estratégias de produção que respeitam o meio ambiente e é responsável pela produção da maior parte do alimento que chega à mesa dos brasileiros. O filme mostra as diversas formas de agricultura familiar e o quanto esse modelo de produção agrícola cria e movimenta a cultura, a produção econômica, as relações sociais e inclusive os afetos no interior do País.

Dedo na Ferida

(Veja a programação)

Brasil, 2017, 90′

O filme trata do fim do estado de bem-estar social e da interrupção dos sonhos de uma vida melhor para todos em um cenário onde a lógica homicida do capital financeiro inviabiliza qualquer alternativa de justiça social. Milhões de pessoas peregrinam em busca de melhores condições de vida enquanto a perversão do capital só aspira à concentração da riqueza em poucas mãos. Neste cenário de tensões sociais, artistas e intelectuais lutam para transformar o mundo, levantando temas como os fins dos direitos sociais, o desemprego, o mercado e o consumo. A arte se converte em ferramenta de mudança social provocando discussões que não interessam ao 1% mais rico.

Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá

(Veja a programação)

Brasil, 2006, 90’

Quando o mundo estava pautado pelo pensamento único da globalização, o professor Milton Santos foi a voz discordante, denunciando as perversidades do que chamou de ‘globaritarismo’, sistema econômico que provoca a concentração da riqueza entre os ricos e que distribui mais pobreza aos desfavorecidos. Este filme apresenta a última entrevista do geógrafo Milton Santos, na qual ele traça um painel das desigualdades entre o norte rico e o mundo saqueado do sul, apresentando alternativas e um prognóstico otimista sobre o futuro da humanidade.

Glauber o Filme, Labirinto do Brasil

(Veja a programação)

Brasil, 2003, 97’

Documentário sobre a vida e a morte de Glauber Rocha, cineasta baiano que revolucionou o cinema, promovendo uma radical revisão na cultura brasileira. Imagens do enterro, depoimentos recentes de quem acompanhou sua trajetória, seu pensamento e suas idéias explodem na tela num filme-tributo à memória de um artista que idealizava um cinema independente e libertário.

Jango

(Veja a programação)

Brasil, 1984, 114’

O filme refaz a trajetória de João Goulart, o Jango, em meio à efervescência política e cultural dos anos 1960 e, por meio de imagens de arquivo e depoimentos, mostra em detalhes como se construiu o golpe que o depôs nas primeiras horas do dia 1º de abril de 1964. O filme foi lançado exatamente vinte anos após o golpe militar no Brasil e levou meio milhão de espectadores ao cinema.

O Fio Da Meada

(Veja a programação)

Brasil, 2019, 77’

O filme mostra a luta de povos tradicionais brasileiros contra a urbanização opressora. Neste documentário, Silvio Tendler instiga a denuncia à violência nos campos e nas comunidades tradicionais, cada vez mais ameaçados pela ação do homem em nome do progresso. Caiçaras, quilombolas e indígenas lutam para sobreviver e para tentar impedir que suas reservas naturais sejam destruídas pelo processo de urbanização.

O Veneno Está na Mesa

(Veja a programação)

Silvio Tendler (Brasil, 2011, 49′)

O Brasil é, desde 2008, o país que mais consome agrotóxicos no planeta! Muitos  desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que utilizamos estão proibidos em quase  todo o mundo pelo risco que representam à saúde humana e ambiental. O perigo é  tanto para os trabalhadores que manipulam os venenos quanto para a população  do campo e das cidades que consomem os produtos agrícolas com agrotóxicos.  Só quem lucra com isso são as transnacionais fabricantes dos venenos. A ideia do  filme é mostrar como estamos nos alimentando mal por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio. É tempo de mudar!

O Veneno Está na Mesa II

(Veja a programação)

Silvio Tendler (Brasil, 2014, 70′)

Após o impacto do primeiro filme, este filme atualiza e avança na abordagem das terríveis consequências para a saúde pública causadas pelo uso dos agrotóxicos dentro do modelo agrícola nacional atual. O filme enfoca a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores. Com este documentário, vem a certeza de que o país precisa tomar um posicionamento diante do dilema que se apresenta: em qual mundo queremos viver? O mundo envenenado do agronegócio ou o da liberdade e diversidade agroecológica?

Os Anos JK – Uma Trajetória Política

(Veja a programação)

Silvio Tendler (Brasil, 1980, 110’)

A eleição de Juscelino Kubitschek, o nascimento de Brasília, a renúncia de seu sucessor Jânio Quadros, a crise política, o golpe militar e a cassação dos direitos políticos de JK. O foco deste filme é a trajetória política do ‘presidente bossa nova’, popular entre os artistas, que sonhou com um país que ocupasse um lugar entre as potências mundiais, propondo para isso uma política desenvolvimentista rumo à modernidade.

Sonhos Interrompidos

(Veja a programação)

Silvio Tendler (Brasil, 2016, 86’)

Nos anos 1960, o Brasil foi pautado pela luta por igualdade. Uma série de pensadores seminais colocaram a fome, a partilha da terra, a educação e o desenvolvimento em discussão. Estudantes, artistas e intelectuais desejaram mudar o mundo, mas o que o país viu foi o presidente João Goulart, que idealizou as Reformas de Base, ser deposto por um golpe militar. Apesar disso, o que o filme procura nos mostrar é que sonhos interrompidos podem fazer germinar novas sementes, novos sonhos. Essa é a função da História: impulsionar-nos para novas lutas.

Utopia e Barbárie

(Veja a programação)

Silvio Tendler (Brasil, 2009, 120’)

A fim de fazer uma reconstrução narrativa do Brasil e do Mundo durante a Guerra Fria, o filme faz paralelos entre as experiências vivenciadas pelo diretor e os acontecimentos ao redor do mundo. Este road movie documentário passa pela Itália, EUA, Brasil, Vietnã, Cuba, Uruguai, Chile, entre outros, mostrando lugares e protagonistas da história. Tão importante quanto os temas retratados é o olhar do autor, que se constrói à medida em que o filme vai acontecendo, de maneira a dar voz a diferentes personagens e traçando um rico painel de nossa história recente.