10 de janeiro de 2019

Mostra Ecofalante inicia o ano com exibições em todo o litoral paulista

Sessões acontecem de 11/01 a 23/02 dentro do projeto Verão no Clima 2019

Lixo, pesca predatória e mudanças climáticas são alguns dos temas abordados pelo premiado longa-metragem australiano “Triste Oceano”, que foi destaque na sétima edição da Mostra Ecofalante e agora ganha exibições de 11/01 a 23/02 nas 16 cidades do litoral paulista.

As sessões são gratuitas e integram o projeto Verão no Clima 2019, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente. A campanha tem como foco estimular o cuidado com a geração e o descarte de lixo nas praias durante as férias de verão. Além das exibições do filme, a programação conta com mutirões de limpeza, corridas e caminhadas, assim como ações de conscientização nas redes sociais e meios de comunicação.

As sessões de “Triste Oceano” acontecem em Ilhabela (11/01), São Sebastião (12/01), Itanhaém (18/01), Peruíbe (19/01), Santos (20/01), Bertioga (25/01), Cubatão (26/01), Cananéia (1/02), Iguape (2/02), Ilha Comprida (3/02), São Vicente (8/02), Praia Grande (9/02), Mongaguá (10/02), Guarujá (16/02), Ubatuba (22/02) e Caraguatatuba (23/02).

O filme é um alerta sobre o fato de que metade da toda a vida marinha já foi perdida nos últimos 40 anos. Trata-se de uma viagem provocativa ao reino dos oceanos, com filmagens realizadas durante dois anos na Austrália, Havaí, Indonésia e nas Filipinas. Participam da obra especialistas renomados que alertam sobre a necessidade da preservação dos oceanos – entre eles, a jovem especialista em tubarões Madison Stewart, a Dra. Jennifer Lavers (pesquisadora do Instituto de Estudos Marítimos e Antárticos) e os australianos Mark Dia (ativista) e Lucas Handley (biólogo marinho e fotógrafo subaquático).

Escrito, dirigido e coproduzido por Karina Holden em 2017, o longa-metragem tem duração de 76 minutos e conta com legendas em português. O trailer oficial pode ser acessado aqui.

Segundo a crítica especializada, o filme mostra belíssimas cenas da natureza e, ao mesmo tempo, traz imagens brutais dos problemas com os quais os oceanos se confrontam hoje. Causou impacto devido ao equilíbrio entre conteúdos factuais pesquisados ​​com seriedade e ferramentas estilísticas em parte poéticas e estéticas.

A campanha Verão no Clima 2019 é realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, na Coordenadoria de Educação Ambiental, CETESB, Sabesp e Mercado Jovem e apoiada pelas empresas Getnet, Heineken Brasil, Nivea, Baruel, Crystal e Trecbox.

Para acompanhar outras ações do Verão no Clima acesse o site ambiente.sp.gov.br/veraonoclima e também as redes sociais facebook.com/veraonoclima e instagram.com/veraonoclima.