22 de maio de 2019

Conheça o júri da 8ª Mostra Ecofalante!

A Mostra Ecofalante de Cinema tem dois programas competitivos: a Competição Latino-Americana, que premia os melhores filmes socioambientais latino-americanos, e o Concurso Curta Ecofalante, que incentiva produções audiovisuais de estudantes.

Saiba quem fará parte de cada júri:

Competição Latino-Americana

Heitor Augusto – Crítico de cinema, curador, professor e tradutor. Curador da mostra Cinema Negro: Capítulos de uma História Fragmentada (2018) e um dos curadores do Festival de Brasília (2017-18). Ministra oficinas sob as perspectivas dos subalternizados, além de cursos livres de história do cinema com ênfase em períodos, autores e recortes sub-representados. Mantém o site Urso de Lata (www.ursodelata.com), onde exercita uma escrita que habita as intersecções entre estética, raça e política.

Lina Chamie – Dirigiu os longas Tônica Dominante (2001) que lhe rendeu, entre outros prêmios, o Kodak Vision Award/WIF, em Los Angeles, e o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA); A Via Láctea (2007), com estreia mundial no Festival de Cannes; Santos 100 Anos de Futebol Arte (2012), filme oficial do centenário do Santos FC; São Silvestre (2013), que obteve o Prêmio APCA de Melhor Documentário; Os Amigos (2014) e Dorina – Olhar para o Mundo (2016). Santos de Todos os Gols (2019), é seu sétimo e mais recente longa-metragem. É graduada e mestre em música e filosofia pela New York University.

Tadeu Jungle – Roteirista e diretor de cinema, TV e Realidade Virtual, um dos precursores da videoarte no país. Escreveu para vários jornais e revistas sobre vídeo e televisão. Apresentou e dirigiu programas para a TV Globo, Cultura e Band e mais de 500 filmes publicitários. Dirigiu séries, filmes documentais e o longa Amanhã Nunca Mais, com Lázaro Ramos. Realizou videoinstalações para o Museu do Futebol e Museu do Amanhã. Sócio-fundador da produtora de VR Junglebee, fez uma trilogia de filmes de impacto social: Rio de Lama, sobre os sobreviventes da tragédia ambiental de Mariana; Fogo na Floresta, que retrata o drama das queimadas junto ao povo Waurá, no Xingu e Ocupação Mauá, sobre a gestão de um edifício feito por sem-teto de São Paulo. O livro Videofotopoesia retrata seus 30 anos de atividades artísticas.

Concurso Curta Ecofalante 

Nádia Mangolini – Trabalha com audiovisual há 12 anos. Colaborou na produção de diversos longas, curtas-metragens e séries de TV. Nos últimos anos, focou sua carreira no desenvolvimento de projetos de animação, como roteirista, produtora executiva e coordenadora de produção. Produziu o curta Quando os Dias Eram Eternos, que recebeu o prêmio de melhor curta no Festival de Brasília 2016. Torre, seu primeiro filme como diretora, estreou em 2017 e foi exibido e premiado em mais de 30 festivais nacionais e internacionais.

Pedro Guimarães – Doutor em Cinema e Audiovisual (Sorbonne Nouvelle – Paris 3), professor do Departamento de Cinema e do Programa de Pós-Graduação em Multimeios (Unicamp) e autor do livro Helena Ignez, actrice expérimentale (ACCRA/Université de Strasbourg, 2018).

Thiago Mendonça – Diretor e roteirista. Formado em Ciências Sociais, é mestrando em Meios e Processos Audiovisuais pela USP. Entre seus filmes estão os premiados curtas Minami em Close-up, A Guerra dos Gibis, Piove, il Film di Pio, O Canto da Lona, Entremundo e Procura-se Irenice e os longas-metragens Jovens Infelizes ou Um Homem que Grita não é um Urso que Dança e Um Filme de CinemaFoi editor da revista Zagaia e escreveu sobre cinema e música em diversas revistas e jornais. É roteirista de importantes diretores da nova geração com destaque para sua parceria com  Adirley Queirós. Atualmente finaliza seu terceiro longa-metragem ficcional, Curtas Jornadas Noite Adentro.