26 de abril de 2019

Concurso Curta Ecofalante – conheça os filmes selecionados!

O Concurso Curta Ecofalante, criado para incentivar a produção audiovisual feita por estudantes, recebeu inscrições de alunos de graduação, ensino médio, cursos técnicos e cursos livres de cinema de todas as regiões do Brasil.

Dentre os inscritos, foram selecionados 13 curta-metragens que serão exibidos durante a Mostra Ecofalante, que acontecerá em São Paulo entre os dias 30 de maio e 12 de junho. Além disso, os filmes concorrerão aos prêmios de Melhor Curta Ecofalante, no valor de R$ 3.000,00, e Melhor Filme pelo Público.

mae do mangue

“Mãe do Mangue”, de Isabella Cruvinel Santiago e Jonas Torralba Batista

 

Veja a lista completa dos curtas selecionados:

 

À Luz do Sol

dir. Edielson Shinohara, UFPA – Universidade Federal do Pará, 2017, 13’

O filme traz relatos sobre aspectos da trajetória de personagens travestis e transexuais de Belém-PA, na região amazônica. Retratos de sua luta cotidiana, no trabalho e contra o preconceito, fazem referência a pessoas que muitas vezes são invisibilizadas.

ATL: Acampamento Terra Livre

dir. Edgar Kanaykõ Xakriabá, UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, 2017, 7’

Em abril de 2017, em Brasília, povos indígenas de todos as regiões do país e das mais diversas etnias reuniram milhares de lideranças no maior Acampamento Terra Livre da história exigindo seus direitos que têm sido sistematicamente vilipendiados.

Beta

dir. Beatriz Costa, É Nóis Na Fita – Curso Gratuito de Cinema, 2018, 7’

Num futuro distópico, seres humanos perderam a subjetividade e a natureza é reprocessada para consumo. Eles acordam. Eles trabalham. Eles dormem. Eles acordam. Eles trabalham. Eles dormem. Eles acordam… o que é aquilo?!

Corpo D’Água

dir. Aline Alves, Camila Moranelo, Dávison Souza, Elizabete França, Isadora Padilha, Ítalo Rodrigues, Jean Bonifácio, Marcella Farias, Maykson Douglas e Nycollas Augusto, IFAL – Instituto Federal de Alagoas, 2018, 10’

Das águas do Rio Mundaú, a lagoa-mãe dos ribeirinhos verteu e se fez laguna. Uma região urbana se delineia em suas margens. Entremeio às transformações, a lagoa expõe suas cicatrizes, persistentes na memória de seus habitantes, reescrevendo a biografia de uma cidade que se desenvolve em conflito com a natureza.

Derradeiro

dir. Renata Alves, Escola Municipal Profª Ana Ribeiro Barbosa, 2018, 15’

Seu Luiz navega no oceano de suas memórias deixando as lembranças falarem mais alto do que a realidade.

Estrela D’Água

dir. Julia Milreu, Univille – Universidade da Região de Joinville, 2017, 4’

Naiá, uma indígena tupi-guarani, encontra-se totalmente fascinada pela Lua, e faz de tudo ao seu alcance para continuar admirando-a. O filme é baseado na lenda da Vitória-Régia, dos indígenas tupi-guarani.

Laklãnõ/Xokleng: Os Órfãos do Vale

dir. Andressa Santa Cruz e Clara Comandolli, UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, 2018, 30’

Baseado em depoimentos de indígenas Laklãnõ/Xokleng do Vale do Itajaí-SC, o curta resgata a tradição oral como forma de reafirmação e preservação de sua história e cultura. O filme relaciona a chegada dos imigrantes europeus em seu território, na metade do século XIX, com as condições atuais.

Loucos pelo Bento

dir. Juliana Chelotti, New York Film Academy, 2019, 13’

Sandro e Zezinho são dois ex-moradores de Bento Rodrigues, município devastado pela lama na maior tragédia ambiental do Brasil, em 2015. Suas vidas foram transformadas desde então. Hoje, enquanto Sandro não consegue deixar de olhar para trás, Zezinho acredita que a melhor saída para eles seja seguir em frente.

Mãe do Mangue

dir. Isabella Cruvinel Santiago e Jonas Torralba Batista, FGV – Fundação Getulio Vargas, 2018, 17’

O filme retrata o modo de vida e trabalho das mulheres pescadoras da Reserva Extrativista de Canavieiras, na Bahia.

O Pinguim

dir. Vitor Neves Martins, UFF – Universidade Federal Fluminense, 2018, 3’

Depois de encontrar seu pinguim de porcelana dentro do congelador, uma jovem estilista precisa descobrir o que está acontecendo em seu apartamento.

Prestes

dir. Gabriela Sallum, É Nóis Na Fita – Curso Gratuito de Cinema, 2018, 9’

O filme sobe as escadas do Edifício Prestes Maia junto de Madalena, uma empregada doméstica que mora na ocupação há anos. Seu percurso revela uma íntima relação com o espaço e seus moradores, a beleza de um cotidiano instável e a dura decisão de partir ou ficar.

Reality

dir. João Victor Nascimento, E.E Paulo Roberto Faggioni, 2017, 4’

As pessoas passam mais tempo na internet do que vivendo a realidade. A tela, do computador ou do celular, se tornou uma entrada para um novo mundo ou para uma caverna da qual temos medo de sair? Afinal, o que é a realidade?

Vitrine Musical

dir. Marcos Damasceno, Universidade Anhembi Morumbi, 2018, 11’

Em meio a uma sociedade agitada e alienada onde a diversidade, étnica e cultural, percorre por todos os lugares, cantores e grupos musicais se apresentam nas ruas da grande selva de pedra procurando mostrar sua arte.