17 de abril de 2019

Confira as temáticas do Panorama Internacional Contemporâneo

O Panorama Internacional Contemporâneo é o programa da Mostra Ecofalante que a cada edição traz os mais novos filmes dos principais festivais de cinema e documentário do mundo. Dentro dele, nossa curadoria organiza os filmes em eixos a partir de suas temáticas em comum. Esses eixos, além de facilitarem a orientação do público, serão pautas de debates com especialistas e realizadores durante a Mostra.

Na 8ª Mostra Ecofalante, o Panorama Internacional Contemporâneo terá 7 temáticas. Pela primeira vez, teremos a temática Saúde, com uma atenção especial à saúde da mulher. Os filmes retratam a luta de grupos para combater desde a contaminação radioativa, passando pela AIDS, o Ebola e até procedimentos de esterilização que causam inúmeros efeitos colaterais devastadores.

Outra novidade é o tema Sociobiodiversidade, conceito que apaga a distância entre natureza e sociedade. A temática trará tanto filmes que falam de mobilização social, retratando a luta pela terra e contra o desmatamento, quanto obras que mostram a força da atividade humana sobre o nosso planeta, revelada na nova era geológica do antropoceno.

“A Terra dos Sábios”, de Pieter-Jan De Pue

A Ásia está em destaque no eixo Cidades desta edição. Há filmes que abordam a gentrificação, conflitos entre concepções de cidades antigas e contemporâneas e até um filme sobre um projeto de cidade sustentável no futuro.

Os filmes da temática Povos & Lugares vão desde comunidades tradicionais, como um filme sobre cantos de trabalho na Índia, até novos lugares e práticas resultantes da sociedade contemporânea, como o trabalho em Agbogbloshie, cidade com o maior lixão de lixo eletrônico no mundo, em Gana.

Com foco em mineração, a temática Recursos Naturais aborda desde carvão e extração de gás até filmes sobre como a corrida por recursos naturais gera e se alimenta da guerra, como nos casos do Afeganistão e do Congo.

Em Trabalho, o foco é a desindustrialização e os impactos que ela causa nos trabalhadores. Também são abordados temas como a automação, o tratamento de operários como se fossem máquinas e a nova onda de flexibilização do trabalho: a uberização.

Já os filmes do eixo Economia são bastante ligados a questões agrícolas e como as relações econômicas trazem desigualdade. A temática também passa por indústrias, alimentação, consumo e pela recente grande crise de migração.