7 de agosto de 2018

Ecofalante inicia série de debates em parceria com a Unesp

Evento marca início de convênio pelo Programa Ecofalante Universidades

“Obrigado, Chuva”, de Julia Dahr

No dia 11 de agosto, a Ecofalante e a Universidade Estadual Paulista promovem em conjunto a exibição do documentário “Obrigado, Chuva”, da diretora norueguesa Julia Dahr, seguido de um debate sobre mudanças climáticas. O filme, lançado em 2017 e premiado em diversos festivais, retrata um pequeno agricultor queniano que, durante cinco anos, usou uma câmera para registrar os impactos das mudanças climáticas na vida de sua família e de sua comunidade.

Participarão do debate a professora Fernanda Mello Sant’Anna, do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp, o professor de Relações Internacionais do ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e documentarista independente Marcos Farias Ferreira, além do diretor da Ecofalante, Chico Guariba, como mediador. O evento acontece na Biblioteca Mário de Andrade, das 15h às 18h, e a entrada é gratuita.

Esse será o primeiro de uma série de debates que marcam o início da parceria entre a Ecofalante e a Unesp. O convênio assinado entre as duas instituições visa oferecer espaços de reflexão ao público sobre importantes temas da atualidade, por meio da difusão de conteúdos audiovisuais nacionais e estrangeiros de qualidade ligados a questões socioambientais. O acordo prevê ainda a disseminação de conteúdos audiovisuais do catálogo da 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental nas unidades da Unesp cujos direitos autorais estejam liberados para circulação.

O convênio faz parte do Programa Ecofalante Universidades, criado em 2017 com o objetivo de levar para o ambiente educacional uma seleção de filmes que incitam a reflexão e o debate sobre questões atuais da realidade brasileira e mundial. Por meio do programa, a Ecofalante tem buscado realizar parcerias com as principais universidades do estado de São Paulo. Entre as parcerias já estabelecidas encontram-se USP, UNICAMP, UFSCar, UNIFESP, UFABC, Centro Paula Souza e Instituto Federal.

Os debates também integram a Itinerância Estadual da 7ª Mostra Ecofalante, que tem apoio do Instituto Clima e Sociedade, Tigre e Instituto Carlos Roberto Hansen, Kimberly Clark, White Martins e do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria de Cultura. Na cidade de São Paulo, a Mostra Ecofalante também tem apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Cultura.

Clique para acessar a programação do evento.